null Alunos com melhor desempenho acadêmico em 2020.2 são homenageados pela Universidade de Fortaleza

Sex, 29 Janeiro 2021 20:18

Cerimônia de Mérito Acadêmico da Unifor entregou certificados a estudantes que obtiveram o 1º lugar em cada curso por melhores notas do semestre.

Solenidade aconteceu virtualmente pela plataforma Google Meets e contou com quase 200 pessoas presentes. (Foto: Divulgação)

Na noite da última quinta-feira, 28 de janeiro de 2021, aconteceu a Cerimônia de Mérito Acadêmico da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. O evento realizou a entrega dos certificados por melhor desempenho universitário aos graduados do semestre 2020.2 de todos os cursos de graduação dos Centros de Ciências, além dos egressos dos Programas de Pós-Graduação da Unifor.

A entrega do diploma de mérito universitário foi pensada para reconhecer os resultados que os alunos conquistaram ao longo de sua formação com as melhores notas dentre seus colegas. A formalidade acontece tradicionalmente durante a Colação de Grau, mas, devido à pandemia, a Universidade organizou esse momento exclusivo com as coordenações dos cursos e os egressos laureados em ambiente virtual para comemorar as conquistas.

Confira os depoimentos de estudantes que receberam o certificado representando seus cursos.

Orgulho Unifor

“Foi uma grande surpresa fazer parte [do Mérito Acadêmico] esse ano. Acho super importante esse reconhecimento, pois contribui tanto para a própria Universidade quanto para o desenvolvimento profissional do aluno, além de ser um enorme incentivo. Fiquei muito honrada em recebê-lo e minha admiração pela Unifor só cresceu ainda mais. Porém, não obtive esse prêmio sozinha: tive o privilégio de ter excelentes professores, colegas e coordenadores que me ajudaram e acompanharam toda minha jornada e que foram fundamentais para o meu sucesso. Meus sentimentos, nesse momento, se resumem em apenas um: Gratidão!”

Mariana Vasconcelos Maia, 23 anos. Egressa do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

“Quando ingressei na Universidade, estabeleci como meta aproveitar o máximo de oportunidades que eu pudesse. Afinal, era um sonho antigo sendo realizado e eu sabia que poderia conseguir bons frutos a partir dessas experiências. Participei do Programa de Monitoria, intercâmbio, estágio e outros projetos que marcaram muito a minha graduação. Ter sido contemplada com o Mérito Acadêmico foi uma ótima forma de encerrar esse ciclo e de provar que todo esse esforço valeu a pena. Marcou o fim da primeira etapa de muitas realizações profissionais que ainda estão por vir.”

Fernanda Guimarães, 21 anos. Egressa do curso de Jornalismo.

“Quando resolvi mudar de área e fazer uma nova graduação, pensei comigo: vamos tentar! Casada, com 2 filhos em casa, parecia impossível sustentar quatro anos de uma nova graduação, mas fazer Nutrição era um sonho. Faltando pouco para terminar a graduação, veio a pandemia e, com ela, a dúvida quanto à formatura e ao retorno das aulas, mas finalmente concluí! Se todo esforço que empreguei já era algo que valia a pena pelo conhecimento que adquiri, o reconhecimento vem como uma cereja do bolo. Hoje, pude mostrar aos meus filhos que tudo que eles viram a 'mamãe' fazendo, rendeu um reconhecimento. Há um mérito enorme em se dedicar àquilo que você ama e que estudar traz, sim, muitos frutos!”

Fernanda Eunice Araújo Câmara, 41 anos. Egressa do curso de Nutrição

“Foram 5 anos e meio de sacrifícios e ausências, em especial neste ano que findou.  Sei que, sem o apoio de minha família, dos meus queridos colegas e dos incansáveis professores, a conclusão deste ciclo não seria possível. Hoje, me sinto muito grata e realizada por ver todo o meu esforço reconhecido com esta premiação da Bolsa Yolanda Queiroz. Só tenho a agradecer a esta instituição e dizer que após duas graduações e uma especialização, ela continuará sendo a minha casa! Pretendo cursar a Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal agora. Ainda analisando para qual irei me preparar, mas com a certeza de que nesta casa estarei sempre no caminho certo.”

Priscyla Ciríaco Cortez, 37 anos. Fisioterapeuta e egressa do curso de Direito

“Tive o prazer de ser homenageada pela Universidade com o título de Honra ao Mérito no ano de 2020.2 – um ano de muita luta, redescobertas e inovações diante do cenário atual. Muitas pessoas colaboraram para esse reconhecimento e, com muita estima, gostaria de agradecê-las nesse momento. Finalizar um mestrado profissional foi um desafio. Conciliar a rotina dos plantões com a vida acadêmica requer muitas renúncias. Todavia, conhecer e experienciar a ciência da Enfermagem é um privilégio. O conhecimento adquirido em Práticas Avançadas em Saúde – desenvolvidos pela parceria internacional com a Universidade de Houen, na França –, foi de grande excelência para nossa jornada acadêmica e profissional.”

Bruna Patrícia de Lima Araújo, 37 anos. Enfermeira e egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem.