null Informática Aplicada: desenvolvimento científico e qualificação profissional são diferenciais para o mercado

Sex, 5 Novembro 2021 16:14

Informática Aplicada: desenvolvimento científico e qualificação profissional são diferenciais para o mercado

O Programa de Pós-Graduação da Unifor estimula a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias na área de informática para excelência profissional em diferentes setores


Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. Voltado para a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas, modelos e técnicas computacionais, o PPGIA traz diferentes oportunidades de qualificação, tanto para o ensino e pesquisa, quanto para atuação no mercado profissional.

De acordo com a professora e doutora em Ciências da Computação Vládia Pinheiro, a informática é uma área meio para todas as outras, incluindo a de humanas. “Não há como pensar em medicina, sem informática; em direito, sem informática. Qualquer atividade das áreas de saúde, ciências sociais e humanas, por exemplo, se utiliza dos modelos e sistemas de informática para avançar o conhecimento nestes domínios”, ela enfatiza ao evidenciar ainda a importância da análise de dados para as pesquisas nesses diversos campos do conhecimento.

“O Mestrado e o Doutorado em Informática Aplicada não são voltados só para quem tem graduação na área de computação. Desde 2019, nós ampliamos e reformulamos os cursos para atender aos alunos das demais áreas das ciências exatas, que envolvem as engenharias e o curso de Arquitetura e Urbanismo”, explica a coordenadora do PPGIA.

Em especial, o PPGIA da Unifor ampliou seu público-alvo para atender a alta demanda de formação de profissionais na área de ciência de dados e inteligência artificial. “Com isso, a gente adequou o currículo e toda a nossa linha de formação, oferecendo uma trilha acadêmica adaptada às necessidades de formação de um mestre e de um doutor nessa nova linha de pesquisa”, situa. 

O programa atualmente conta com seis linhas de pesquisa: Ciências de Dados e Inteligência Artificial; Engenharia de Software; Computação Aplicada; Visualização e Interação; Redes e Sistemas Distribuídos; e Sistemas Inteligentes.

Oportunidades de mercado

Raquel Silveira trabalha em Tianguá e há 14 anos atua na área de ciência da computação, sua formação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), ela conta que, ao perceber a necessidade da capacitação e formação continuada, decidiu se especializar em Informática Aplicada para expandir suas oportunidades de atuação. Foi então que decidiu realizar seu doutorado pelo PPGIA, concluído em 2018.

A capacitação obtida a partir do curso das disciplinas ofertadas pelo programa possibilitam que o estudante tenha uma preparação para o mercado. Além disso, o convívio com os professores, pesquisadores e outros estudantes proporciona uma troca de experiência que agrega valor à preparação para o mercado”, revela.

Raquel ressalta ainda que publicou trabalhos em eventos nacionais e internacionais, oriundos da pesquisa que desenvolveu no Doutorado. Além disso, diversas habilidades foram refinadas durante a formação, dentre os aspectos técnicos e, também, humanísticos, possibilitando a aplicação da tecnologia para resolver problemas enfrentados pela população. 

“Dessa forma, o pós-graduado em Informática Aplicada tem um papel que vai ao encontro do desenvolvimento de ferramentas de utilidade e fornecimento de serviços de tecnologia em benefício das pessoas”, pontua.

Segundo Vládia Pinheiro, um outro fator que se evidenciou ainda mais com a pandemia foi a necessidade de recursos e ferramentas de tecnologia que permitam uma comunicação virtual. 

“O pensamento digital e o uso massivo de ferramentas digitais se tornaram fundamentais. Antes da pandemia, era impensável você participar de certas reuniões ou fazer certos cursos de forma virtual. Hoje já faz parte do nosso dia a dia de trabalho. E tudo isso gera uma demanda por ferramentas computacionais e mais profissionais dessa área. É tanto que se observou, na graduação, um aumento na procura por cursos de Computação”, frisa a coordenadora do PPGIA. 

“Algumas alternativas de trabalhos remotos, estudos em formato híbrido e outras ferramentas de comunicação reveladas durante a pandemia, possivelmente, continuarão. Dessa forma, espera-se que o mercado ainda absorva muitos profissionais de TI. E, para isso, há a necessidade sempre evidente de que as pessoas estejam preparadas e capacitadas para tais oportunidades”, complementa Raquel Silveira.

Sobre o PPGIA

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como um dos principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo. É por isso que o PPGIA atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, através de uma postura autônoma e espírito inovador.

A Unifor incentiva os acadêmicos a desenvolverem pesquisas em informática voltadas para a busca de soluções para problemas atuais e importantes da sociedade que envolvam empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa. Também forma profissionais para que possam atender e adaptar-se às novas exigências do mercado e às suas respectivas áreas de atuação.

Serviço

Seleção para Mestrado em Informática Aplicada
Inscrições abertas até 13 de dezembro de 2021
+ Edital Nº 54/2021
+ Edital de prorrogação
+ Formulário online
+ Carta de recomendação do Mestrado
Mais informações: ppgia@unifor.br 
 
Seleção para Doutorado em Informática Aplicada
Inscrições contínuas até 31 de janeiro de 2023
+ Edital Nº. 53/2021
+ Formulário de inscrição
+ Carta de Recomendação

Mais informações: (85) 3477-3219 | mia@unifor.br