null Idosos participam de projeto na Unifor sobre Cidadania Sustentável na Terceira Idade

Ter, 13 Junho 2023 11:28

Iniciativa do curso de Direito trouxe idosos de três instituições de Fortaleza para uma tarde de atividades na Unifor, com direito a visita guiada no Espaço Cultural

Cerca de 150 idosos participaram do projeto elaborado por estudantes da disciplina de “Gestão Consensual de Conflitos”, do curso de Direito (Foto: Ares Soares)

Os idosos, pessoas com 60 anos ou mais, representam 14,7% da população brasileira, de acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o intuito de auxiliá-los a navegar hoje pela sociedade com segurança e sustentabilidade, alunos do primeiro semestre do curso de Direito da Universidade de Fortaleza — da Fundação Edson Queiroz — realizaram o evento “Cidadania Sustentável na Terceira Idade” no último dia 30 de maio.

Na ocasião, estudantes da disciplina de “Gestão Consensual de Conflitos” prepararam uma tarde de atividades na Unifor para 150 idosos de três instituições da capital cearense, entre elas o Lar Francisco de Assis e o Lar Torres de Melo.

Os visitantes passearam pelo campus e participaram de visita guiada pela exposição “Elas – De Musas a Autoras, Unifor 50 anos”, no Espaço Cultural da Universidade. Após a imersão artística, fizeram uma pausa para o lanche e seguiram para a segunda parte do evento, no auditório da Biblioteca Central.

A iniciativa contou com momentos lúdicos e apresentações elaboradas por alunos acerca dos direitos dos idosos. Os discentes desenvolveram também duas cartilhas didáticas — uma sobre consumo e outra sobre vida verde na terceira idade, com linguagem simples e acessível.

Divididos em tópicos, os livretos abordaram o Estatuto do Idoso, apresentaram instituições públicas que atuam diretamente na defesa destes indivíduos e pontuaram a importância do lazer e da educação ambiental na terceira idade.

Dayse Braga, uma das professoras da disciplina de “Gestão Consensual de Conflitos” ao lado de Bleine Queiroz, explica que as cartilhas trouxeram ainda dados sobre organização financeira e rede de apoio ao idoso, tanto no aspecto social quanto no jurídico.

“Todos os alunos se engajaram no projeto, inclusive na elaboração da cartilha, para dar informações úteis para uma vida sustentável na terceira idade não só no âmbito do meio ambiente, mas também no âmbito das relações de consumo” Dayse Braga, professora do curso de Direito e uma das orientadoras do projeto de extensão

A docente destaca o processo de construção da iniciativa, fruto do Projeto de Extensão 2023.1 e baseado no tripé “ensino, pesquisa e extensão”. Para realizar o evento e desenvolver as cartilhas, ela pontua que os estudantes, além do ensino em sala de aula, pesquisaram a temática do projeto e realizaram visitas técnicas a órgãos públicos especializados em terceira idade, como a Delegacia do Idoso e o Ministério Público.

Kedna Almeida, aluna do primeiro semestre do curso de Direito, levou dona Lúcia Neves, de 76 anos, para dar um depoimento no evento. A convidada faz dança de salão, participa de práticas supervisionadas no Senac Ceará e tem uma família que dá todo o apoio nessa fase da vida, mostrando que é possível, sim, idosos curtirem a terceira idade de forma divertida, segura e plena.

(Foto: Arquivo pessoal)

Para a futura bacharel em Direito, a vivência com os convidados foi maravilhosa, e todos os presentes aprenderam muito com todo o material e conhecimento que foi oferecido. O impacto maior, no entanto, reverberou na formação de Kedna e na de seus colegas, que colheram aprendizados fundamentais para a carreira jurídica e para a vida.

"Gratidão à professora Dayse, por nos proporcionar este trabalho, e à dona Lúcia, por sua história de vida. Gostaria de destacar também o trabalho incrível que a Unifor faz. É realmente transformador”, finaliza.