angle-left Atuação da Unifor no combate à Covid-19 vai além dos projetos na área de saúde

Ter, 19 Maio 2020 15:24

Atuação da Unifor no combate à Covid-19 vai além dos projetos na área de saúde

A Universidade de Fortaleza oferece diversos serviços que ajudam os cearenses durante o isolamento social causado pela Covid-19. Confira a seguir.


A chegada do novo coronavírus (Covid-19) impôs uma série de medidas restritivas a níveis globais. Agora, o mundo inteiro enfrenta o desafio de lidar com o isolamento social, ao mesmo tempo em que atravessa uma crise no sistema de saúde e precisa driblar os efeitos negativos no âmbito econômico.

Ciente do seu compromisso com o desenvolvimento da sociedade cearense, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, além de diversas ações diretas de saúde no combate à pandemia, também oferece aos cearenses serviços que visam reduzir os impactos da crise no dia a dia. Confira:

Projeto EGES Consult Júnior

A pandemia de Covid-19 está afetando de forma mais agressiva o negócio de micro e pequenos empreendedores, que precisam usar a criatividade e adaptar-se rapidamente às rápidas mudanças impostas pelo isolamento social. Por isso, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai prestar consultoria gratuita a micro e pequenas empresas a partir do projeto EGES Consult Júnior. A iniciativa é uma ação do curso de Administração e do Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Unifor. 

O projeto vai disponibilizar a expertise dos professores da Universidade de Fortaleza nas áreas de finanças, marketing, vendas, logística, produção, entre outras, para ajudar as empresas a se adequarem ao momento atual e projetarem cenários futuros. Os interessados poderão enviar suas dúvidas e pedidos de orientação para o e-mail: eges@unifor.br.eges@unifor.br. A ação também contará com o apoio dos alunos do curso de Administração. 

Estudo sobre impactos da Covid na economia

Professores e alunos do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe), ligado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, se uniram e realizaram um estudo sobre os impactos do novo coronavírus na economia brasileira e cearense. 

No trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe), os economistas traçam possíveis cenários para o Brasil e o Ceará, a partir de análises do Produto Interno Bruto, em níveis nacional e estadual. 

Protótipo de máscaras de tecido

A Universidade de Fortaleza, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, distribuiu 3 milhões de máscaras de tecido para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa faz parte do projeto “Todos com Máscara”, desenvolvido pela prefeitura e que possui o objetivo de produzir máscaras com o auxílio de autônomos, microempreendedores individuais e microempresas. O modelo do produto foi desenvolvido por professoras do curso de Design de Moda da Unifor. 

Feita com tecido 100% algodão, a máscara é lavável e possui filtro interno removível, que visa reter a transmissão de gotículas expelidas pelo nariz e pela boca. O produto foi desenvolvido respeitando critérios ergonômicos, o que a torna mais ajustável ao rosto.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) oferece atendimento gratuito durante a quarentena

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) objetiva disseminar a devida educação fiscal para a sociedade. Oriundo do convênio entre a Universidade de Fortaleza, a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (SEFIN), SEFAZ, Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC), o Núcleo segue disponibilizando atendimentos durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Aos interessados, os horários de atendimento virtualizado são às terças e quintas-feiras, de 17h às 19h, através do email naf@unifor.br. 

Estudantes membros do NAF também estão participando de treinamentos de cursos da Receita Federal em ambiente remoto. Além disso, o Núcleo também cria conteúdo para postagens nas redes sociais voltados para o desenvolvimento de cartilhas e perguntas e respostas nesse momento de Covid-19. 

365Lab oferece apoio a microempreendedores

No último mês de março, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, inaugurou sua nova agência experimental de conteúdo: a 365Lab. Gerido pelos professores Cláudio Sena, Jari Vieira e Diego Henrique, o espaço aproxima os alunos do curso ao cotidiano praticado por empresas de comunicação e às suas atividades.  

A proposta do laboratório é preparar, por pelo menos um ano, alunos da graduação em Publicidade e Propaganda para o mercado de trabalho, trazendo oportunidades de crescimento ao gerenciar a comunicação de clientes reais, sendo eles Projetos Sociais ou Organizações Não-Governamentais. Entre os principais atendidos, estão o IPREDE - Instituto da Primeira Infância; o Grupo Gratidão, que trabalha com ações sociais; o Instituto Ação e Reação; e também a própria Universidade, em casos específicos.

Pesquisas sobre o comportamento de empresas na pandemia

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação Empresarial (NEPCE) do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, concluiu recentemente pesquisa que analisou o comportamento de marcas corporativas durante a pandemia de Covid-19. O estudo objetiva compreender a relação entre empresas e o novo coronavírus sob a ótica do marketing, observando como estas organizações se comportam durante a pandemia.

A análise foi realizada pela rede social Instagram a partir da observação de curtidas, comentários e número de visualizações em vídeos nos perfis oficiais das empresas Ale, Itaú, Ambev, Petrobrás, Bradesco, Santander, Telefônica Brasil, Banco do Brasil, B3 e Magazine Luíza, entre os dias 15 de março e 4 de abril de 2020.

A pesquisa levantou características positivas e negativas das publicações e investigou como os usuários da rede social respondem a elas, atribuindo sentimentos positivos e negativos às empresas que as publicam.  

Empresa Júnior EPRO oferece consultoria

A EPRO Consultoria, Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção da Unifor está oferecendo serviços de consultoria de forma gratuita para auxiliar empreendedores a desenvolverem estratégias para a manutenção dos seus negócios.

Os serviços ofertados incluem orientações sobre controle financeiro, para controlar e manter o fluxo de caixa da empresa, planejamento estratégico, para executar estratégias para alcançar os objetivos da empresa e modelo de negócio, para definir como a empresa pode adaptar seu produto/serviço para criar, entregar e capturar valor dentro do mercado.

Mais informações: contato@eproconsultoria.com ou pelo Instragram @eproconsultoria.