null 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa são celebrados na Unifor com seminário e exposição fotográfica

Os eventos são iniciativas do curso de Direito da Universidade de Fortaleza junto com o Ministério Público do Ceará e outras instituições parceiras

Os eventos contarão com a participação de estudantes, professores, profissionais, movimentos sociais, bem como de pessoas idosas (Foto: Getty Images)

O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA), com o apoio do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - realiza, no próximo dia 1° de novembro (quarta-feira), o Seminário 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. Na ocasião, acontecerá também a abertura da exposição “Memórias de Permanência”. As iniciativas têm como finalidade promover o diálogo e a troca de saberes entre pessoas idosas, estudantes, professores, profissionais, movimentos sociais e comunidade e ocorrerão no Auditório e Hall da Biblioteca.

O seminário, além de abrir a exposição, trará em suas discussões o arcabouço histórico da concepção do Estatuto da Pessoa Idosa e diálogos promovidos por discentes do curso de Direito da Unifor. O senso comum tende a associar o acolhimento institucional para pessoas idosas com algo depreciativo, negativo, estigmatizante. A exposição e o seminário vão tratar o assunto por uma outra ótica, apontando boas práticas e formas exitosas e humanizadoras de acolhimento.

Os eventos têm como público-alvo pessoas idosas, movimentos sociais, agentes culturais, secretarias de cultura, desenvolvedores de tecnologia em acessibilidade, bem como membros, servidores e colaboradores do MPCE e da Unifor.

Conforme detalha a professora do curso de Direito, Mariana López, pela manhã, a programação será destinada para alunos, professores e autoridades. À tarde, será voltada para os idosos que serão convidados para o evento. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), braço social do Sistema Fecomércio-CE, haverá um momento cultural com apresentação do coral do Sesc. Ocorrerá ainda uma apresentação dos alunos do curso de Direito acerca do que eles estão estudando em relação à pessoa idosa. Ao final, será oferecido um lanche para os idosos. “Idealizamos esses momentos para eles porque não faria sentido comemorar os 20 anos do Estatuto sem estar com a presença dos idosos”, afirma Mariana.

Memórias de Permanência

A mostra fotográfica “Memórias de Permanência”, organizada pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, pelo curso de Direito e pelo MPCE, com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI), vai apresentar, em 50 fotografias impressas, o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs. As moradias são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.

A exposição ficará em cartaz no hall da Biblioteca da Unifor de 1º de novembro a 15 de dezembro

Segundo Lenise Queiroz Rocha, presidente da Fundação Edson Queiroz, "Memórias de Permanência" tem como objetivo transformar a visão da sociedade acerca das ILPIs, mostrando-as não apenas como locais de assistência, mas também como lugares de moradia, proteção e cuidado da pessoa idosa. “Por meio do olhar sensível de quem cuida dos idosos e capturou esses momentos, a mostra é um convite para mergulhar na riqueza das experiências compartilhadas pelos residentes dessas instituições, revelando a beleza e a humanidade que nelas habitam”, destaca.

Os eventos contam ainda com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI e Sesc.

Seminário 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e abertura da exposição “Memórias de Permanência”
Data: 1º de novembro de 2023
Local: Auditório e hall da Biblioteca
Evento gratuito e aberto ao público