null Medicina Unifor: um universo de conhecimento multifacetado

Qua, 9 Agosto 2023 15:27

Medicina Unifor: um universo de conhecimento multifacetado

Conheça áreas de atuação e profissionais renomados que estão à frente da graduação


a Universidade de Fortaleza, estudantes de Medicina são integrados a um programa acadêmico completo (Foto: Robério Castro)
a Universidade de Fortaleza, estudantes de Medicina são integrados a um programa acadêmico completo (Foto: Robério Castro)

A medicina abrange uma vasta e diversificada área de atuação, englobando desde a clínica tradicional até saúde pública, medicina esportiva, telemedicina e muito mais. As especialidades vão desde a cardiologia até a psiquiatria, cirurgia até medicina preventiva. Toda essa amplitude reflete a complexidade do corpo humano e das condições que afetam a saúde

Na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, profissionais de referência nacional fazem parte do corpo docente do curso de Medicina. Com vasta experiência, eles compõem um programa acadêmico completo, no qual os estudantes são integrados nas mais variadas frentes médicas. 

Para entender um pouco sobre essa realidade, conversamos com professores da graduação, que compartilharam conhecimentos sobre esse universo multifacetado. Confira:

Ética e humanismo em pauta 

O percurso acadêmico que os discentes passam durante a formação em Medicina visa sempre aproximar os alunos da realidade vivenciada na sociedade.

Nesse contexto, Ana Paula Abreu, professora da graduação na Unifor e médica endocrinologista, ressalta o valor que a formação proporciona aos futuros médicos em assuntos importantes para a área da saúde, como a ética e o humanismo.

“O curso tem procurado se aproximar cada vez mais das necessidades da comunidade em que os profissionais estarão inseridos, tanto do ponto de vista de conhecimento teórico, como de habilidades necessárias para uma prática médica de excelência técnica e nos campos éticos e humanos”, afirma.

+ Leia mais aqui 

Da clínica médica para a sala de aula 

Cuidar das pessoas acima de tudo, seja no consultório ou na sala de aula. Esse é o lema de Tadeu Gonçalves, docente do curso de Medicina. Especialista em Clínica Médica e mestre em Farmacologia, Tadeu vivencia os desafios de conciliar a sua atuação como médico no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e professor na Unifor.

No hospital, ele segue a sua especialidade, a qual representa a base do cuidado do adulto, principalmente no processo de diagnóstico e acompanhamento de situações complexas. Nesse mesmo segmento, ele aplica o seu trabalho nas salas de aula.

+ Leia mais aqui 

Importância da proximidade com os alunos

Durante o processo de formação acadêmica, o aluno enfrenta diversos desafios. Assim, torna-se fundamental o apoio de professores e coordenadores ao corpo discente para que a caminhada até o mercado de trabalho seja melhor aproveitada e mais enriquecedora.

Nessa perspectiva, Antonio George, médico pediatra e professor da Unifor, enfatiza a preocupação dos professores com os estudantes durante o período acadêmico no curso em que leciona. 

“Os professores têm buscado compreender as diferentes características de cada geração de seus discentes e suas expectativas quanto ao que procuram aprender e as demandas atuais que a sociedade demanda dos egressos do curso de Medicina, buscando conceber um perfil compatível com essas necessidades”, afirma.

+ Leia mais aqui 

Atualizações e metodologias inovadoras 

Dentre as várias camadas necessárias para se tornar um profissional qualificado, é essencial a obtenção do conhecimento e sua transmissão com qualidade para o receptor. Assim, se faz necessário mudanças no perfil para atuar dentro de uma área específica. Esses atributos podem ser observados em Márcio Braga, médico radiologista e professor do curso de Medicina da Unifor.

Enquanto docente, o profissional utiliza sua especialização, que se relaciona com diversos campos médicos, tanto nas disciplinas básicas como anatomia, quanto nas especialidades clínicas e cirúrgicas, para passar um ensinamento qualificado aos seus alunos. Tal atitude favorece a integração dentro da sala de aula e a facilidade para a definição de diagnósticos. 

+ Leia mais aqui 

Princípios que nascem na sala de aula 

Com o avanço tecnológico, a automação de processos foi ganhando força em diversos segmentos sociais, incluindo na medicina. Em contrapartida, vem-se observando um movimento de humanização crescente na área, representando uma mudança significativa no paradigma de atendimento à saúde. 

Silvia Romero, docente de Medicina da Unifor, destaca esse enfoque, que coloca o paciente no centro do cuidado, reconhecendo não apenas as necessidades médicas, mas também as emocionais e psicológicas. Assim, a humanização da medicina não se trata apenas de tratar doenças, mas também de estabelecer uma conexão genuína entre profissionais de saúde e pacientes.

+ Leia mais aqui 

A tecnologia e o ensino médico 

Desde o seu surgimento, a tecnologia vem influenciando diversas áreas profissionais, e com a medicina não é diferente. No cenário atual, é fundamental que, desde a graduação, os futuros médicos estejam adaptados às novas ferramentas tecnológicas durante o processo de aprendizagem, assim como os docentes.

Nesse contexto, Carlos Guimarães, médico ultrassonografista e professor da Unifor, ressalta as mudanças durante a formação ocasionadas pela tecnologia, ressaltando que é necessário haver uma ruptura com os velhos conceitos. 

+ Leia mais aqui 

Destaque em publicações internacionais 

A produção científica desempenha um papel fundamental na sociedade, impulsionando o progresso e o desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. Por meio dela, os cientistas contribuem para a expansão do entendimento humano, a descoberta de soluções inovadoras e a resolução de desafios complexos. 

Partindo desse entendimento, Myrela Machado, docente do curso de Medicina da Unifor, realizou diversos trabalhos científicos durante a sua trajetória acadêmica. Ela, por exemplo, publicou como primeira autora em revistas renomadas, como “British Journal of Dermatology” e “JAMA Dermatology”.

+ Leia mais aqui