null Primeira edição do Boletim Econômico é lançada pelo curso de Economia da Unifor

Sex, 29 Maio 2020 16:35

Primeira edição do Boletim Econômico é lançada pelo curso de Economia da Unifor

Publicação mensal produzida por alunos e professores do Núcleo de Pesquisas Econômicas analisa o desempenho das economias locais e internacionais.

O economista Francisco Alberto Lima, professor da Unifor, é um dos principais responsáveis pelo projeto. (Foto: Ares Soares)

Durante a história da humanidade, inúmeros acontecimentos críticos causaram conflitos nas sociedades locais e internacionais. Grande Depressão, epidemia da Gripe Espanhola, Segunda Guerra Mundial, Recessão de 2008: cada momento de crise, no entanto, também desencadeou profundas transformações nas estruturas sociais e econômicas.

A pandemia do novo coronavírus não se distancia desse cenário com as crises sanitárias e financeiras instauradas desde seu surgimento nos mais diversos países. Para analisar a situação atual e traçar perspectivas sobre as economias locais, nacionais e mundiais, professores e alunos do Núcleo de Pesquisas Econômicas (NUPE) do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, desenvolveram o Boletim Econômico NUPE.

Clique aqui e confira o Boletim 01.

O projeto

O Boletim Econômico NUPE é elaborado pelos alunos da disciplina de Técnicas em Pesquisa Econômica sob orientação dos professores que compõem o NUPE. Publicado mensalmente, o Boletim compromete-se em oferecer à sociedade cearense informações que contribuam na compreensão sobre a situação atual e as perspectivas econômicas para os próximos anos.

“[O Boletim] se propõe a analisar o desempenho econômico mundial, do Brasil e, especialmente, do Ceará”, pontua o economista Francisco Alberto Lima, professor da Unifor e um dos principais responsáveis pelo projeto. Ele explica que o intuito é colaborar, com uma linguagem simples e acessível, na formação do pensamento crítico em uma sociedade mais reflexiva capaz de realizar transformações econômicas e coletivas.

“Para os alunos, [o projeto] traz uma série de vantagens, como exercitar na prática os conteúdos das disciplinas do curso; conhecer as técnicas de Pesquisas, análise e apresentação de resultados. Além da construção do currículo de pesquisadores na sua área de atuação e desenvolvimento do senso crítico.”  Francisco Alberto, economista e professor da Unifor

O documento também conta com a participação do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) e do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza na elaboração do projeto gráfico do Boletim.

Práticas acadêmicas e profissionais

Alysson Inácio é aluno do 9º semestre do curso de Ciências Econômicas da Unifor e pontua que outro objetivo primordial do Boletim Econômico NUPE é introduzir os estudantes no processo de criação de documentos dessa natureza. Ele vê que a experiência de participar na construção desses documentos é extremamente enriquecedora para sua formação profissional.

“Nós temos contato com base de dados, textos econômicos, com órgãos parceiros do NUPE, como o Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará (IPECE) e o Banco do Nordeste (BNB), do qual esse último nós já fazemos há quase um ano boletins de comércio e serviços que são publicados no Diário Econômico do BNB e serviram como experiência na moldagem deste novo boletim, que é mais robusto.” Alysson Inácio, 22 anos, aluno do curso de Ciências Econômicas.

O estudante, monitor da disciplina Técnicas em Pesquisa Econômica há dois anos, ficou responsável pela coleta e tabulação, além de ter sugerido algumas bases de dados e informações a serem utilizados na elaboração da primeira edição do Boletim. “Além de participar da criação do Boletim, eu também tiro dúvidas do restante dos alunos, assim como auxílio na escrita do documento”, completa.