null Além da Capital: Bruno Josué, morador de Jaguaruana, estuda Engenharia Elétrica na Universidade de Fortaleza

Qua, 14 Julho 2021 18:25

Além da Capital: Bruno Josué, morador de Jaguaruana, estuda Engenharia Elétrica na Universidade de Fortaleza

Graduando do quarto semestre, Bruno aponta a excelência no ensino e estrutura da Unifor como razão para cursar graduação em Fortaleza


“Excelente qualidade de ensino e infraestrutura. São muitas oportunidades de pesquisa e estágio mesmo no momento em que estamos vivendo”, comenta Bruno. (Foto: acervo pessoal)
“Excelente qualidade de ensino e infraestrutura. São muitas oportunidades de pesquisa e estágio mesmo no momento em que estamos vivendo”, comenta Bruno. (Foto: acervo pessoal)

Encerrar o Ensino Médio e iniciar o Ensino Superior é um momento feliz para a maioria dos estudantes. Com o graduando do curso de Engenharia Elétrica, Bruno Josué Rocha Rebouças, o ciclo se tornou ainda melhor por conta da realização de conseguir estudar na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. A qualidade de ensino e a infraestrutura da Unifor são os motivos que fizeram o estudante percorrer os 184,6 quilômetros de sua casa, no município de Jaguaruana,  até a capital do Ceará. 

O estudante, que está no quarto semestre do curso, decidiu buscar em Fortaleza  a graduação em uma instituição que oferecesse ensino de excelência na área de atuação escolhida. Segundo ele, a decisão pela Unifor foi correta e, desde o início do curso, a Universidade apresenta qualidade no ensino e na estrutura, inclusive com o ensino remoto, devido à pandemia da Covid-19. “Excelente qualidade de ensino e infraestrutura. São muitas oportunidades de pesquisa e estágio mesmo no momento em que estamos vivendo”, comenta Bruno. 

Corpo docente

Para o estudante, o corpo docente é um fator relevante na sua escolha por se dividir entre Fortaleza e Jaguaruana para se graduar na Unifor. Bruno ressalta que os professores o auxiliam no que é necessário e o preparam, não somente com o conhecimento teórico, mas também prático.

“Muitos professores entregam a realidade do trabalho, situações práticas em que o aluno passará quando sair da faculdade formado e atuando na área. Mostram que terão muitos desafios e que a prática é bem diferente da teoria. A maioria dos professores são ex-engenheiros de carreira muito experientes”, revela o graduando de Engenharia Elétrica.

Laboratórios

No momento, Bruno não está tendo aulas presenciais, por conta do período pandêmico. Entretanto, o graduando explica que o acesso aos laboratórios da Universidade contribui bastante com  o conteúdo estudado em sala de aula. Além disso, o estudante aponta que através dos ambientes práticos ele se sente mais preparado para atuar no mercado de trabalho.

Estrutura da Universidade, como os laboratórios, é apontada 
como diferencial pelo graduando (Foto: Ares Soares)

O decreto estadual 34.128 divulgado em 26 de junho, no artigo  5º, prevê que podem ser retomadas aulas práticas no Ensino Superior. No retorno às atividades do semestre 2021.2, o ensino de graduação na Unifor contará com aulas teóricas presenciais, a depender da situação epidemiológica, sempre seguindo as determinações das autoridades sanitárias. 

“A faculdade tem muitos laboratórios que te ajudam a perceber, na prática, tudo o que é ensinado na sala (Por isso, aulas práticas são tão importantes e são um diferencial da Unifor). Devido a isso, capacitações são necessárias para uma atuação de excelência no mercado.”, diz Bruno. 

Estude Engenharia Elétrica na melhor

O curso de Engenharia Elétrica é para quem quer trabalhar com a geração, distribuição, tratamento e armazenamento da energia elétrica. A graduação é voltada para os que desejam se qualificar para atuar com automação industrial e predial, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, manutenção elétrica industrial e estar apto a assumir funções em diversos tipos de empresa que usam a energia nos seus processos de trabalho.