null De Filha Para Mãe: o zelo da aluna Yasmin Tabosa por sua mãe Angélica

Qua, 5 Maio 2021 10:26

De Filha Para Mãe: o zelo da aluna Yasmin Tabosa por sua mãe Angélica

Campanha para o Dia das Mães da Universidade de Fortaleza conta histórias sobre filhas que passaram a cuidar de suas mães durante a pandemia.

“Com essa fase difícil, nos tornamos ainda mais próximas”, Yasmin [à esquerda] sobre ter cuidado de sua mãe Angélica Tabosa. (Foto: Acervo pessoal)

No próximo dia 9 de maio de 2021, comemora-se o Dia das Mães e a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, celebra esse momento com a campanha digital “De Filha Para Mãe”.

Durante a semana que antecede a data, a Unifor publica uma série de entrevistas sobre filhas que estão se dedicando ao cuidado com suas mães neste período de pandemia. As histórias compartilham os desafios e tesouros encontrados pelo percurso de zelo construído em tal configuração familiar, além de mostrar o carinho necessário para fortalecer esse laço afetivo no cotidiano dentro de casa.

Dando seguimento às narrativas, conversamos com Yasmin Tabosa, 20 anos, aluna do curso de Direito. Ela acompanhou a servidora pública Angélica Tabosa, sua mãe, por 15 dias fora do Ceará para realizar um tratamento de saúde. Confira o relato a seguir.

Cuidado é uma forma de amar

“Minha relação com a minha mãe sempre foi muito boa. Ela sempre foi minha melhor amiga, sempre esteve do meu lado em todos os momentos me orientando e apoiando as minhas decisões. Ela nunca mediu esforços para me proporcionar o melhor que podia”, é o que conta Yasmin, com orgulho, sobre sua mãe Angélica, 41 anos. Mesmo desfrutando de uma ótima relação, a estudante revela que as duas ficaram ainda mais próximas após passarem por uma fase difícil nos últimos meses.

Yasmin e Angélica Tabosa desfrutam de uma boa relação de amizade entre mãe e filha.
(Foto: Acervo pessoal)

Durante a pandemia, Angélica descobriu um problema de saúde que surpreendeu a toda sua família, em especial Yasmin, que passou a cuidar de perto da sua mãe: “Ela não podia pegar peso nem ficar nervosa. Eu acabei assumindo a responsabilidade e fiquei do lado dela durante essa fase”.

Toda a jornada médica aconteceu fora do Ceará e a estudante não saía do lado de Angélica. “Nesses 15 dias, eu acompanhei ela no hospital e tentei ao máximo dar força, dar ânimo e trazer mais leveza para esse momento. Foi um momento difícil, de muito medo, de muita angústia e de muitas incertezas, mas que deu tudo certo no final e, graças a Deus, ficou tudo bem”, relembra com alívio.

Yasmin admite que, apesar das preocupações, esse momento serviu para fortalecer ainda mais a relação mãe-filha. “Com essa fase difícil, nos tornamos ainda mais próximas. Eu passei a valorizar ainda mais a vida dela porque ela é tudo pra mim, meu porto seguro, minha fortaleza, e meu amor só se multiplicou”, declara ela com carinho.