null Projeto “Diálogos com a Arte” explora conexões artísticas em diversos campos de estudo

Qua, 24 Junho 2020 11:16

Na iniciativa, que é realizada pelo Espaço Cultural Unifor, convidados discutem sobre o contato das artes com áreas como direito, moda e saúde

O projeto
O projeto "Diálogos com a Arte" cria pontes entre a arte e os diversos campos de conhecimento. (Foto: Ares Soares)

Como uma válvula de expressão, a arte está fortemente conectada à sociedade e a todos os assuntos que rodeiam o ser humano culturalmente, incluindo suas criações e seu comportamento. Para fomentar conversas sobre este tópico, trazendo opiniões e comentários de quem entende sobre ele, o Espaço Cultural Unifor, um equipamento da Fundação Edson Queiroz, lança o projeto “Diálogos com a Arte”

Consistindo em uma série de vídeos publicados periodicamente nas redes sociais da Universidade de Fortaleza, o projeto convidou professores, coordenadores, profissionais do mercado e outros nomes relevantes para evidenciar a relação da arte com diferentes campos de atuação; sempre utilizando, como ponto de partida, obras de arte do acervo da Fundação.

“A arte está presente em todos os aspectos da história e da vida humana, integrando a cultura, a política, a religião, a economia, a moda, o direito, a comunicação e outras áreas”, conta a professora Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural Unifor. “A proposta é criar pontes entre a arte e os diversos campos de conhecimento e estabelecer, por meio do acervo da FEQ, essas conexões”.

O primeiro vídeo da série suscita diálogos entre a arte e a moda. Os próximos prometem discutir direito, comunicação, saúde e arquitetura. “A arte tem potências e pode mudar um pensamento ou nos fazer ver questões que nenhum outro tipo de trabalho faria, e o acervo da Fundação é muito variado e rico, então esse potencial se amplia. [...] É uma coleção que reflete várias dimensões sociais, tecnológicas e econômicas, e a Unifor tem vários cursos que tratam exatamente dessas dimensões”, comenta Pedro Boaventura, que é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo e abre o projeto analisando a obra “Bourgeois Brésiliens”, do artista franco-brasileiro Aimé-Adrien Taunay.

Outro convidado para a discussão inicial do “Diálogos com a Arte” foi o estilista Lino Villaventura. No vídeo, ele fala que “a arte e a moda são muito interligadas. Uma é muito representativa para a outra” e menciona seu primeiro desfile na São Paulo Fashion Week, que foi inspirado no trabalho do artista cearense Chico da Silva. Para Renata Santiago, também convidada e docente do curso de Design de Moda da Unifor, “a moda pode ser encarada como uma expressão artística na medida em que ela, de uma forma muito potente, propõe um conhecimento sensível do mundo”.

Veja a seguir o primeiro vídeo do projeto na íntegra, e fique atento aos canais de comunicação oficiais da Universidade de Fortaleza para assistir aos próximos.