angle-left IX Encontro Internacional de Direitos Culturais iniciará inscrições em julho de 2020

Evento tem previsão para ocorrer online em outubro deste ano. Tema discutirá impactos da pandemia na área cultural

Professor Humberto Cunha é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) e presidente do Encontro Internacional de Direitos Culturais. (Foto: Ares Soares)

A pandemia de COVID-19 trouxe inúmeras consequências para quase todos os setores da sociedade, sendo o cultural um dos mais discutidos, visto que o distanciamento social impossibilita a realização de espetáculos presenciais e o funcionamento de teatros, cinemas e outros espaços do tipo; afetando, assim, os direitos culturais correspondentes.

Para discutir os diversos aspectos que rodeiam o assunto, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará o IX Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC).

Sob a coordenação geral da Vice-Reitoria de Pós-Graduação (VRPG), o evento, que  em suas duas últimas versões também foi realizado de forma virtual, acontecerá nos dias 5 a 9 de outubro de 2020. As inscrições para participantes iniciarão a partir de 1º de julho.

Como pressuposto, o tema do Encontro deste ano será “Direitos Culturais: impactos da pandemia”. O objetivo é fomentar debates entre a comunidade científica, principalmente do campo jurídico, sobre os efeitos da atual pandemia nos direitos culturais, e levantar possíveis soluções para os conflitos que surgiram dentro dessa área, seja nos âmbitos locais, nacionais, transnacionais ou planetário.

“O setor cultural foi muito e imediatamente afetado pela pandemia e será um dos últimos a se restabelecer em termos de normalidade em alguns de seus aspectos. Entretanto, mostrou seu grande valor no confinamento, pois todo mundo ficou com uma necessidade muito maior de consumo de elementos artísticos, como filmes, livros e música”, conta o pesquisador Humberto Cunha, presidente do evento. “Queremos entender os impactos positivos e negativos da pandemia sobre os direitos culturais, considerando os elementos que permeiam nossa realidade de confinamento, principalmente a internet”, continua ele.

Sobre o envio de trabalhos

Por ser um evento acadêmico, o EIDC, que ocorre desde 2012, suscita uma oportunidade gratuita de intercâmbio de pensamentos entre a classe cultural internacional - incluindo seus pesquisadores e profissionais - e alunos de graduação e de pós-graduação em Direito, dentre outros interessados em participar. Aqueles que desejam apresentar trabalhos científicos na ocasião, devem submetê-los entre os dias 1º e 31 de julho de 2020.

Cada autor poderá enviar até dois artigos científicos inéditos, que precisam estar no formato de resumo estendido e ter até três co-autores. Os trabalhos devem se encaixar em um dos três Simpósios Temáticos (ST) do evento (“Relações jurídicas atinentes às artes”, “Relações jurídicas atinentes às memórias coletivas” e “Relações jurídicas atinentes aos fluxos de saberes”), podendo tratar de assuntos como direito e arte, patrimônio cultural e direitos autorais e conexos.

As pesquisas inscritas serão avaliadas no modelo de double blind view, no qual não há identificação dos autores ou avaliadores. As aprovadas serão divulgadas até o dia 31 de agosto de 2020 no portal Unifor e no site oficial do evento.

Confira edital completo do evento aqui.

Serviço - IX Encontro Internacional de Direitos Culturais

Data: 5 a 9 de outubro de 2020.

Inscrições dos trabalhos: 1º a 31 de julho de 2020.

Inscrições de ouvintes: até 4 de outubro de 2020.

Resultado da seleção dos trabalhos: até 31 de agosto de 2020.

Inscrições devem ser realizadas aqui.

Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail contato@direitosculturais.com.br

O evento ocorrerá online. Links e horários serão divulgados aos participantes em breve.