null Universidade de Fortaleza promove série de ações em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo

Em todos os momentos, os estudantes irão vivenciar as práticas da fonoaudiologia, aliando o ramo científico, técnico e humano da profissão

A Universidade de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro.  Foto: Ares Soares.
A Universidade de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro. Foto: Ares Soares.

A Universidade de Fortaleza realiza programação especial em alusão ao Dia do Fonoaudiólogo, comemorado no dia 9 de dezembro. As celebrações decorrem por quatro dias com atividades distintas, que objetivam destacar o papel e as funções do profissional para a sociedade. As iniciativas têm a participação dos professores, alunos, egressos e da comunidade externa, sendo realizadas dentro e fora do campus.

Durante os dias de evento, acontecem ciclos de apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCC); visita guiada ao Espaço Cultural Unifor, onde os alunos poderão entender ligação entre a arte e a comunicação, e vivenciar situações das diversas formas de expressão. Além disso, serão realizadas orientações e triagens fonoaudiológicas para a população do município de Beberibe, Ceará, como uma ação social do curso.

E, no último dia do evento, acontecerá a cerimônia em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo, onde serão destacadas as competências para o futuro e a importância do profissional de fonoaudiologia para atuar de forma pertinente na sociedade, como explica a professora Fernanda Sampaio, coordenadora do curso. “Em toda a programação, queremos reforçar que a essência da comunicação é a fonoaudiologia, e acreditamos que a comunicação assertiva é uma das principais competências do futuro. Logo, essa profissão estará atuante nesse futuro, onde as pessoas vão precisar se comunicar melhor, e se expressar de forma mais positiva”, diz.

Em todos os momentos, os estudantes poderão vivenciar as práticas do ofício como fonoaudiólogo, supervisionados pelos professores, aliando o ramo científico, técnico e humano desta profissão, que possui importância ímpar no desenvolvimento do homem, em todo o seu ciclo de vida, desde o nascer até o envelhecer

Dia 02/12/19
Apresentação dos Trabalhos do Módulo de TCC I sob orientação das Professoras Denise Klein, Joyce Coelho e Silvia Capistrano.
Local: salas B24,35 e 21

Dia 05/12/19
Visita à exposição XX Unifor Plástica - Simultaneidades a Arte com a Palavra
Visita guiada e vivência com arte no atelier do Espaço Cultural
Horário 11h30 às 13h
Local: Espaço Cultural Unifor
Inscrição: Secretaria do CCS (vagas limitadas)

Dia 07/12/19
Ação Social -  Orientações e triagens fonoaudiológicas para a comunidade escolar e familiares
Local: Centro de Educação Infantil Raimundo Nogueira Costa Sucatinga-Beberibe
Vagas esgotadas

Dia 09/12/19
Cerimônia em homenagem ao Dia do Fonoaudiólogo
Tema: Competências para a Vida com o Profº Henrique Sá Vice Reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza
Local: Auditório H85

Saiba mais

O curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza forma os melhores profissionais do mercado, capacitando-os para atuar nos diversos setores e segmentos de trabalho da profissão, através de iniciativas teóricas e práticas, como exemplo: O Projeto Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica, o Ambulatório de Tontura, Disfagia e Dislexia, o núcleo de linguagem e o clube da transcrição, atuação interdisciplinar da fonoaudiologia e odontologia na clínica infantil e na prótese dentária, grupo de estudos em voz - UNIVOZ e em estimulação precoce.

Além dos atendimentos no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), realizando desde exames a terapias fonoaudiológicas. Há ainda ligas acadêmicas interdisciplinares e a Empresa Júnior de Fonoaudiologia – CEFONO.

Como egresso da Universidade de Fortaleza, o profissional é qualificado para desenvolver trabalhos multidisciplinares com outros profissionais como fisioterapeutas, médicos (cirurgiões, oncologistas, otorrinolaringologistas, neonatologistas, neurologistas, pediatras), nutricionistas, cirurgiões-dentistas (odontopediatras, ortodontistas e cirurgiões buco-maxilo-faciais), pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outras especialidades.

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.