angle-left Enfermagem Unifor participa de Congresso Nacional de Enfermagem Forense

Ter, 12 Novembro 2019 15:56

Enfermagem Unifor participa de Congresso Nacional de Enfermagem Forense

1º Turma de Enfermeiros Enfermeiros Examinadores de Vítimas de Violência e Agressores EEVVA (Foto: Divulgação)
1º Turma de Enfermeiros Enfermeiros Examinadores de Vítimas de Violência e Agressores EEVVA (Foto: Divulgação)

Nos dias 4 e 5 de novembro de 2019, a Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense promoveu o I Congresso Nacional de Enfermagem Forense. Na ocasião, foram discutidas as práticas do Enfermeiro Forense, sua atuação no SUS, desvelando importância, limites, tendências e possibilidades. 

O enfermeiro especialista na área Forense é reconhecido pelo Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução nº 389, de 18 de outubro de 2011, que habilita a atuação deste profissional, e a Resolução nº 556/2017 que regulamenta suas atividades no Brasil.

Docentes do curso de graduação em Enfermagem e da Pós-graduação da Universidade de Fortaleza tiveram participação relevante durante o evento, como palestrantes e como discentes do Curso de Enfermeiros Examinadores de Vítima de Violências e Agressores (EEVVA).

No primeiro dia de congresso, a palestra “Perspectiva de atuação da enfermagem forense nas diversas áreas da saúde da mulher” foi ministrada pela profa. dra. Aline Rodrigues Feitoza, do curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE).

No segundo dia, a profa. dra. Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, foi palestrante com o tema “Enfermagem forense: proposta de trabalho e atuação na equipe multidisciplinar nas diversas áreas da saúde”.

Concomitante ao Congresso, foi ministrado o curso EEVVA, que prepara enfermeiros para o atendimento integral de vitimas de violência. Na ocasião foram capacitados os primeiros nove enfermeiros do Brasil para atuar na área, dos quais seis são docentes do curso de Enfermagem da Unifor: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Marilene Alves Oliveira  Guanabara, Liliane de Carvalho Torres Holanda,  Aline Rodrigues Feitoza,  Geisy Lanne Muniz Luna e  Samira Valentim Gama Lira.

O reconhecimento e a prática da Enfermagem Forense trazem para a categoria uma grande perspectiva de atuação e a Enfermagem da Unifor, mais uma vez, sai na frente na busca de novos saberes.