null Universidade de Fortaleza inaugura Laboratório de Nível Biossegurança 3 para ampliar pesquisas sobre vírus da Covid-19

Qua, 1 Setembro 2021 12:08

Ambiente laboratorial focado no estudo de agentes infecciosos terá alto nível de contenção biológica

Laboratório da Unifor será inaugurado neste mês de setembro (Foto: Getty Images)

Em setembro de 2021, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, inaugura mais um espaço acadêmico cujas pesquisas impactarão diretamente a sociedade: o Laboratório de Nível Biossegurança 3 (NB3/NBA3). Vinculado ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade, trata-se de um biomódulo focado no estudo de agentes infecciosos de alto risco. Inicialmente, ele visa contribuir no enfrentamento da Covid-19, ampliando o entendimento da biologia do vírus SARS-CoV-2 e a prospecção de fármacos com atividade antiviral.

O novo espaço beneficiará todos os cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde, além dos cursos de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Saúde Coletiva, Enfermagem, Odontologia e Programa de Doutorado em Biotecnologia (RENORBIO). Após receberem treinamento específico para o manuseio de agentes de alto risco, os discentes poderão realizar atividades de pesquisa no laboratório, sempre supervisionados por profissionais altamente capacitados e com vasta experiência nos procedimentos associados.

“Doenças endêmicas, emergentes e reemergentes associadas a agentes infecciosos revelam ameaças frequentes à saúde e têm desafiado a capacidade de resposta dos serviços de saúde do mundo, evidenciando a necessidade em reforçar a infraestrutura laboratorial nacional que permita o estudo nos mais variados aspectos, além da formação de recursos humanos qualificados com experiência prática que possibilite sua manipulação, visando o diagnóstico etiológico, a identificação, a terapêutica e a classificação desses agentes infecciosos”, comenta a professora Cristina Moreira, coordenadora do Nubex, a respeito do novo laboratório.

Ela acrescenta ainda que, “mesmo sendo uma área estratégica, globalmente falando, ainda contamos com poucos laboratórios NB3 no país; desta forma, a Universidade de Fortaleza tem mais um grande diferencial no ensino de Graduação e Pós-Graduação com a implantação do NB3/NBA3. Será um grande diferencial para nossos alunos que tiverem a oportunidade de realizar treinamento e atividades de pesquisa em um laboratório de nível de biossegurança 3 – NB3”.

Cristina afirma que, neste primeiro momento de enfoque na pandemia de Covid-19, existe a perspectiva do laboratório atuar no desenvolvimento de métodos que possibilitem o diagnóstico rápido e de baixo custo, bem como colaborar em etapas importantes no desenvolvimento de vacinas e na avaliação da eficácia virucida de dispositivos e produtos desenvolvidos por empresas e indústrias da região.

Segurança em primeiro lugar

O NB3/NBA3 será um ambiente laboratorial de alto nível de contenção biológica, por visar atividades de manipulação de agentes patogênicos de risco biológico da classe 3, ou seja, de microrganismos de elevado risco individual, que podem causar doenças graves ou potencialmente fatais devido à exposição por via inalatória. É importante alertar, portanto, que exigirá a intensificação dos programas de boas práticas laboratoriais e de segurança, além da existência obrigatória de dispositivos e do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva específicos para este tipo de trabalho.

“Visando minimizar ou eliminar os riscos de infecção ou lesão acidental dos usuários desse tipo de laboratório, evitar a contaminação do ambiente externo e garantir resultados de alta credibilidade, as boas práticas laboratoriais e de segurança, equipamentos de biocontenção apropriados e instalações bem projetadas, aliadas a uma gestão estratégica e aos controles administrativos, devem nortear um laboratório NB3/NBA3”, explica Cristina Moreira.

A estrutura do NB3/NBA3 atende todas as recomendações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal –  CONCEA, no que diz respeito ao bem-estar animal, bem como todas as diretrizes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNbio, no que diz respeito à biossegurança. Ele foi projetado com a mais alta tecnologia de automação para controle e monitoramento, dando total segurança aos usuários e ao ambiente externo.

“O laboratório possui sistema de dupla-porta com intertravamento e o acesso principal é feito por uma porta militar, usada nos abrigos das forças armadas, dando maior estanqueidade ao sistema de ar; [também tem] sala para paramentação, sistema central de filtragem de ar, autoclave de dupla-porta para a descontaminação de resíduos gerados durante os experimentos e outros dispositivos para controle de acesso e biossegurança. A nossa unidade conta com dois laboratórios para manipulação de bactérias e vírus e um biotério para manutenção de animais em experimentação”, finaliza a professora, destacando a infraestrutura de ponta do mais novo espaço da Unifor.