null Além da capital: conheça Giovanna Pimentel, que saiu de Manaus para estudar na Universidade de Fortaleza

Qui, 8 Julho 2021 10:37

Estudante do curso de Nutrição, Giovanna conheceu a Unifor por indicação do irmão e se surpreendeu com a estrutura da Universidade.

Os graduandos são capacitados a planejar, executar e avaliar ações de cuidado ao ser humano de forma a garantir a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e a segurança alimentar e nutricional (Foto: Getty Images)

A escolha do curso de graduação representou uma grande mudança para a estudante do curso de Nutrição, Giovanna Pimentel Archanjo de Oliveira. Além da transição para o Ensino Superior, que envolve mais autonomia e direcionamentos em relação à carreira, a busca pela melhor formação levou-a percorrer uma distância de mais de dois mil quilômetros e a mudar de cidade. Saiu do município onde nasceu, Manaus (AM), para vir morar no Ceará, a mais de dois mil quilômetros de distância. Agora ela já está no sexto semestre do curso da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz

O primeiro contato com a Universidade de Fortaleza aconteceu por meio do irmão Gabriel Oliveira, graduado em Direito pela mesma instituição. Segundo Giovanna, mesmo com outras opções de universidade mais próximas da cidade natal, ela sempre teve interesse em estudar na Unifor. De acordo com ela, a vontade aumentou com as indicações de uma professora da Universidade.

“O meu irmão fez a faculdade na Universidade de Fortaleza e sempre era só elogios. Também conheci uma professora que me incentivou a escolher a Unifor e o curso de Nutrição. Os dois são de verdadeira excelência.”, comenta a estudante.

Estrutura do campus e corpo docente

Mesmo tendo a oportunidade de ingressar em outras instituições de Ensino Superior no estado de origem e também em outras regiões, Giovanna ressalta que sua escolha pelo Ceará foi baseada na qualidade da Unifor, destacando a estrutura do campus e o apoio do corpo docente.

Giovanna escolheu mudar do Amazonas para o Ceará
para cursar Nutrição na Unifor (Foto: acervo pessoal)

“O campus é enorme e tem um ótimo suporte em relação aos laboratórios, tanto de núcleo comum, como de informática. Quanto ao ensino, os professores e monitores estão 100% do tempo à disposição e tranquilos para tirar qualquer dúvida.”, diz Giovanna Oliveira.

Diferencial: projetos fora da sala de aula

Segundo a estudante, ela se sente muito motivada a continuar com a graduação graças aos projetos disponibilizados pela Unifor, como as ligas, projetos de estudos e monitoria. Para Giovanna, esse é o grande diferencial da Universidade, pois contribui diretamente para as futuras escolhas profissionais.

“Os projetos de extensão, como as ligas acadêmicas são voltados para alguma patologia ou alguma ação, projetos de estudos também focam em alguma doença crônica ou outra patologia. Tem ainda o programa de monitoria no qual você auxilia uma certa disciplina e acompanha os professores dela durante um ano. São projetos que ao longo do curso dão um direcionamento de qual área irei escolher”, explica a estudante.

Além disso,a graduanda comenta sobre atividades da Unifor que garantem ainda mais a excelência do curso de Nutrição. “Nós temos a Mostra de Nutrição, que expõe todos trabalhos feitos no semestre e podemos avaliar outros trabalhos de diferentes áreas da Nutrição. Temos o NAMI, onde fazemos alguns atendimentos das cadeiras do 5º semestre e que nos preparam para a realidade do atendimento nutricional”, destaca Giovanna.

Estude Nutrição na melhor

A graduação em Nutrição é para quem quer a melhor formação na área em Fortaleza. Os graduandos são capacitados a planejar, executar e avaliar ações de cuidado ao ser humano de forma a garantir a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e a segurança alimentar e nutricional.

Os profissionais de Nutrição podem atuar em áreas como alimentação coletiva, nutrição clínica e saúde coletiva. A atuação de nutricionistas  inclui ainda a docência, indústria de alimentos, nutrição esportiva e marketing, em unidades de alimentação e nutrição, empresas, restaurantes, indústrias, instituições, escolas, hospitais, academias, spas, unidades básicas de saúde, programas nacionais de saúde e vigilância sanitária, entre outros.