angle-left Minicurso aborda sobre a atuação do fisioterapeuta no Câncer de Mama

Qui, 17 Outubro 2019 13:26

Minicurso aborda sobre a atuação do fisioterapeuta no Câncer de Mama

A iniciativa objetiva conscientizar a importância do acompanhamento fisioterapêutico para as pacientes portadoras de câncer


O evento acrescenta ao aluno uma nova visão mercadológica. Foto: Isadora Linhares.
O evento acrescenta ao aluno uma nova visão mercadológica. Foto: Isadora Linhares.

Durante a 9º edição do Mundo Unifor, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) desenvolve programação exclusiva para o evento. Aconteceu, nesta quarta-feira (16), o minicurso direcionado aos alunos do curso de Fisioterapia, sobre a atuação do fisioterapeuta no acompanhamento dos pacientes portadores de câncer de mama.

O evento foi ministrado pela professora palestrante Natany Santos, egressa do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza e especialista em cancerologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Natany contextualizou sobre os tipos de tumores que desencadeiam o câncer, a anatomia da mama, formas de prevenção e auto-exame. Além disso, destacou  a importância do fisioterapeuta nos processos pré e pós operatório da paciente. 

Mediado por Christina Brasil, professora do curso de Fisioterapia e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), o evento acrescenta ao aluno uma nova visão mercadológica. “O câncer de mama é um dos problemas de saúde mais pungentes da nossa sociedade. A atuação do fisioterapeuta é imprescindível, pois por mais que sejam utilizadas máquinas para manipular um braço, por exemplo, este método não carrega a sensibilidade realizada somente por um profissional fisioterapeuta. É desenvolvido um vínculo especial com o paciente em todas as etapas dos processos operatórios realizados”, explica Brasil.

Ao final do minicurso, Nataly realizou uma interação prática com os alunos sobre as avaliações realizadas por fisioterapeutas, para prescrever e executar atividades e intervenções terapêuticas. Foram utilizados mamas artificiais e manipulação com fitas métricas.

A professora Christina, enfatiza o aspecto inovador despertado durante o Mundo Unifor. “O Mundo Unifor, proporciona o contato não apenas com o presente, mas também com o futuro.Pois, auxilia na construção de uma visão ampla como futuros profissionais inseridos e consolidados no mercado, que está em constante mudança. Além disso, procuramos trazer uma gestão inovadora, a tecnologia, para que o futuro fisioterapeuta possa conquistar seu espaço demarcado no mercado de trabalho”, completa.

Saiba sobre o curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza

Na Universidade de Fortaleza, você vai, desde o primeiro semestre, trilhar caminhos de uma formação acadêmica que alia saberes e experiências interdisciplinares do mundo do trabalho contemporâneo, para a construção de uma carreira acadêmica e profissional sólida e contextualizada para estudo e prática de intervenções manuais e físicas na prevenção de lesões e recuperação do movimento humano em diversas dimensões, ênfase da profissão Fisioterapia.

Aqui, você estuda em um curso com matriz curricular atualizada, integrada e dentro dos padrões internacionais, formador de profissionais de nível superior habilitados e capacitados. Desde o primeiro semestre, os alunos são inseridos em vivências e práticas nos ambientes de trabalho e têm à disposição uma estrutura diferenciada, grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.