null Alunos do Centro de Comunicação e Gestão elaboram modelos de gestão de liderança e impacto social para Hard Rock Hotel

Sex, 11 Junho 2021 09:57

Alunos do Centro de Comunicação e Gestão elaboram modelos de gestão de liderança e impacto social para Hard Rock Hotel

A iniciativa vai contribuir com o Residence Club at the Hard Rock Hotel, por meio da VCI, para melhorar a integração entre sociedade, meio ambiente e economia local


O momento da entrega foi marcado por animação de estudantes, professores e gestores da VCI, ao som de rock´n´roll  (Fotos: Raquel Galiza)
O momento da entrega foi marcado por animação de estudantes, professores e gestores da VCI, ao som de rock´n´roll (Fotos: Raquel Galiza)

Pensar sobre gestão desde os primeiros semestres da graduação é uma proposta que os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, são estimulados diariamente a fazer. No primeiro semestre de 2021, o desafio tornou-se ainda mais concreto. A iniciativa conta com modelos de gestão de liderança e impacto social para um negócio real e de grande porte que está em implantação: o Residence Club at Hard Rock Cafe, na Praia da Lagoinha. 

O empreendimento fica no município de Paraipaba, a cerca de 80 km de Fortaleza. A apresentação das propostas foi realizada nesta quinta, 10 de junho, na sede do Hard Rock Cafe, em Fortaleza, com a presença de Enio Miranda, chefe de parcerias e business intelligence (head of partnerships e business intelligence) da VCI. A incorporadora e desenvolvedora de produtos premium com marcas internacionais de hotelaria está à frente da iniciativa em Paraipaba.

Durante o encontro com professores e alunos, Enio Miranda agradeceu o convite para fazer parte do projeto com a Unifor e destacou que espera a continuidade da parceria no próximo semestre para que as ideias propostas possam ser implementadas. “Gostaria de lembrar da importância da parceria das empresas privadas com a universidade. A geração de conhecimento é fundamental”, ressaltou o executivo da VCI. Foi dessa parceria que surgiram ideias de qualificar o artesanato, beneficiar as frutas da região e outras iniciativas para capacitar profissionais do município e estimular a economia local na área onde funcionará o empreendimento.


Professores do CCG durante a apresentação das ideias desenvolvidas pelos estudantes

A diretora do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), Danielle Coimbra, participou desse momento simbólico para alunos e professores. Para ela, o projeto antecipa a construção de um portfólio ainda durante o percurso acadêmico. “Aqui a gente está falando de alunos do quarto e quinto semestre do curso de Administração. Então esse é um grande diferencial da Universidade de Fortaleza: a gente consegue atrair grandes parceiros, porque nós somos uma grande universidade”, explica.

Desafio VCI

Ao longo desse semestre, alunos de graduação pesquisaram e propuseram ideias para o empreendimento e a comunidade do entorno do resort. São vivências assim que marcam a trajetória de estudantes como Juliana Melo, que é monitora da disciplina Liderança e Gestão. “É uma experiência única concretizar toda uma visão que você tem da teoria e que você aprende com a prática”, ressalta a graduanda. Para ela, tem sido fundamental contar com a oportunidade de alternar as aulas teóricas com ações que reforcem o aprendizado.

“Estamos  conhecendo as formas de gerir, de liderar e podendo desenvolver esse projeto que tem toda uma responsabilidade socioambiental para a comunidade de Lagoinha e para o município de Paraipaba”, explica a estudante. Juliana considera ainda que a iniciativa traz ganhos para os alunos, para o município, para a universidade, “que está podendo experimentar essa nova metodologia de ensino” e para a VCI, a incorporadora que conta com a franquia da marca reconhecida internacionalmente. O resort contará com cerca de 550 apartamentos. 

O coordenador do curso de Administração da Unifor, Josimar Costa, reforçou a importância do papel do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES)  tanto na execução quanto no apoio estratégico para planejar e articular as experiências dos alunos. “Conteúdo a gente busca e experiência a gente faz”, disse o coordenador do curso.

Foi essa vivência que foi destacada pelo aluno Renan Oliveira, do 5º de semestre de Administração. “A Unifor nos proporcionou uma experiência ímpar ao fazer a parceria com a VCI, pois esse projeto permitiu que alinhássemos a teoria à prática dando a todos os estudantes a oportunidade de desenvolver ideias reais que podem ser validadas pela diretoria da empresa com o intuito de valorizar a economia local e desenvolver a cadeia de produtos e serviços da região”, explicou o estudante. 

Fazer da sala virtual um espaço permanente de inovação foi o que a iniciativa propiciou a alunos e professores, relata o professor Júlio César. “Para esse projeto a gente trouxe inovação para a sala de aula. Pegar a  teoria e construir um artefato no presente que vai impactar o futuro. A gente trouxe o futuro para a sala de aula. Foi desafiador porque é novo também para os alunos”, detalhou.

Conexão virtual, emoção real

Renan Oliveira, aluno de Administração da Unifor, e Enio Miranda (VCI). Ao longo desse semestre, alunos de graduação pesquisaram e propuseram ideias para o empreendimento e a comunidade 

A professora do curso de Administração, Hercilia Correia, descreveu que o semestre teve a palavra desafio como um pilar. “Primeiro, porque foi planejado para o estudante aprender dentro de uma lógica diferente dos modelos conteudistas. Éramos um time só, em que docentes e discentes partiram juntos, do ponto zero, e seguiram caminhos diferentes conforme maturidade, desempenho e dinâmica pessoal e familiar devido ao contexto da pandemia”, explicou. De acordo com Hercilia, em alguns momentos, os professores atuaram como mentores e ajudaram os alunos a performar com qualidade, mas, em determinadas situações, a ação foi de escuta e acolhimento.

“Os alunos tiveram que compreender que a aula síncrona é um formato de aprendizagem que requer autonomia e disciplina e que onde há um ser humano há sentimento, sendo plenamente possível ter emoção numa conexão virtual. O virtual que se tornou real e foi cenário para que alunos, professores, coordenadores e todos que participaram do Desafio VCI ganhassem ânimo e chegassem até aqui. Conseguimos! Agradeço a cada google meet aberto que foi ponte e nos fez trilhar esse caminho”, comemorou. 

Renan Oliveira confirma o quanto foi relevante fazer parte de um projeto marcado pela coletividade e inovação. “Trabalhamos com o intuito de fazer a diferença através de ideias sintetizadas em um plano de ação que entregamos com o brilho no olho de estar fazendo algo muito maior que uma "simples entrega”, destaca. Para ele, o desenvolvimento de competências técnicas se deu por meio dos estudos, pesquisas e relatórios realizados. “Sem dúvida foi uma vivência que ficará guardada na memória”, conta Renan.