null Seminário do curso de Psicologia debate a infância na contemporaneidade

Seminário do curso de Psicologia debate a infância na contemporaneidade

Evento acontece dia 2 de outubro, a partir das 15h. Inscrições online

Sabrina Matos e Leônia Teixeira, professoras de Psicologia da Universidade de Fortaleza.  Foto: Ares Soares.
Sabrina Matos e Leônia Teixeira, professoras de Psicologia da Universidade de Fortaleza. Foto: Ares Soares.

O curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza dará início ao 1º Seminário Infâncias, Adolescências e Laço Social, com o tema “Dia da Criança: há o que comemorar?”. O evento acontece próximo dia 2 de outubro, a partir das 15h, no Auditório A3 da universidade. A iniciativa é gratuita e aberta ao público. Inscrições online.

A idealização do seminário surgiu através do Laboratório  de Estudo sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS), ligado ao Programa de Pós-Graduação da Psicologia da Universidade de Fortaleza. As professoras de Psicologia Sabrina Matos e Leônia Teixeira, contam que a partir de debates sobre questões da contemporaneidade, surgiu a iniciativa de expandir as conversações sobre a infância, adolescência e o laço social para um público mais amplo.

No primeiro debate, realizado no dia 2 de outubro, será abordado discussões, junto ao público presente, sobre o que pensar da infância no tempo em que nós vivemos. “A questão que irei abordar, inicialmente, é se podemos pensar em infância se na verdade ela se equivale a agenda lotada de um adulto”, diz Sabrina. “Ser criança não é a mesma coisa de ter infância. O que podemos notar é um cenário onde elas estão sendo destituídas essa possibilidade de viver esse tempo”, complementa.

Outro questionamento que será abordado durante o debate, incitado pela professora Leônia, será sobre altos números de violência contra as crianças. “A partir de dados coletados, que são bastante sangrentos, haverá um debate sobre o alto número de genocídios de infâncias e adolescências no Brasil, como por exemplo o da garota Ágatha, no Rio de Janeiro”, fala a professora. “As crianças estão deixando de viver sua infância por vários fatores, dentre eles há a violência, com crianças sendo contratadas para trabalhar em facções aqui no Ceará, também há um grande número delas em semáforos, entre outros motivos”, complementa a professora.

“O objetivo é poder captar o máximo de pessoas, entre alunos e o público em geral, para haver uma debate sobre o que está acontecendo”, fala a professora Sabrina. O evento também contará com a participação das professoras Luciana Quixadá, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e da professora  Ângela Pinheiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento é organizado pelas professoras Sabrina Matos, Leônia Teixeira, Janara Pinheiro e Juçara Mapurunga, da Universidade de Fortaleza.

1º Seminário Infâncias, Adolescências e Laço Social
Dia da Criança: há o que comemorar?

Data: 2 de outubro de 2019
Local: Bloco A / Auditório A3