null Projetos do Programa Cidadania Ativa, do CCJ, recebem inscrição até o dia 18 de fevereiro

Qua, 2 Fevereiro 2022 10:01

Em 2022.1, o programa conta com oito projetos. Podem participar alunos e professores de toda a Universidade de Fortaleza

Voluntários utilizam diferentes ações para promover a conscientização de crianças e adolescentes sobre cidadania (Foto: Getty Images)

Interessados em participar do Programa Cidadania Ativa, promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), têm até o dia 18 de fevereiro para se inscrever em um dos oito projetos ofertados para o semestre 2022.1 (confira a lista abaixo). As inscrições são online, por meio do link abaixo. Podem participar, de forma voluntária, alunos e professores de qualquer curso de graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. O programa já contou com a participação de mais cinco mil alunos e beneficiou cerca de 40 mil pessoas.

Os projetos são divididos em áreas específicas e os encontros para planejamento das atividades são quinzenais. As reuniões e as atividades serão realizadas no formato online, a partir do dia 21 de fevereiro. Cada aluno poderá participar de, no máximo, dois projetos por semestre. O estudante que permanecer até o final do período receberá certificado de 30 horas/aula ou 60 horas/aula, válido como atividade complementar.

Sobre o programa

Criado em 2001, o Programa Cidadania Ativa do CCJ é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor, que tem como foco trabalhar noções sobre cidadania com o público interno da Universidade, alunos de escolas públicas e associações de bairro. “O objetivo principal do Programa é mostrar às pessoas o que é ser cidadão, porque, às vezes, as pessoas exigem muitos direitos e não sabem os seus deveres. Da mesma forma, outras não conhecem muito bem os seus direitos e não os cobram”, explica o professor Erick Cysne, supervisor de atividades extensionistas do CCJ.

Com atividades multidisciplinares, os projetos contam com a participação voluntária de alunos e professores de diferentes cursos da Unifor, que desenvolvem palestras, reuniões, apostilas, folders e cartilhas. Os projetos contam ainda com atividades artísticas como peças teatrais que, de forma lúdica, abordam temas como meio ambiente, respeito, combate ao abuso sexual de crianças, entre outros.

Voluntário durante o semestre de 2021.2, o aluno do curso de Direito da Unifor, Gabriel Martins, conta que a participação em um dos projetos do programa lhe permitiu ver de perto o Direito sendo democratizado, um dos seus propósitos dentro do curso. “Eu entrei no programa pela proposta do Cidadania Ativa, pela questão de democratizar o acesso ao Direito pelas comunidades. Isso foi o que eu queria desde o início do meu curso, ter essa vivência, ter a noção de como funciona na prática”, diz o estudante, que participou de palestras em escolas públicas, falando para adolescentes sobre abuso sexual infantil e sobre os três poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Lista dos projetos disponíveis no semestre 2022.1:

• Brincando com Livros
  • Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
  • Direitos Civis para o Exercício da Cidadania
  • Direitos Humanos no Combate à Violência Doméstica
  • Mediação Social: Novas Experiências e Resultados
  • Questões ambientais relacionadas às comunidades indígenas e quilombolas no ceará
  • Quinta Literária
  • Resgate Familiar