null Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial realiza estudo sobre mineração de dados

Sex, 9 Abril 2021 17:05

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial realiza estudo sobre mineração de dados

Ferramenta do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza elabora pesquisas e auxilia alunos e professores a lidarem com as novas competências exigidas pelo mercado de Comunicação.


Pesquisadores Delano Lima, Wagner Borges e Carlos Bittencourt durante seminário de apresentação do Núcleo, em abril de 2019. (Foto: Fotonic)
Pesquisadores Delano Lima, Wagner Borges e Carlos Bittencourt durante seminário de apresentação do Núcleo, em abril de 2019. (Foto: Fotonic)

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, atua desde 2019 com o objetivo de preparar estudantes para as novas demandas do mercado e torná-los profissionais convergentes, capazes de utilizar os dados a favor da profissão. Em março deste ano, o laboratório finalizou uma análise de dados e métricas para obter resultados que revelam a fidelização de marcas no setor comercial.

O estudo teve como foco o mercado de comidas saudáveis em Fortaleza e usou a rede social Instagram para coletar informações. Utilizando a ciência de dados e as técnicas de Cross-Branding e Market Share Digital para obter a base necessária, a pesquisa teve como objetivo demonstrar questões decisivas ao consumidor para sua fidelização.

Membro pesquisador do NEPCE, o professor Delano Lima evidencia que o curso de Jornalismo da Unifor, junto com o NEPCE, é pioneiro ao aliar esse conhecimento com a atividade jornalística em âmbito acadêmico. Ele explica que isso se dá não apenas pelo suporte aos processos investigativos, mas também ao “compreender e aplicar seus esforços no sentido de colocar a Ciência de Dados como fator primordial nas tomadas de decisão em cenários que envolvem a assessoria de imprensa e de comunicação”.

O papel da ciência de dados na comunicação

Segundo o professor Delano, o principal aspecto da ciência de dados é a sua multidisciplinaridade. Isso a torna útil e necessária em várias áreas, além de se caracterizar como um reflexo da transformação digital que perpassa o funcionamento das organizações e das vidas de cada ser humano. Quando relacionada ao jornalismo, o docente pontua o combate às fake news como vantagem dessa ciência dentro da comunicação. 

O Jornalismo Investigativo, por exemplo, se utiliza do processo de coleta e análise de dados, tornando os resultados das investigações mais ricos e indubitáveis. Outras áreas, como o Jornalismo Empresarial e o Marketing, conseguem potencializar os processos de descoberta nas tendências de mercado e de segmentação de consumidores por meio da ciência de dados. Assim elaboram-se abordagens com antecedência, “permitindo que as empresas se antecipem às demandas que vão desde o campo logístico e de gestão de estoque ao comportamento do consumidor”, afirma o professor. 

Sobre o NEPCE

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) capacita estudantes a tornarem-se profissionais alinhados com as demandas da sociedade e do mercado ao trabalhar temas como Jornalismo Empresarial, Jornalismo Corporativo e Assessoria de Comunicação. A iniciativa é o primeiro núcleo dessa natureza que pertence a um curso de Jornalismo em uma universidade privada no Brasil, sendo modelo para outras instituições pelo país

Coordenado pelos professores-pesquisadores Wagner Borges, Carlos Bittencourt e Delano Lima, o NEPCE é sustentado por três pilares fundamentais: Jornalismo Empresarial, estratégia e pesquisa. Segundo Wagner, coordenador do curso de Jornalismo, o Núcleo é voltado para o trabalho de comunicação dentro das empresas, lidando com mineração de dados  para utilizá-los em estratégias de comunicação. Os estudos são desenvolvidos sempre pensando em aumentar o conhecimento de alunos e professores nessa área de atuação. 

A iniciativa também conta com a parceria do Newslink, novo laboratório de redação do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). Ele fornece aos alunos a experiência de trabalhar em uma redação integrada ainda durante a graduação, formando assim o melhor profissional para o novo fazer jornalístico.