angle-left Educação Física e Nutrição da Unifor estão entre os melhores cursos do País

Ter, 9 Outubro 2018 14:53

Educação Física e Nutrição da Unifor estão entre os melhores cursos do País

As graduações ocupam hoje a oitava posição entre as instituições privadas no Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha


Cursos de Educação Física e Nutrição da Unifor estão em ranking de melhores entre particulares do país. Foto: Ares Soares.
Cursos de Educação Física e Nutrição da Unifor estão em ranking de melhores entre particulares do país. Foto: Ares Soares.

Os cursos de Educação Física e Nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor) estão entre os melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no último dia 1º de outubro. Os cursos ocupam hoje a oitava posição entre as instituições privadas, além de serem os primeiros colocados no Norte/Nordeste. A instituição também conquistou, pelo sétimo ano consecutivo, o título de melhor Universidade Privada do Norte e Nordeste do Brasil.

Educação Física

Segundo a coordenadora do curso de Educação Física, Diane Nocrato, o resultado reflete o trabalho realizado ao longo dos anos. “A Educação Física da Unifor é um curso em movimento, afinal, somos não só precursores na formação do profissional de educação física no Estado do Ceará, mas também sempre buscamos a inovação e a qualidade do ensino”, reforça a professora Diane Nocrato.

“É motivo de orgulho para nós estarmos entre as dez melhores instituições de ensino privadas do país, na avaliação do RUF 2018, consolidando nosso compromisso na formação de profissionais de Educação Física com competência para o atual mercado de trabalho”, complementa a coordenadora.

Leonardo Bruno, aluno do 7º semestre do curso de Educação Física, ressalta a qualidade de ensino e estrutura do complexo esportivo da Unifor, o maior da América Latina. “Todos os alunos têm a oportunidade de estagiar em diversas áreas, e a equipe pedagógica do curso nos dá bastante apoio para que sejamos um bom profissional. O curso também alia teoria à prática, além de nos estimular para outros caminhos, como a docência”, salienta Leonardo.

O curso de Educação Física da Unifor ao longo dos anos vem investindo na formação de qualidade dos seus alunos. Exemplo disso foi a recente atualização de sua matriz curricular, baseada na formação por competência. Para tanto, novas modalidades foram agregadas ao currículo, como treinamento funcional, personal trainer, grupos de corrida e empreendedorismo. Tudo para permitir a melhor graduação nas condições atuais do mercado e da formação superior. O diferencial, porém, será na forma de cursar sua graduação.

De acordo com a nova matriz, o aluno poderá optar por dois tipos de fluxos, de acordo com as suas necessidades. No fluxo regular, o tempo de curso continua o mesmo: quatro anos para o bacharelado e três anos e meio para a licenciatura. Em vez do modelo de créditos, o aluno fará semestres fechados, com mensalidade fixa.

Já no fluxo estendido, o aluno opta por um tempo de graduação maior, mas com mensalidades mais acessíveis. Assim, apesar de partirem de pontos diferentes, os alunos das duas trilhas têm as mesmas condições de qualidade e excelência ao ingressar no mercado de trabalho.

Nutrição

O curso de Nutrição da Unifor também se destacou, ocupando a oitava posição no RUF e o primeiro lugar no Norte/Nordeste. Para a professora Andreza Penaforte, coordenadora do curso, essa excelência é resultado de um projeto pedagógico inovador, atento às tendências do mercado e baseado em um currículo por competências onde o aluno é o ator principal no seu processo de formação.

“Na Unifor, o aluno é capacitado a desenvolver suas habilidades em ambientes de práticas multiprofissionais desde os primeiros semestres do curso, dispondo de infraestrutura única, além de aprimoramento em ações de extensão e de professores, em sua grande maioria doutores e mestres”, explica Andreza.

Mairla Pinheiro Gomes, aluna do 8º semestre de Nutrição da Unifor, ressalta o compromisso do corpo docente e a preparação para o mercado de trabalho como os principais diferenciais da graduação. “Eu gosto muito do meu curso, pois me encontrei nele. O curso oferece um suporte muito grande aos seus alunos, assim como também a universidade em si nos incentiva a aprender cada vez mais. A coordenação e os professores se mostram bastante preocupados em nos ajudar e tirar dúvidas sobre o mercado. Além disso, a gente consegue ter uma ideia do que o mercado exige por meio dos estágios”, enfatiza.

O curso de Nutrição da Unifor ofertou sua primeira turma em 2002. No decorrer do tempo, a graduação foi crescendo em importância e hoje é referência no processo de ensino-aprendizagem. Distribuída em quatro anos, as aulas práticas compõem aproximadamente dois terços da carga horária.

Além disso, o curso de Nutrição apresenta diferenciais como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). O complexo de saúde é referência em todo o Ceará por oferecer atendimento médico de excelência e espaço de prática e pesquisa dos alunos. No NAMI, os estudantes encontram pacientes reais, transformando, com auxílio de docentes, todo o conhecimento teórico em prático, desenvolvendo as habilidades e as atitudes necessárias para agir como um nutricionista.

No terceiro semestre, os alunos têm contato com a infraestrutura moderna e equipamentos de ponta dos cinco ambulatórios de Avaliação Nutricional. Existem também espaços para disciplinas e pesquisas nas áreas básica e aplicada, como os laboratórios de tecnologia de alimentos, análise sensorial, bromatologia, práticas educativas em nutrição, nutrição e informática, nutrição materno-infantil e alimentação coletiva.

A graduação possui ainda programas de apoio ao aluno, como os programas Tutorial Acadêmico, de Apoio Didático e de Apoio Psicopedagógico, além da inserção do aluno em pesquisas, monitorias acadêmicas, grupos de estudo, intercâmbio internacional, programas de extensão, ciclos de atualização e fóruns de pesquisa, dentre outros.