angle-left Universidade de Fortaleza diploma 1.740 graduandos durante Colação de Grau 2019.2

Sex, 10 Janeiro 2020 22:24

Universidade de Fortaleza diploma 1.740 graduandos durante Colação de Grau 2019.2

A cerimônia marcou o final de um ciclo e o início de novos desafios e responsabilidades para os concludentes.


Durante a cerimônia, 1.740 alunos receberam seus diplomas, sendo 1.490 de cursos de graduação e 250 de cursos do Programa de Pós-graduação  Foto: Ares Soares.
Durante a cerimônia, 1.740 alunos receberam seus diplomas, sendo 1.490 de cursos de graduação e 250 de cursos do Programa de Pós-graduação  Foto: Ares Soares.

Para celebrar a realização de mais um sonho, a Universidade de Fortaleza promoveu a Colação de Grau 2019.2, na noite desta sexta-feira (10), na Praça Central do Campus. Durante a cerimônia, 1.740 alunos receberam seus diplomas, sendo 1.490 de cursos de graduação e 250 de cursos do Programa de Pós-graduação.

O cantor Waldonys interpretou o hino nacional acompanhado pela Camerata da Unifor, emocionando concludentes, familiares e amigos. O momento especial também foi marcado por mensagens da concludente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Carla Mariana Café Botelho, e do professor Jari Vieira, do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), representando o corpo docente. A comemoração continuou com o juramento realizado pela concludente do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Halana Karine Dias dos Santos

Além dos diplomas, os alunos com as melhores médias de cada curso receberam o Certificado de Desempenho Acadêmico e os alunos com as melhores notas de cada Centro receberam a bolsa de pós-graduação Yolanda Queiroz, entregue pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha

Os condecorados foram: 

Centro de Ciências da Saúde
Curso de Psicologia:
Elias Regis Candea Florencio 

Centro de Ciências Tecnológicas
Curso de Engenharia Elétrica:
Artur Gomes Barreto

Centro de Ciências da Comunicação e Gestão 
Curso de Administração:
Luan Matias Rocha

Centro de Ciências Jurídicas
Curso de Direito:
Larissa Querem Tavares Mendonça 

Graduação Tecnológica
Curso de Estética e Cosmética:
Yarlla Guerra Saldanha  

Em seu discurso, o chanceler Edson Queiroz Neto parabenizou os formandos pela conquista e dedicação de todos, e ressaltou o compromisso que a Universidade tem com a educação de excelência. A cerimônia foi encerrada de forma surpreendente com o show do cantor cearense Marcos Lessa, que abrilhantou e alegrou os presentes no Campus da  Universidade de Fortaleza. 

Uma nova etapa e o sentimento de gratidão 

David Torquato, concludente do curso de Cinema e Audiovisual, comenta sobre o sentimento de dever cumprido, e as oportunidade que teve durante os anos de graduação. “Depois desses cinco anos de curso, o sentimento é de dever cumprido. Essa trajetória foi ótima. A Unifor me abriu muitas portas, tanto profissionais quanto acadêmicas. Publiquei artigos, fui a congressos internacionais, fiz estágios, tudo através da Universidade de Fortaleza. Eu diria que essa instituição realmente foi uma excelência na minha vida”. 

Para o formando em Fisioterapia, Wesley Sousa Fernandes, a colação de grau é a concretização de que toda a dedicação em seus estudos valeu a pena e ressalta a importância da Universidade de Fortaleza. “A Unifor me deu todo o apoio de ensino, pesquisa e extensão. Durante a graduação participei de grupos de estudos, fui bolsista de iniciação científica e agora estou me formando com a sensação de dever cumprido e pronto para o mercado de trabalho”, ressalta. 

Pablo Bezerra, concludente do curso de Engenharia de Produção, comenta sobre a sua trajetória. “Estudar aqui sempre foi a minha primeira escolha, pela referência de mercado no meu curso e da Universidade em si. E essa qualidade me ajudou muito no âmbito profissional e na formação acadêmica. Graças à Unifor eu consegui meu trabalho. Foram cinco anos de luta, mas no final a recompensa foi gloriosa”, ressalta.

A aluna concludente do curso de Direito, Raissa Abdala, ressalta o quanto amadureceu em cinco anos de graduação. “Estou muito feliz por terminar o meu curso e a Unifor foi muito importante nessa caminhada, tanto pessoal quanto profissional, porque depois de cinco anos dentro da Universidade, fazendo uma graduação, você sai muito mais maduro. Eu tive uma formação excelente e me sinto realmente preparada para o mercado de trabalho”, afirma. 

Isakelly de Oliveira Ramos, concludente do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem, afirma que a experiência foi engrandecedora. “Eu sou egressa da casa, fiz a graduação aqui e o sentimento de gratidão é o mesmo. Sempre fui muito feliz com tudo que a Unifor nos proporciona. Pude ser bolsista na iniciação científica, publiquei artigos e tudo isso foi muito engrandecedor. E com o Mestrado, a certeza da qualidade de ensino, da competência do corpo docente, em geral o programa é muito preparado. Na Unifor são só conquistas”, ressalta. 

DISCURSOS PROFERIDOS NA COLAÇÃO DE GRAU

"É cada vez necessário que as pessoas compreendam a dimensão especial dos problemas gerais que afligem a Humanidade"

Chanceler Edson Queiroz Neto

Boa noite.

Caros Concludentes de Graduação, Mestrado e Doutorado.

Minhas senhores e meus senhores.

No mundo contemporâneo, as modificações da economia mundial, o formidável avanço tecnológico, às transformações que se processam em todos os campos da atividade humana, nos levam a refletir sobre a missão da Universidade e o objetivo precípuo da instituição. Entendemos que ministrar a educação superior, difundindo com as melhores técnicas pedagógicas o conhecimento científico e humanístico, induzindo nossos alunos à busca do desenvolvimento integral como ser humano, alcançando tanto a sua inteligência como suas emoções e sua espiritualidade é motivação cotidiana dessa universidade. É cada vez necessário que as pessoas compreendam a dimensão especial dos problemas gerais que afligem a Humanidade, que ultrapassam grupos e fronteiras, como o aquecimento global e a luta pela preservação das espécies e do meio ambiente.

A Universidade de Fortaleza está consciente de seu papel na formação desse ser humano novo, solidário e responsável. Também está consciente de que a instituição deve participar para encontrar as soluções para os problemas relevantes da sociedade em que atua. A Universidade de Fortaleza trabalha, com afinco e sem esmorecimento, para graduar profissionais e, ao mesmo tempo, formar seres humanos integrais. Ela oferece ensino, pesquisa e extensão em dezenas de áreas do saber. Alcançou reconhecimento no País com premiações nacionais e colocações honrosas nas avaliações do Ministério da Educação. Há anos que é classificada como a melhor instituição privada de ensino superior no Nordeste e Nordeste. E esse esforço contínuo a levou a ser considerada uma das melhores universidades do mundo pelo The Ranking Internacional, o que é um atestado inquestionável de sua excelência. Essa distinção veio premiar a Universidade que já formou milhares de profissionais em 47 anos de existência.

Prezados Graduados,

A década 20 se abre para vocês com as melhores perspectivas, porque vocês estão preparados para enfrentar quaisquer desafios. O diploma que lhes está sendo outorgado nesta solenidade será a chave para seu futuro brilhante. A cada um que desenvolveu pesquisas nos laboratórios; a quem apreciou a arte e história no aconchegante espaço cultural; àquele que elaborou seu projeto de conclusão do curso na sala de aula ou na biblioteca; a quem se engajou em projetos de extensão e experimentou a satisfação de servir ao próximo carente; àqueles que por caminhos diferentes fizeram destes bosques um ponto de encontro de novos amigos; àqueles que, com ritmos de vida diferentes, chegaram hoje à noite a este pátio para brindar suas vitórias pessoais; a todos vocês, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, agradece e formula os votos de feliz ano novo. Parabéns e boa noite. 

"Não esqueçam que tudo começou aqui na Universidade de Fortaleza"

Professor Jari Vieira

Boa Noite!

Primeiramente gostaria de agradecer por ter a oportunidade de, nesse momento, representar todo o corpo docente da Universidade de Fortaleza.

Meu nome é Jari Vieira, sou natural de Juazeiro do Norte, ingressei na Unifor em 1998, como aluno, e em 2002 como Professor.

Sei que a data de hoje é muito importante para todos os alunos e familiares aqui presentes, mas é também uma data em que nós, professores, nos sentimos felizes e orgulhosos, com a sensação de dever cumprido, por, de alguma forma, termos contribuído para que esse momento se tornasse possível. Nesse contexto, é inevitável ficarmos com um sentimento de gratidão e, ao mesmo tempo, de saudade de cada um de vocês e das histórias que construímos juntos ao longo dos semestres que se passaram.

Acredito que os alunos, ao ingressarem na Universidade e até mesmo antes, pensam no dia de hoje, na colação de grau, imaginam como será o sorriso dos seus pais ao lhes verem vestidos na beca; os abraços que vão receber dos entes queridos; as fotografias que vão tirar com os professores, coordenadores, diretores e colegas de turma; enfim, e até mesmo aquele parentes do interior que vocês convidaram para esta solenidade. Com certeza, ao longo do curso, vocês continuaram sonhando, projetando e aumentando ainda mais tudo que iria e está acontecendo hoje. Portanto aproveitem, é um dia mágico sim. Confesso, dá um certo frio na barriga em pensar no dia de amanhã, mas ao mesmo tempo dá segurança saber que agora vocês são graduados e prontos para enfrentar o mercado de trabalho.

Recordo-me aqui da minha colação de grau há 18 anos (21/12/2001). Como esperei por aquele dia! Naquela época, me lembro do que minha avó, que era minha madrinha, disse ao me abraçar: “meu filho, nunca se esqueça da Universidade, por que foi aqui que você adquiriu um conhecimento que eu não tive a sorte de conhecer”. Eu sorri e foi mais ou menos o que eu fiz. Nunca esqueci nem do que ela disse nem da Universidade. Fiz, com o passar dos anos, duas pós-graduações e também dois mestrados e percebi nitidamente que o maior investimento que se pode fazer em você e para você mesmo é a educação, porque o conhecimento não se perde não se desgasta; ele se transforma e funciona como um fator de transformação na vida de uma pessoa. Se vocês estão aqui hoje é porque passaram por essa transformação por meio do conhecimento, e nós, como professores, participamos e contribuímos também nesse processo.

Sou professor da UNIFOR há dezoito anos, exatamente a idade que tinha quando entrei aqui como aluno. Vivo essa transformação aqui diariamente, leciono nos cursos de Comunicação Social, coordeno o Núcleo de Estágio em Fotografia, elaborei e também coordeno a primeira pós-graduação em Fotografia do Ceará, aqui na Pós-Unifor. Na realidade, nunca saí daqui. Após a colação, fiz concurso para professor, passei, e na época consegui uma permissão especial do saudoso Dr. Airton Queiroz para que pudesse começar a lecionar aos 22 anos de idade, com a condição de que entrasse logo em uma Pós-Graduação. 

Portanto, vivam o dia de hoje como um dia especial e único, pois começa um novo ciclo na vida de vocês, uma nova etapa de coisas boas que passarão a acontecer exatamente a partir de hoje, mas não esqueçam que tudo começou aqui na Universidade de Fortaleza, e que, quando quiserem, já como profissionais, e se sentirem a vontade para voltar, seja em um outro curso, seja em uma pós-graduação, ou seja para conversar, tirar uma dúvida ou reviver o campus, nós professores estaremos aqui para lhes receber.

Termino aqui esse discurso, repetindo uma frase que é o que mais falo aos meus alunos em sala de aula e estendo esse desejo a todos os presentes: Sucesso, Sucesso Mundial e muito obrigado

"Que todos possam seguir ensinando e aprendendo..."

Aluna Carla Mariana Café Botelho

Boa Noite!

A conclusão do curso simboliza o fim de uma etapa, mas também o início de outra. E durante os anos de graduação, o aluno se prepara para alcançar o futuro almejado, seja o início de uma carreira, o aperfeiçoamento de uma profissão que já exerça ou o aprimoramento de conhecimento para crescimento pessoal. O fato é que, independente dos motivos que levaram os alunos aqui presentes a se formarem, a caminhada nos trouxe até aqui.

Na Universidade de Fortaleza, todos os aqui presentes tiveram a oportunidade de realizar o seu sonho com excelência. A diversidade de ofertas para o desenvolvimento estudantil dos graduandos fez com que o diploma que iremos receber hoje tenha muito mais valor. Por meio desta instituição, foi possível que muitos de nós não somente experimentássemos os ensinamentos trazidos em sala de aula pelos professores, mas também fôssemos além. Muitos de nós tivemos a oportunidade de ser monitores, e com isso ensinar e aprender ainda mais; outros se empenharam em ser pesquisadores, e assim irem além dos livros e manuais de sala de aula, desenvolvendo artigos e trabalhos acadêmicos.

Também existiram aqueles que buscaram protagonismo docente em movimentos estudantis, seja fazendo parte de Diretórios Acadêmicos, Centros Acadêmicos ou do Diretório Central Estudantil, e puderam, assim, vivenciar um pouco do papel político do conhecimento. Alguns foram beneficiados com as oportunidades de estágio oferecidas pelas empresas parceiras da Central de Estágios da Universidade, e puderam realizar trabalhos que fomentaram o exercício da teoria na prática cotidiana, o que lhes rendeu contatos, experiências, e até mesmo os ajudou a descobrir o caminho a seguir agora, ou até lhes possibilitou o encontro da vaga de emprego que vão ocupar após a colação de grau. Outros estudantes fizeram parte de projetos de extensão e trouxeram os seus conhecimentos para comunidades carentes, crianças com câncer, ou realizaram outros tipos de trabalho voluntário.

Ainda há os que expandiram os seus horizontes por meio dos intercâmbios, conhecendo outros países, culturas e universidades. Existem aqueles também que uniram a graduação com outras paixões, como esporte e arte, fazendo parte das companhias de Teatro e dança, do coral ou compondo as seleções de atletas que representam esta instituição. Alguns, ainda, foram responsáveis pelos projetos de consultoria realizados pelas empresas juniores.

Além das formas de aproveitar a universidade, os alunos aqui também cumpriram essa etapa por diferentes caminhos. Alguns iniciaram o curso em continuidade com os estudos do ensino médio; outros só tiveram a oportunidade de fazer isso anos depois. Alguns tinham que trabalhar enquanto estudavam, cuidar de filhos, gerir uma casa; outros puderam se dedicar totalmente a uma atividade só durante esses anos. Alguns conseguiam pagar o curso com a renda que possuíam ou com um responsável financeiro; outros precisaram de programas de financiamento para concretizar esse sonho.

A universidade nos ofereceu tudo isso e muito mais...

Para que este sonho se concretizasse, foi preciso a ajuda de muitas pessoas, sejam os profissionais da Universidade – chanceler, reitora, vice-reitores, diretores, coordenadores, professores e funcionários; assim como os familiares e amigos, que forneceram todo o apoio necessário.

Isso tudo mostra que as trajetórias, os cursos e os caminhos trilhados pelos aqui presentes podem ter sido bem diferentes. Porém, existe algo que nos une, que foi a perseverança em concluir uma graduação, e isso nos faz todos vitoriosos, por termos vencido essa etapa.

Por fim, deixo uma mensagem para o nosso futuro; que todos possam seguir ensinando e aprendendo, alcançando sonhos, adquirindo conhecimento, se esforçando para alcançar os objetivos que almejam, e vencendo as barreiras que virão. Lembro, ainda, que a nossa UNIFOR foi, é e sempre será o nosso lugar.

Muito obrigada!