null Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica 2024: inscrições abertas para projetos

Qua, 10 Abril 2024 18:53

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na Universidade com os alunos de graduação (Foto: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza lançou editais aos professores da Unifor interessados em realizar projetos de pesquisa com Bolsas de Iniciação Científica.

As inscrições serão realizadas no período de 08 a 30 de abril de 2024.

A iniciativa contemplará os docentes de todos os Centro de Ciências da Unifor, que irão indicar alunos e alunas para desenvolverem projetos de pesquisa com duração de um ano sob sua orientação.

Quatro programas estarão disponibilizando as bolsas:

• o PIBITI; oferecido pelo CNPq;
  • e o PIBIC (do CNPq); BICT (da Funcap) e PROBIC (da Fundação Edson Queiroz), que juntos fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unifor

As inscrições devem ser feitas pelo(a) coordenador(a) da equipe pelo formulário on-line. Na ocasião, deve-se anexar o arquivo Modelo de Projeto em formato .PDF.

Confira os requisitos, documentos necessários e informações adicionais nos editais:

Período de inscrição: 08 a 30 de abril de 2024
Análise e julgamento final dos projetos: até 28 de junho de 2024;
Indicação de bolsistas: Após a disponibilização das cotas pelas agências financiadoras

Sobre a Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) da Unifor tem por objetivo promover o desenvolvimento da pesquisa na Universidade, mediante o encaminhamento de alunos de graduação para a descoberta científica, além do contato com o procedimento e a metodologia adotada em ciência e em tecnologia.

É dirigido prioritariamente ao benefício dos alunos, que têm no programa a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorando seu conhecimento e preparo para a vida profissional. As bolsas de ICT trazem benefícios aos alunos, que podem aprofundar os estudos em sua área e aumentar seu repertório científico; e aos professores, que obtêm ajuda e material para suas pesquisas.