null Cresce atuação de economistas na área de investimentos

Qua, 10 Junho 2020 14:18

Cresce atuação de economistas na área de investimentos

Mercado financeiro em ascensão se mostra promissor para profissionais das Ciências Econômicas.

O consultor financeiro é responsável por orientar os clientes em suas decisões de investimento e deve usar seus conhecimentos técnicos e práticos para avaliar os objetivos, expectativas e necessidades de cada futuro investidor. (Foto: banco de imagens)

Cada vez mais, jovens estão investindo em ações na bolsa de valores, títulos do tesouro direto e fundos imobiliários. Com a demanda crescente do mercado financeiro, uma profissão ganha destaque e importância no mercado de trabalho: o economista com atuação em investimentos.

Segundo dados de 2019 do jornal econômico Valor Investe, mais de 166 mil jovens de 16 a 25 anos investem na Bolsa de Valores (B3). Esse número representa mais de 10% das pessoas que aplicam seu dinheiro na B3. Em 2017, esse número de jovens não chegava a 3% do total, contabilizando apenas 18 mil jovens investidores. Quando se é novato no assunto, é preciso de orientação para fazer um bom investimento, onde se dá a participação do consultor de investimentos.

Ele é o profissional responsável por orientar os clientes em suas decisões de investimento e deve usar seus conhecimentos técnicos e práticos para avaliar os objetivos, expectativas e necessidades de cada futuro investidor, visando desenvolver e apresentar estratégias de investimento adequadas ao perfil da pessoa.

Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o curso de Ciências Econômicas trata de temas que vão desde a empresa privada ao setor público, passando por empresas de economias mistas, setores não-governamentais e finanças, sempre com teoria e prática de forma conjunta.

Em razão da nova dinâmica de mercado, em que a área de finanças vem apresentando trajetória crescente, além das disciplinas que já constavam na grade curricular, tais como finanças corporativas e mercado de capitais, os alunos do curso de Economia podem aprofundar seus conhecimentos em trilhas de formação específicas, a exemplo de accounting, logística, negócios internacionais, marketing e finanças.

Segundo o professor e coordenador do curso de Ciências Econômicas Allisson Martins, o economista no novo mercado é primordial. “Com o conhecimento adquirido, e em especial no curso de Economia da Unifor, além de certificações financeiras exigidas, que possibilitam este profissional atuar de forma consistente, ele poderá orientar as pessoas a aplicar os recursos de maneira eficiente e adequada ao perfil de cada investidor”, ressalta.

A experiência de quem está no mercado

Estudante da graduação em Direito, Alberto Saboia descobriu seu interesse pela Economia fazendo pequenos cursos e lendo livros sobre o assunto. Quando menos percebeu, estava totalmente mergulhado no mundo das finanças e estudos econômicos, até que recebeu uma proposta de emprego em um escritório de economia. Depois de certa experiência na área, percebeu que o Direito já não fazia mais sentido para si, levando-o então a procurar o vestibular para o curso de Ciências Econômicas da Unifor.

Após meses de experiência no escritório, saiu para fundar e ser sócio-diretor de sua própria empresa, a Aplix Planejamento Patrimonial, fundada em parceria com colegas do mercado de trabalho. Hoje, após muito aprendizado, Alberto atua como consultor de investimentos prestando consultoria em aplicações financeiras para investidores, famílias e empresas que desejam aplicar seus recursos de maneira inteligente e precisa.

Segundo o economista, o principal papel do consultor é ajudar o investidor a entender a sua própria necessidade, traduzindo os objetivos dele em aplicações financeiras que fazem sentido para esses objetivos.

Em sua jornada acadêmica, Alberto teve a oportunidade de aplicar diretamente no mercado o que aprendia durante a graduação. “Tudo que eu aprendia na faculdade eu tinha a oportunidade de testar a aplicação daquele conhecimento na prática. Foi uma experiência muito intensa, de muito esforço, mas no final foi muito boa e muito rica, de bastante aprendizado”, comenta.

Sobre as principais contribuições que a Unifor lhe ofereceu, Saboia relata a oportunidade de construir uma importante teia de relacionamentos. “Eu conheci durante a faculdade pessoas que hoje são sócios relevantes do escritório. O ambiente acadêmico foi importantíssimo, tanto academicamente em questão de transmissão de conhecimento, quanto no fortalecimento da minha rede de relacionamento profissional”, ressalta.

Estude Ciências Econômicas na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina