8 filmes para quem se interessa pela área de Comunicação

Confira uma lista de títulos que trazem Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing em seus enredos

A comunicação é intrínseca ao ser humano. Ela é necessária para sua sobrevivência. Ao longo dos anos, além de ser visto como um instrumento para estabelecer contato com o próximo, o ato de se comunicar se consolidou como uma área de trabalho, estudos e pesquisas. Hoje, assim como o universo cinematográfico, a Comunicação se expande em diversos gêneros e formatos, ou melhor, em várias profissões e áreas de atuação.  

São diversos os fatores que favoreceram a expansão dessa área, como o avanço da tecnologia, o aumento populacional e a ascensão das redes sociais. Agora, opção é o que não falta para quem deseja se tornar um comunicólogo. Indo do Jornalismo, uma das profissões mais antigas, passando pela Publicidade e Propaganda, e chegando no Marketing, a área está em constante crescimento, e tem como pilares a informação, a criatividade e a inovação.

No cinema e na televisão, são muitas as produções que trazem profissionais da Comunicação como protagonistas. As obras trazem narrativas que abordam a incrível diversidade da área, como o cotidiano de uma redação jornalística, os obstáculos enfrentados pela classe publicitária e como o marketing está inserido no cotidiano das pessoas de maneiras muitas vezes imperceptíveis. Entretanto, muitas dessas produções trazem também reflexões importantes, e procuram passar aos telespectadores dicas do que não fazer como profissional da área da Comunicação.

Confira a seguir oito filmes para aqueles que desejam se aventurar no universo da Comunicação, e até mesmo para os que já estão na graduação e/ou já são atuantes no mercado de trabalho. As indicações colocam a área em destaque, e trazem diferentes perspectivas sobre as múltiplas realidades do profissional da comunicação, independente de sua área de atuação.


 

Um clássico para quem sonha em cursar Jornalismo, e para aqueles que já estão a caminho de se tornarem focas (apelido dado aos jornalistas recém-formados), com certeza já ouviu falar dele. Baseado em fatos reais, o longa da década de 1970, dirigido por Alan J. Pakula, conta a história do escândalo político Watergate, que abalou o governo de Richard Nixon, então presidente dos Estados Unidos, e levou à sua queda.
 
A produção tem como protagonistas os jornalistas Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), responsáveis por descobrir que a invasão da sede do Partido Democrata aconteceu a mando da equipe de reeleição de Nixon. Ao longo da trama, aspectos como o processo investigativo, a cobertura de casos de espionagem política e a relação dos repórteres com informantes são postos em evidência para reforçar que o trabalho do jornalista vai muito além de cobrir casos cotidianos. O filme pode ser encontrado na plataforma de streaming HBO Max.


 

Se você curte mídias sociais, certamente esse filme é para você. O longa conta a história de como um estudante de Harvard, inseguro com seus relacionamentos amorosos, desenvolveu uma das maiores redes sociais do mundo. Lançada em 2010 e baseada no livro "The Accidental Billionaires", a produção traz toda a controvérsia por trás da fundação da plataforma e de seu fundador, Mark Zuckerberg.
 
O filme é atemporal, e traz aos telespectadores o interessante e complexo processo de ideação e desenvolvimento de um novo meio de comunicação, e seus impactos na forma como as pessoas se comunicam entre si. Dirigido por David Fincher e com um elenco de peso, com Jesse Eisenberg como protagonista, e Andrew Garfield, Justin Timberlake e Max Minghella como coadjuvantes, o filme pode ser visto na Amazon Prime Video.


 

O documentário de 2009 mostra o impacto do mercado publicitário nos anos 1960, década que foi berço da chamada 'revolução criativa'. A produção conta com entrevistas com criadores de grandes campanhas publicitárias mundiais e que fizeram parte dessa transformação, e traz a influência da publicidade na cultura norte-americana contemporânea, tanto o seu lado bom como ruim.  
 
Dirigido por Doug Pray, o documentário traz a visão de publicitários estadunidenses sobre a criatividade e a inovação, e provoca a reflexão sobre a identificação daquilo que ultrapassou a publicidade e se tornou parte da cultura e da sociedade. O objetivo da produção é provocar em artistas e profissionais a vontade de criar peças mais significativas, divertidas e com propósito social. A obra pode ser encontrada na íntegra no Youtube.


 

Ganhador do Oscar de melhor filme em 2016, esse drama biográfico vai para os amantes de jornalismo investigativo. O longa conta a história real da investigação realizada pela equipe Spotlight, do jornal norte-americano The Boston Globe, a respeito do esquema de abuso de crianças por padres, e como a Igreja Católica acobertou os acontecimentos ao longo de várias décadas, se tornando um dos maiores escândalos envolvendo a instituição.

A produção traz, de uma forma precisa, os desafios do jornalismo, especialmente os da área investigativa. Além disso, ela mostra o complexo processo de apuração dos fatos, que vai desde a pesquisa até o contato direto com as fontes. Com a direção de Tom McCarthy, os atores Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Brian d'Arcy James e Michael Keaton trazem às telas uma faceta do jornalismo que muitas vezes é escondida. O longa está disponível na plataforma de streaming Star+.


 

Para quem trabalha com Marketing, esse título é imperdível. O enredo, que traz Demi Moore e David Duchovny como protagonistas, gira em torno de uma família que, ao se mudar para um novo bairro, chama a atenção de seus vizinhos por aparentarem ser a família perfeita. Porém, o que ninguém sabe é que tudo não passa de uma grande estratégia de Marketing, cujo objetivo é instigar nos moradores da região a vontade de comprar os mais variados produtos utilizados pelos membros da família.
 
A história do longa, dirigido por Derrick Borte, pode ser comparada ao mundo das redes sociais atualmente, e traz uma reflexão de como o marketing de influência está presente no cotidiano social e digital. A narrativa é leve, e por vezes cômica, mas traz temas importantes que perpassam a área da comunicação e adentram o poder do capitalismo e a identidade consumista presente na maioria dos indivíduos atualmente.


 

Pelo nome, pode parecer que é o sexto álbum de estúdio da cantora Beyoncé. Mas, na realidade, é o título de um curto documentário que tem como tema principal a inovação e a habilidade de resiliência do ser humano. A produção traz a história de 17 publicitários que, após uma demissão em massa durante a crise de 2008 nos Estados Unidos, se reergueram e criaram novos negócios.

A criatividade é uma das protagonistas deste documentário, que fala, por meio de histórias inspiradoras, sobre recomeços, transformações, senso de completude e a incansável busca pela felicidade. Lançado em 2009, a produção tem Erik Proulx na direção e pode ser encontrada na íntegra no Youtube.


 

O thriller de 2014 traz ótimos ensinamentos do que não fazer caso você decida seguir a carreira de jornalista. O longa conta a história de Louis Bloom, protagonizado pelo ator Jake Gyllenhaal, que, ao enfrentar dificuldades no mercado de trabalho e passar dias à procura de um emprego formal, encontra no jornalismo sensacionalista de Los Angeles uma chance de ganhar dinheiro.
 
Louis passa a fotografar e filmar crimes e acidentes chocantes, para depois vender os resultados para veículos de comunicação que estejam interessados em compartilhar essas "notícias". A produção, dirigida por Dan Gilroy, faz o telespectador refletir sobre até que ponto as pessoas estão dispostas a ir por um furo de reportagem, e coloca em debate a ética jornalística, assim como a humana. O filme está disponível para assinantes da HBO Max.


 

Lançado em 2020, poucos meses antes do novo coronavírus atingir o status de pandemia, a obra é dividida em uma trama fictícia e relatos de ex-funcionários e executivos das chamadas empresas de Big Tech, como Google e Facebook. O documentário surge como uma crítica aos perigos das redes sociais, e como eles estão diretamente relacionados com a polarização política, especialmente em grandes países como Estados Unidos e Brasil.
 
Dirigido por Jeff Orlowski, a produção ficou, após o seu lançamento, no topo das mais vistas no serviço de streaming Netflix, sua produtora, e traz temas sensíveis presentes nas sociedades atuais, além de mostrar ao telespectador bastidores das grandes empresas de tecnologia existentes. Esse documentário é essencial para quem se interessa pela área de Comunicação, independente da área de atuação.

E-Book Guia de Profissões

Conheça todos os cursos

E-Book Guia de Profissões