null Alunos do curso de Engenharia Civil visitam obras de demolição do antigo Centro de Eventos

Sex, 27 Setembro 2019 09:34

O intuito da visita dos alunos foi visando ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula e ter a experiência na prática de como funciona o processo. Foto: Ares Soares.

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza realizaram nesta terça-feira (24) uma visita ao antigo Centro de Eventos da Ceará e acompanharam as obras de demolição do equipamento. Os estudantes estavam acompanhados pelo professor do curso de Engenharia Civil, Tiago Alves, e puderam acompanhar um pouco de como acontece o processo. Os resíduos restantes da obra serão reutilizados para a ampliação do estacionamento de alunos da universidade.

O intuito da visita dos alunos foi visando ampliar o conhecimento adquirido em sala de aula e ter a experiência na prática de como funciona o processo, como explica o professor Tiago. “É importante unir a teoria com a prática e é necessário ter essa vivência agora, pois outra obra de demolição e reconstrução, dentro de uma universidade, é muito difícil”, falou o professor.“ Aqui eles têm oportunidade de ver como acontece o processo de segregação dos resíduos de demolição para virar o agregado reciclado”, complementou.

O professor também explicou um pouco para os alunos como os materiais de construção que serão reutilizados na obra do estacionamento. “O material oriundo da demolição vai substituir o agregado natural, que é a areia de rio. A gente vai utilizar esses agregados na base e sub-base da pavimentação do estacionamento. Também haverá reutilização do agregado na construção do pavimento intertravado que vai compor o estacionamento, agregado esse que pode ser composto de areia reciclada, como também de brita reciclada”, falou Tiago.

O aluno do 4ª semestre de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza, Felipe Portela, falou sobre a importância da aula prática para o aluno. “Podemos ver que é possível aproveitar muita coisa da demolição do antigo Centro de Convenções em outros empreendimentos ou obras. Outra coisa importante é a consciência ambiental, pois assim os recursos naturais são poupados com a reutilização dos resíduos de obra”, disse Felipe.

Os resíduos da obra também serão utilizados de outra forma, além da reutilização na ampliação do estacionamento. Isso porque eles também serão aproveitados para coleta, análise e estudo em laboratório na própria universidade pelos alunos. A estudante de engenharia civil e membro do Grupo de Estudo Tecnológico (GET), Caroline Alves, falou sobre esse processo. “Primeiramente iremos acompanhar todo o processo de demolição do Centro de Eventos e o processo de reciclagem dos materiais. Logo após, vamos fazer a coleta desse material e levá-los aos laboratórios, para lá testar todas as propriedades físicas deles e moldar corpos de prova”, explica a aluna. “Há uma série de vantagens de você reutilizar. Você economiza com transporte e descarte, além de estar gerando valor. Hoje o que conta é isso: gerar valor com a construção civil”, completa Caroline.

Os alunos também citaram a importância de a instituição oferecer experiências como essas durante a graduação. “São os primeiros contatos que temos efetivamente com os profissionais e com eles atuando ao vivo. Além disso, temos a noção de como os materiais são alocados, como os profissionais se deslocam dentro da obra, onde são estocados os materiais, e tudo mais”, explica Felipe.

A estudante e membro do GET, grupo de estudo orientado pelo professor Tiago, Caroline Alves, ainda cita que essa é uma oportunidade que muitos profissionais não tem. “Não é a toa que a Universidade de Fortaleza é uma das melhores, pois ela proporciona a vivência para o aluno. Qual o profissional que já teve a oportunidade de presenciar a demolição de um centro desses? Então isso traz muito aprendizado para o estudante”, finalizou.