angle-left Cursos de Saúde da Unifor participam de ação no Dia Mundial do Rim

Sex, 15 Março 2019 16:40

Cursos de Saúde da Unifor participam de ação no Dia Mundial do Rim

Iniciativa aconteceu no shopping Del Paseo com a finalidade de alertar sobre os perigos da doença renal crônica


O Dia Mundial do Rim é comemorado no dia 14 de março. Foto: Ares Soares.
O Dia Mundial do Rim é comemorado no dia 14 de março. Foto: Ares Soares.

Os cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição da Unifor participaram de uma ação para celebrar o Dia Mundial do Rim. A iniciativa aconteceu ontem (14), no Shopping Del Paseo, e teve a intenção de alertar sobre as doenças renais. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Fundação do Rim, em parceria com a Unifor.

A ação teve o intuito de chamar a atenção da população acerca da Doença Renal Crônica (DRC). Segundo o Dr. Paulo Rossas Mota, nefrologista e presidente da Fundação do Rim, uma a cada dez pessoas do mundo tem esse tipo de enfermidade. “Uma vez que a doença é diagnosticada, dentro de alguns anos, pode evoluir para uma situação em que venha precisar de diálise ou transplante”, alarma.

A professora do curso de Educação Física, Elisabeth Gondim, enfatizou a importância de sensibilizar a população e adverte sobre algumas situações que merecem atenção. “A pessoa deve estar atenta ao peso corporal, porque um sobrepeso e obesidade tendem a sobrecarregar a função renal. Também deve se preocupar com a hidratação, a quantidade de líquido que está ingerindo durante o dia”, aconselha. 

Acompanhados por professores, os alunos da Unifor realizaram controle de pressão arterial e de glicemia, cálculo do índice de massa corporal (IMC), para diagnóstico nutricional e físico, e deram dicas sobre ingestão de água e atividades físicas. 

A professora de Enfermagem, Islene Victor, esteve presente na ação e auxiliou os alunos  na aferição de pressão arterial e de glicemia. “Estamos alertando aos cidadãos que aparecem aqui acerca dos resultados normais e dos que merecem acompanhamento”, garante. 

Francylene Barbosa, estudante do 5° semestre de Nutrição, acredita que a ação é uma grande oportunidade de aprendizado. “As pessoas têm interesse de ouvir o que nós temos a falar. É bem gratificante para nós que estamos fazendo parte desse evento”, acrescenta. 

Essa não é a primeira vez que a Unifor trabalha em parceria com a Fundação do Rim. O Dr. Paulo Rossas Mota relembra de outras colaborações com os cursos de Psicologia e Odontologia, como no projeto “Educação e saúde na descoberta do aprender”. 

Dia Mundial do Rim 

Comemorado no dia 14 de março, o Dia Mundial do Rim tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a DRC, que é silenciosa e interfere na qualidade de vida da pessoa. No Brasil, esse mal é identificado de forma tardia e incompleta. 

Pessoas com diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal no histórico familiar, idosos e tabagistas estão mais dispostos a ter DRC. “Se já não tiverem uma doença renal crônica, são os que têm maior probabilidade de desenvolver. Nós orientamos que tenham uma avaliação mais frequente”, orienta o Dr. Paulo Rossas Mota.