null Inauguração da arena de beach tennis reúne gestores e autoridades esportivas

Qui, 17 Agosto 2023 15:14

Inauguração da arena de beach tennis reúne gestores e autoridades esportivas

Novo equipamento foi lançado nesta quarta-feira; evento marcou o início do torneio Interarenas


Arena Beach Tennis Unifor conta com seis quadras de areia e um amplo espaço social (Foto: Ares Soares)
Arena Beach Tennis Unifor conta com seis quadras de areia e um amplo espaço social (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, inaugurou, nesta quarta-feira (16), a Arena Beach Tennis Unifor, novo complexo que integra o Parque Desportivo. O evento aconteceu no espaço social do equipamento, que fica localizado ao lado da Academia, e marcou o início do Interarenas, competição que reúne mais 30 arenas de beach tennis de Fortaleza.  

Estavam presentes atletas, funcionários, gestores e autoridades esportivas, como: Randal Martins Pompeu, reitor da Unifor; Rogério Pinheiro, secretário de Esporte do Ceará; Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT); e Rudnei Dias Moreira, presidente da Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT).

A cerimônia foi iniciada com a apresentação dos grupos de arte da Unifor, Camerata, Coral e Big Band. Logo em seguida, o professor Randal Martins Pompeu, Rafael Westrupp e Rudnei Dias Moreira foram convidados a fazer uso da palavra. 

Em seu discurso, o reitor da Universidade de Fortaleza ressaltou que o equipamento simboliza a trajetória de excelência trilhada pela instituição, que completa 50 anos de existência. Além disso, ele pontuou que o espaço está alocado na Universidade, mas que é voltado para toda a sociedade de Fortaleza, com foco na promoção da qualidade de vida por meio do esporte.


Professor Randal Pompeu Martins em discurso na inauguração da Arena Beach Tennis Unifor (Foto: Ares Soares)

Fortalecimento do esporte

Em sua fala, Rafael Westrupp destacou o papel da Universidade de Fortaleza na valorização do esporte, trazendo impactos positivos para Fortaleza, Ceará e para o Brasil. 


“Fico feliz em estar em uma universidade que completa 50 anos de uma história de desenvolvimento acadêmico, projetos científicos e, sobretudo, de desenvolvimento humano e social. Aqui a preocupação com o esporte é latente, o que traz uma sensação de pertencimento, uma sensação que todos e todas que por aqui passam, em busca de conhecimento, vislumbram também a possibilidade da prática esportiva — Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)

Já Rudnei Dias Moreira acentuou as parcerias que estão sendo traçadas entre a Universidade de Fortaleza e a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT).


“Firmamos com a Unifor, no ano passado, o primeiro convênio para apoio na formação acadêmica dos nossos atletas. Passo extremamente importante para a melhora de vida de muitas pessoas. Agora, estamos firmando um termo de cooperação técnica que busca o desenvolvimento do tênis e do beach tennis de alto rendimento, além da inserção dos esportes para as pessoas de baixa renda — Rudnei Dias Moreira, presidente da Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT)

Grandes expectativas 

Para Ralciney Barbosa, gestor da Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Unifor, o momento inaugural foi muito positivo, visto a grande quantidade de público presente. Assim, as expectativas para o equipamento são ainda maiores, considerando que existem muitos projetos preparados para a arena. 

“As expectativas são excelentes para o futuro do equipamento, tanto na utilização, como laboratório do curso de Educação Física, na formação de profissionais qualificados, quanto como local de prática do público interno e externo. Além de ser sede para projetos sociais e grandes eventos”, declara. 

A animação que engloba a Arena Beach Tennis Unifor não fica apenas por parte da gestão, mas também contagia os estudantes que praticam ou têm interesse pelo esporte. Esse é o caso de Pedro Luca Campos, estudante do 4º semestre de Negócios e atleta profissional de beach tennis, atual número 1 do Ceará, 50° do Brasil e 129° do mundo, segundo o Ranking ITF (Federação Internacional de Tênis).

Segundo o estudante, as expectativas são as melhores, já que ele teve a oportunidade de jogar em uma das quadras e comprovar a qualidade do equipamento, desde a areia até as redes e a iluminação. “Acredito que, em dias mais corridos, vou conseguir usufruir bem para manter os treinos em dia”, pontua.

Orgulho para o Ceará 

Titular da Secretaria de Esporte do Estado, Rogério Pinheiro enfatiza o papel da Universidade de Fortaleza como impulsionadora do esporte cearense. De acordo com o gestor, a instituição segue um trabalho árduo de incentivo e inovação às práticas esportivas, contemplando as mais variadas modalidades. 

Além disso, o secretário reforça a importância de um equipamento esportivo alinhado ao meio acadêmico. “Esse é um marco para o esporte cearense, mais um espaço de excelência para a prática de beach tennis, ainda mais dentro da academia, o que viabiliza mais possibilidades de extensão para a sociedade”. 

Interarenas 

Com a inauguração da Arena Beach Tennis Unifor, teve início o Interarenas de Beach Tennis - Unifor 50 anos, que vai ser realizado até o dia 20 de agosto. Essa é uma competição inédita, que reúne aproximadamente 400 atletas em diversas categorias, envolvendo mais de 30 diferentes arenas de beach tennis de Fortaleza. A iniciativa é fruto da parceria entre a Unifor e a Federação Cearense de Tênis e Beach Tennis (FCTBT).


Partidas do Interarenas tiveram início nesta quarta-feira (Foto: Ares Soares)

Durante a competição, cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) vão promover ações gratuitas e abertas ao público. Além das graduações em Fisioterapia, Nutrição e Estética e Cosmética, participam da programação o Complexo da Medicina Veterinária e o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)

Confira a programação dos próximos dias:

17 de agosto (quinta-feira)

  • Fisioterapia - Terapia manual e quiropraxia (16h às 19h)
  • Estética e Cosmética - Orientações de uso do protetor solar e Quick Massage (16h às 21h)

18 de agosto (sexta-feira)

  • Fisioterapia - Terapia manual  e quiropraxia (16h às 19h)
  • Estética e Cosmética - Orientações de uso do protetor solar e Quick Massage (17h às 22h)

19 de agosto (sábado)

  • Nutrição - Orientações sobre a prática esportiva e alimentação (8h às 12h) 
  • Complexo Veterinário - Alimentação animal com apoio da Avipec (8h às 12h)
  • Estética e Cosmética - Orientações de uso do protetor solar e Quick Massage (8h às 14h)
  • Nami - Aferição de pressão e medição de glicose (9h às 12h) / Bioimpedância e orientação nutricional (14h às 17h)
  • Fisioterapia - Terapia manual  e quiropraxia (10h às 12h e 16h às 19h)

Sobre a Arena Beach Tennis Unifor

O novo equipamento conta com seis quadras de areia e um amplo espaço social. Sua criação marca o compromisso que a Universidade possui com a diversidade da prática esportiva, alinhada com as tendências sociais e mercadológicas da área. 

A arena é voltada para o beach tennis, mas também contempla outros esportes de areia, como vôlei de praia e futevôlei. Além disso, o equipamento terá diversas finalidades, como: prática recreativa, laboratório do curso de Educação Física, treinamento das equipes competitivas da Unifor, locação de espaço para o público interno e externo, e realização de eventos em nível local, nacional e internacional.

* Mais informações: (85) 3477.3143 / dad@unifor.br