null Educação Física: mudança na matriz do curso foca em prática profissional dos estudantes

Ter, 15 Dezembro 2020 10:19

Graduação em Educação Física da Universidade de Fortaleza modifica sua carga horária e dá visibilidade ao desenvolvimento de competência em inclusão social. Confira as novidades a seguir.

Novo currículo reforça a necessidade de atividades práticas na área de atuação profissional que interessa ao estudante. (Foto: Delfina Rocha)

“Mudança” é a palavra-chave da atualidade. A cada instante, as dinâmicas se renovam e criam novas necessidades no cotidiano, principalmente quando se trata da área de saúde no contexto de hoje. A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está sempre atenta em atualizar constantemente seus processos de ensino e aprendizagem para formar profissionais capacitados aos mercados vigentes. Pensando nisso, a graduação em Educação Física da Unifor renovou sua matriz curricular e atualizou o processo formacional de seus alunos.

Segundo Diane Nocrato, coordenadora do curso, a matriz curricular já atendia às exigências e perspectivas do mercado, mas percebeu-se a necessidade de mudar a distribuição e organização do novo fluxograma, principalmente em relação ao trabalho focado em Pessoas com Deficiência (PcD). “Ficou muito evidente a importância do profissional de Educação Física ser formado na competência de trabalhar com PcD e necessidades especiais. Esses grupos especiais estão em evidência dentro das novas Diretrizes”, explica.

Em 2018, a graduação passou por uma alteração substancial em sua matriz ao seguir as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), inovando seu conteúdo e se firmando como a melhor do Ceará. Segundo Diane, a mudança de 2020 foca na redistribuição da carga horária atual do curso, principalmente para o grau de licenciatura.

O que mudou?

Confira as principais modificações da nova matriz:

• 20% da carga horária dedicada à prática de estágio;
  • 10% de carga horária voltada para trabalhos e estudos integradores;
  • Inclusão do estágio eletivo nas opções de estágio para licenciatura e bacharelado;
  • Modalidade de licenciatura agora com 3200 horas mínimas.

O novo currículo estará disponível em 2021.1 para novos estudantes, tanto por via do Processo Seletivo quanto por via transferência de outras instituições de ensino.

Pensando em fazer Educação Física?

O curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza oferece aos alunos o maior parque desportivo universitário da América Latina e laboratórios qualificados como os melhores das regiões Norte e Nordeste, garantindo formação e vivências práticas de grande qualidade. “Além da estrutura física, nossos processos metodológicos e didáticos também se destacam. Estamos sempre nos atualizando sobre tendências de mercado. Temos ainda um corpo docente com 90% entre mestres e doutores”, aponta a coordenadora Diane Nocrato.

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em Educação Física. Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!