null Colação de Grau 2020.1 da Universidade de Fortaleza tem noite de emoção e música

Sáb, 25 Julho 2020 11:25

Devido à pandemia, a solenidade foi transmitida na última sexta-feira, 24 de julho, para que graduandos celebrassem sem sair de casa. Evento contou com shows ao vivo de Waldonys e Marcos Lessa.

Os músicos Waldonys e Marcos Lessa comandaram show ao vivo ao final da celebração virtual (Foto: Ares Soares)

Na última sexta-feira, 24 de julho, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizou sua primeira cerimônia de Colação de Grau à distância. O formato adotado permitiu que, mesmo diante da pandemia, mais de 1.800 concludentes do semestre 2020.1, agora oficialmente Bacharéis, Licenciados, Mestre e Doutores, pudessem celebrar sua outorga ou titulação. Além de solenidades tradicionais, como o juramento de responsabilidade e o discurso do Chanceler da instituição, Edson Queiroz Neto, foram realizadas apresentações dos músicos Waldonys e Marcos Lessa. A ocasião foi transmitida na íntegra pela TV Unifor e nas redes sociais da Universidade, e os shows pela TV Diário

Iniciada às 20h15min, com apresentação da jornalista Sabrina Aguiar, a Colação de Grau reconheceu logo nos primeiros momentos o status de extraordinariedade que sua ocorrência carrega. “Este foi um semestre atípico, haja vista a Pandemia de Covid-19 que mudou o cenário mundial. A Universidade de Fortaleza, como todos, foi surpreendida pela retenção de todas as urgências e precisou priorizar a saúde dos seus alunos, professores e funcionários”, ressaltou a repórter. Ela prosseguiu: “o trabalho, entretanto, permaneceu contínuo, pois todos os profissionais da Universidade se mantiveram em atividades remotas, trabalhando para minimizar os impactos negativos da mudança”.

Adaptar a cerimônia para que fosse televisionada e transmitida por streaming foi a solução encontrada pela Unifor para que os estudantes pudessem viver este momento de conclusão em segurança e na companhia de suas famílias. As palavras “inventividade” e “ressignificação” definiram a noite. “Temos certeza de que vocês, queridos concludentes, estão prontos para enfrentar os reveses e, com perseverança, dedicação, conhecimento técnico, respeito ao próximo e responsabilidade social, fazer a diferença neste mundo tão carente de profissionais competentes e cidadãos com formação humanística”, disse Sabrina, representando a instituição.

Discursos e juramento

Para representar os alunos, foi convidada a discursar a formanda Ingryd Bezerra Almeida, do curso de Enfermagem. Ela destacou a resiliência de professores e alunos, que realizaram força-tarefa para prosseguir com as aulas virtualmente. Sua fala também trouxe lembrança àqueles que atuaram na linha de frente no combate da Covid-19.

“Não poderia deixar de ressaltar a resiliência de todos os profissionais de saúde que precisaram deixar suas casas, suas famílias e suas zonas de conforto para estudar, se atualizar e trabalhar incansavelmente, cuidando do outro e combatendo a pandemia [...]. Não podemos esquecer também de destacar os papéis de tantos outros profissionais das mais diversas áreas que precisaram se reinventar e buscar diferentes alternativas de enfrentamento da situação que o mundo vivencia”, dissertou Ingryd.

À frente dos docentes, a professora Sheila Cavalcante, do curso de Engenharia Ambiental, destacou o papel da Unifor em incentivar a educação e o pensamento científico em diferentes áreas, trazendo esperança para um futuro com novos tempos e histórias: “O momento é de júbilo, não obstante o pesar pelas vítimas laçadas na pandemia e o sentimento de tristeza pela dor dos familiares vitimados. A alegria que desabrocha em meio ao cenário sanitário sombrio representa a confiança na ciência, na pesquisa, na juventude que tanto deseja um mundo melhor”.

Após o momento de juramento, conduzido pela concludente Stephanie Melo de Aguiar, do curso de Administração, realizaram pronunciamentos a Reitora da Universidade, Fátima Maria Fernandes Veras, e o Chanceler, Edson Queiroz Neto. Direcionando-se aos graduandos, o Chanceler declarou: “O percurso concluído aqui demonstra que vocês adquiriram a disciplina, a persistência e a determinação para a vida. Nossa cidade, nosso estado, nosso país e o mundo precisa de pessoas como vocês!”.

Show musical

Por volta de 20h40min, teve início o show musical com a participação de Waldonys e Marcos Lessa, ícones da música cearense. Essa foi a primeira vez que ambos dividiram palco. O momento, que encerrou a noite, foi tido como um presente da Universidade de Fortaleza para que as famílias pudessem desfrutar da Colação em casa. No repertório, além de canções solo dos artistas, foram apresentadas composições de Djavan e Dominguinhos. A transmissão foi realizada ao vivo, direto do campus da Unifor, seguindo todas as regras do protocolo de biossegurança da instituição.