angle-left Cursos de Gestão investem em Núcleos de Práticas

Ter, 10 Setembro 2019 15:15

Cursos de Gestão investem em Núcleos de Práticas

Atividades práticas da Unifor proporcionam aos estudantes experiências reais e contato com o mercado e empresas cearenses


Além da alta qualidade acadêmica, os dois cursos dispõem de laboratórios de práticas para o aprendizado. Foto: Ares Soares.
Além da alta qualidade acadêmica, os dois cursos dispõem de laboratórios de práticas para o aprendizado. Foto: Ares Soares.

Os cursos de Gestão da Unifor investem em inovação contínua! As graduações em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, por exemplo, oferecem disciplinas bilíngues em sua matriz curricular, programa de dupla graduação,dupla titulação estrangeira, trilhas de formação, dentre outros diferenciais. Além disso, os alunos aplicam o que aprendem em sala de aula nos Núcleos Práticas dos cursos, criados para esse fim. Assim, os estudantes saem da Universidade capacitados para trabalharem nos mais diversos setores de atividades de suas profissões com um excelente embasamento teórico, bem como com o conhecimento dos instrumentos e atividades práticas utilizados no mundo do trabalho.

Além da alta qualidade acadêmica, os dois cursos dispõem de laboratórios de práticas para o aprendizado. A graduação em Comércio Exterior dispõe do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior - NUPEX, onde os alunos matriculados na disciplina obrigatória Planos de Negócios Internacionais,  desenvolvem planos de exportação para empresas cearenses, sob a orientação de professores e monitores, o que proporciona experiências práticas e maturidade profissional. 

“Além de desenvolverem habilidades de gestão do processo de internacionalização de uma empresa. O NUPEX faz com que os alunos aprendam a trabalhar em equipe, respeitar lideranças, horários, cumprimento de metas, e tudo isso com autonomia. São orientados tecnicamente mas dependem de sua determinação e envolvimento dentro da equipe, além de disciplina e responsabilidade” destaca a professora Mônica Luz, coordenadora do Núcleo. 

Os estudantes também fazem contato com o mercado e ajudam a movimentar e internacionalizar o comércio cearense. Desde o início do projeto, em 2015, até o semestre de 2019.1 os alunos já desenvolveram projetos para 40 empresas de porte médio e grande. Sendo que muitas delas já executaram esses planos, internacionalizando seus produtos e serviços.  Estes são indicativos de que os estudantes serão profissionais capacitados para gestão de empresas no âmbito internacional.

Em paralelo, o bacharelado em Ciências Econômicas oferece aos estudantes matriculados na disciplina obrigatória Técnicas em Pesquisas Econômicas a oportunidade de exercitar a prática em análises e pesquisas econômicas, no Núcleo de Pesquisas Econômicas - NUPE, onde realizam para empresas e instituições cearenses: análises de conjuntura e pesquisas econômicas; elaboração de diagnósticos econômico- financeiros; elaboração de projetos econômicos; e demais estudos na área, sempre sob orientação de professores e monitores da disciplina. 

O coordenador do curso de Ciências Econômicas e Comércio Exterior, professor Chico Alberto, destaca: “os alunos que aproveitam todos os diferenciais da Unifor, em especial dos cursos de Comércio Exterior e de Economia, se tornam profissionais de excelência. Nos núcleos de prática eles vivenciam  as atividades voltadas para as suas profissões, à medida que elaboram planos, projetos e análises para diversas instituições e empresas cearenses.   Isso dá oportunidades incríveis, de aprendizado e se constitui em uma porta de entrada para o mercado de trabalho.A prova maior é que vários desses estudantes, após concluírem os cursos, foram contratados por essas empresas”, afirma.    

Saiba mais

Além dos núcleos, os dois cursos possuem diferenciais únicos. Em Comércio Exterior, 23 disciplinas são lecionadas em inglês, feito pioneiro a nível de graduação. Outro fato de grande relevância é que os cursos possuem um programa de dupla graduação no qual em 5 anos os estudantes podem estar formados com títulos: Economista e profissional em Comércio Exterior. Além disso, existe o programa de Dupla Graduação Estrangeira, em que o aluno que cursa dois anos na Unifor e mais um ano na instituição estrangeira, recebe o título em Gestão Internacional. 

Serviço

Núcleo de Práticas em Comércio Exterior - NUPEX
Local:
R07

Núcleo de Pesquisas Econômicas - NUPE
Local:
R04