Saúde Mental, Psicopatologia e Políticas Públicas Especialização

pessoas em uma roda de conversa

Objetivos gerais

Capacitar profissionais da área de saúde e áreas afins quanto o atendimento, planejamento e gerenciamento na atenção em saúde mental e suas psicopatologias, capacitando-os nos processos de transformação da assistência psiquiátrica brasileira através das políticas públicas.

Objetivos específicos

• Possibilitar conhecimento teórico-prático aos profissionais da área de saúde a atuar em equipamentos de atenção à saúde mental;
  • Proporcionar aos profissionais de saúde compromisso éticos da ciência com as questões emergentes na realidade contemporânea dasaúde mental nas políticas públicas;
  • Possibilitar uma reflexão crítica sobre o fenômeno do sofrimento psíquico em seus aspectos disruptivos, permitindo a construção de novos modelos de intervenções contrários às práticas manicomiais;

Profissionais com graduação nas áreas da Saúde e áreas afins.

Informações para contato

Coordenação Geral: Edileia Bezerra Feitosa

• E-mail de contato: sejaposunifor@unifor.br
  • E-mail de contato: edileiafeitosa@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Fone de contato: (85) 99246.6625 (WhatsApp)
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08
edileia feitosa

Ediléia Feitosa

Mestre em Administração de Empresas pela UNIFOR, possui MBA em Gestão de Pessoas pela UNIFOR. Formação em Mentoring e em Psicoterapia Breve-Focal pela UNIFOR. Consultora Comportamental DISC. Psicóloga pela UNIFOR, Pedagoga pela Universidade Vale do Acaraú. Agente de Responsabilidade Social da FIEC. Experiência em Psicologia Organizacional, Educação e Gestão de Recursos Humanos. Coordenadora de cursos de MBA e Especialização na área de Saúde - In Company com a UNIMED, Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicopatologia e Saúde Pública pela UNIFOR, foi Assessora Pedagógica e Administrativa da Pós-Unifor.

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

• Período: novembro/2023 a maio/2025
  • Periodicidade: mensal
  • Carga Horária: 372h/a
  • Duração: 20 meses

Núcleos

• Modalidade: presencial
  • Quinta e sexta: 18:30 às 22:40
  • Sábado: de 8h às 12h e 13h às 17h

• Vagas: 15
  • Documentação necessária: cópia do diploma de Ensino Superior, histórico e documento de identificação

pós-unifor

Cronograma

Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso Especialização em Saúde Mental, Psicopatologia e Políticas Públicas.

Núcleos

• Introdução às concepções de saúde e doença a partir da História da Psicopatologia
  • Epidemiologia em Saúde Mental
  • Psicofarmacologia
  • Reforma Psiquiátrica e Políticas Públicas: implicações nas práticas de Saúde Mental
  • Interdisciplinaridade e subjetividade no cuidado em Saúde Mental
  • Ética do cuidar em Saúde Mental, Direitos e Legislação
  • Dependência Química e a Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas

• Reabilitação Psicossocial Clinica Ampliada e os novos serviços de atenção à saúde mental
  • Rede de atenção à Saúde Mental e Matriciamento
  • Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental
  • Psicopatologia - Saúde Mental do idoso
  • Psicopatologia - Saúde Mental e Família
  • Psicopatologia - Saúde Mental na Infância e Adolescência
  • Psicopatologia - Saúde Mental e Trabalho

• Atuação Prática/Visita Técnica
  • Seminários

• Elaboração e Gerenciamento de Projetos Científicos e Multidisciplinares
  • Produtos, Projetos e Ações de Impacto

Atenção: os nomes dos docentes citados abaixo estão sujeitos a possíveis alterações.

O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.

No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.

FORMA DE PAGAMENTO

• De 07 de julho até 15 de agosto de 2023: Matrícula ZERO + 19 parcelas de R$ 599,00.

• De 16 de agosto de 2023 até 17 de setembro 2023: Matrícula de R$ 250,00 + 19 parcelas de R$ 599,00.

• De 18 de setembro de 2023 até início dos cursos: Matrícula de R$ 350,00 + 19 parcelas de R$ 599,00.

• A partir de início do curso: matrícula de R$ 599,00 + 19 parcelas de R$ 599,00.

DESCONTOS

• Ex-aluno que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
  • Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
  • Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
  • Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa.

OBSERVAÇÕES

• Descontos não cumulativos;
  • Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.
Pós-Unifor

Seguro Educacional

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Academia Unifor

Desconto na Academia Unifor

Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.