null Neurocientista Dr. João Malva participa de palestra gratuita na Universidade de Fortaleza

Promovida pela Vice-Reitoria de Pesquisa, a palestra “Ageing@Coimbra – Referência Europeia em Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável” acontece dia 5 de julho

O evento gratuito terá participação do neurocientista Dr. João Malva e mediação do professor Dr. Ramon Raposo. (Fotos: Divulgação)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza a palestra gratuita “Ageing@Coimbra – Referência Europeia em Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável”, com o Dr. João Malva, investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), em Portugal. O evento acontece no dia 5 de julho, às 9h30, no Auditório A4 e está com inscrições abertas aqui.

“O encontro tem o objetivo de compartilhar a experiência de Portugal no desenvolvimento de boas práticas na área do envelhecimento ativo e saudável por meio do consórcio Ageing@Coimbra, que tem o João Malva como coordenador científico. Ele possui grande vivência no tema e colabora com a Unifor em projetos na área de neurociência do envelhecimento”, destaca o Dr. Ramon Raposo, professor e pesquisador do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor, sobre a importância da conversa que irá mediar.

Por se tratar de um tema acadêmico com relevância para a sociedade, a palestra tem como público-alvo: docentes, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos, gestores municipais, estaduais e privados ligados à tecnologia e inovação na área do envelhecimento e à saúde do idoso.

Sobre os participantes

• Dr. João Malva

Além de investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, João desenvolveu a sua carreira científica no domínio das neurociências e no encontro de novas soluções inovadoras para responder aos desafios da sociedade relacionados com o envelhecimento.

É mentor e coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável. Coordena atualmente a Escola Europeia de Doutoramento em Envelhecimento na rede EIT Health, tendo sido promotor e coordenador da proposta H2020 Teaming MIA-Portugal para a implementação do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Centro de Investigação de Excelência. Outra atuação sua é como consultor da Fundação La Caixa para o programa Seniores.

• Dr. Ramon Raposo

Ramon é doutor em Biotecnologia, com reconhecimento de título (PhD) em Biociências pela Universidade de Coimbra, sendo professor-pesquisador do Núcleo de Biologia Experimental da Universidade de Fortaleza (Nubex). Coordenador da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) e dos Biotérios de Produção e de Experimentação Animal, ele desenvolveu o pós-doutorado na Universidade de Coimbra e atua na área de neurociências do envelhecimento.

Centro de excelência em pesquisa

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) foi inaugurado em março de 2013 com o intuito de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Nubex atua nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os de saúde, alimentos, fármacos e educação.

Por meio de uma perspectiva multidisciplinar, são desenvolvidas pesquisas nas áreas de ciências biológicas e vida. O núcleo também funciona como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.

Palestra "Ageing@Coimbra – Referência Europeia em Inovação para o Envelhecimento Ativo e Saudável"
Data: 05 de julho de 2022
Local: Auditório A4