null Curso de graduação em Finanças alia teoria e experiência prática na preparação de profissionais

Ter, 1 Fevereiro 2022 11:19

A formação dura três anos e tem como foco capacitar financistas multifacetados

Um dos diferenciais do curso é a formação pautada na prática de mercado (Foto: Getty Images)

Saber planejar as finanças pessoais e investir da forma correta pode ser a garantia de um futuro mais tranquilo para toda a família. Saber gerenciar as finanças de uma empresa ou instituição é garantir a ela uma boa saúde financeira e, consequentemente, uma vida mais longa. Para fazer tudo isso com eficácia, no entanto, é preciso conhecimento. Lançado em janeiro de 2022, o novo curso de graduação em Finanças da Universidade de Fortaleza, ligada à Fundação Edson Queiroz, oferece ao aluno todo o conhecimento necessário para se tornar uma referência na área financeira, seja do setor público ou privado.

Ofertado no turno da noite e com três anos de duração, o curso é voltado para a formação de financistas com competência para efetuar o diagnóstico, o planejamento, a orientação e a estruturação de soluções de problemas, sob o âmbito das finanças pessoais, públicas e corporativas. Nos semestres iniciais, as disciplinas são comuns às do curso de graduação em Administração, o que dá ao aluno uma noção geral sobre a área. A partir do segundo semestre, as disciplinas vão se diversificando e especializando o aluno em finanças.

Com o corpo docente composto por mestres e doutores, a graduação em Finanças se diferencia por contar com professores que também atuam no mercado e levarão para dentro da sala de aula toda a sua expertise prática. “Isso faz toda a diferença porque nós trazemos a teoria, a prática e também a experiência que aquele profissional tem no dia a dia”, ressalta o coordenador do curso, Allison Martins.

De olho do mercado

Para aproximar os alunos ainda mais da prática, o curso desenvolveu também um boletim mensal de mercado de capitais, no qual são avaliadas as finanças globais e nacionais, o acompanhamento das bolsas de valores, além de dispor de um índice de ações cearenses. “Já no início do curso os nossos alunos poderão, de alguma forma, participar da elaboração desse boletim de mercado de capitais, fazendo as análises dos índices internacionais, nacionais e locais”, pontua o professor.

Essa prática também será apresentada aos alunos por grandes nomes do mercado financeiro, os quais serão convidados ao longo do curso para falar de suas experiências em seminários, palestras e estudos de caso. “Além dos momentos em sala de aula, teremos também momentos fora dela que serão diferenciais na formação do aluno, sem falar das atividades de laboratórios em que alunos terão disponíveis ferramentas tecnológicas da área de finanças do mais alto nível para poder potencializar o seu aprendizado”, acrescenta Allison Martins.

Certificação financeira

Além da formação de excelência, para alcançar os postos de trabalhos mais disputados, o profissional de Finanças precisa ter as certificações que comprovam a qualificação direcionada para uma determinada área. Na Unifor, a preparação para alcançar esse objetivo começa desde cedo.

“No nosso curso, nós teremos disciplinas que irão preparar os alunos para fazer essas provas e obter essas certificações, que são provas realizadas em diversas entidades do mercado financeiro brasileiro. Os alunos estarão preparados para fazer provas de, pelo menos, cinco certificações financeiras, as quais proporcionarão aos nossos alunos trabalharem, por exemplo, em funções como gerente de banco, consultor de investimentos, analista de investimento e planejador pessoal”, conclui Allison Martins.

Conheça mais sobre o curso de graduação em Finanças.