null Segunda graduação: a hora de colocar os sonhos em prática

Sex, 21 Agosto 2020 16:30

Segunda graduação: a hora de colocar os sonhos em prática

A Universidade de Fortaleza segue com edital aberto para admissão de graduados. Aproveite e estude na melhor do Norte e Nordeste!

Rafaela Mota é aluna do curso de Psicologia da Unifor. Está cursando sua segunda graduação e já atua no mercado de trabalho. (Foto: divulgação)

Muitos profissionais, mesmo atuando e sendo bem-sucedidos na área em que foram graduados, guardam sonhos antigos de fazer algo bem diferente na vida. É o caso de quem atua no mercado financeiro, mas sempre sonhou em ser arquiteto, por exemplo. Chega um determinado momento que a pessoa larga tudo e parte para uma segunda graduação. Afinal de contas, nunca é tarde para colocar os sonhos em prática.

A boa notícia é que o mercado de trabalho está cada vez mais receptivo a esse movimento. Primeiro, porque é importante ser feliz na profissão e as empresas buscam engajamento para obter maiores resultados. Também tem o fato de que antes as pessoas temiam não se encaixar em uma nova profissão por conta da idade, mas o aumento da expectativa de vida e a quebra de barreiras geracionais está mudando essa situação.

Há também o caso de profissionais como a aluna Rafaela Mota, que ao retornar para o Ceará depois de uma temporada no Rio Grande do Sul assumiu um desafio na área organizacional que exigiu novos conhecimentos, sobretudo em aspectos de liderança e desenvolvimento de pessoas. “Foi aí que decidi fazer Psicologia na Unifor, aos 39 anos, para me capacitar para novos desafios e lá me reencontrei enquanto pessoa e profissional”, conta Rafaela, que já é graduada em Serviço Social.

Hoje, ela é Business Partner da Enel Brasil, atuando com temas de Recursos Humanos, e já se beneficiando dos conteúdos adquiridos na nova graduação. “É importante estarmos atentos às necessidades do mercado, com relação a competências que estão nos sendo exigidas e procurar sempre nos reciclar, adquirir novos conhecimentos, a fim de estarmos preparados para o que vier. Afinal, aprender nunca é demais e ter uma segunda graduação abre mais oportunidades”, destaca Rafaela.

Fazer uma segunda graduação agrega valor à carreira profissional

Foi em busca de novas oportunidades que Ana Paula Rodrigues optou pela segunda graduação. Mesmo formada em Comércio Exterior pela Unifor, ela retornou à instituição para fazer Administração de Empresas, concluindo a segunda graduação em 2011. “Entrei como graduada e logo consegui um estágio em uma indústria de lingerie. Quatro meses depois me tornei estagiária da Unifor. Depois de um tempo fui efetivada, já fiz MBA aqui e concorri a uma vaga melhor”, relembra.

Atualmente, Ana Paula é analista no setor de Central de Carreiras da Universidade de Fortaleza. “Gosto muito de Comércio Exterior e Administração, são áreas que conversam entre si. Se a pessoa realmente tem interesse em fazer a segunda graduação, aconselho que faça sim, porque na verdade agrega valor à carreira profissional ter o segundo curso e também aumenta as possibilidades de atuar no mercado de trabalho”, destaca a egressa.

O momento da virada é agora

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, segue com edital aberto para admissão de graduados. Aproveite e estude na melhor instituição de ensino superior particular do Norte e Nordeste! De forma totalmente online e gratuita, o candidato pode realizar sua inscrição e acompanhar toda a aprovação sem precisar sair de casa. Clique aqui e saiba mais.