null Últimos dias! Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) encerra inscrições para Programa Cidadania Ativa em 24 de fevereiro

Sex, 17 Fevereiro 2023 16:55

Últimos dias! Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) encerra inscrições para Programa Cidadania Ativa em 24 de fevereiro

Estudantes têm até a próxima sexta-feira para se candidatar a uma vaga.


Programa abre portas para vivências e contribui para a compreensão do papel dos alunos como estudantes de Direito (Foto: Getty Images)
Programa abre portas para vivências e contribui para a compreensão do papel dos alunos como estudantes de Direito (Foto: Getty Images)

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, encerra as inscrições para o Programa Cidadania Ativa (PCA) no próximo dia 24 de fevereiro. O projeto, que visa levar a consciência cidadã para além dos escritórios jurídicos, tem encontros quinzenais e é aberto a todos os alunos da graduação da Unifor.

Juliana Mamede, coordenadora da graduação em Direito da Unifor, destaca as vivências e interações proporcionadas pelo PCA. Para ela, o projeto faz com que os alunos desenvolvam habilidades essenciais à carreira.

“O profissional do século XXI deve apresentar habilidades socioemocionais que o permitam interagir com o próximo, ser empático, criativo, trabalhar em equipe, ter criticidade em seu pensamento, possuir uma visão global e sistêmica, enfim, ser um agente promotor de mudanças que viabilize a transformação social”, declara a docente.

Ela conta que, durante as atividades dos projetos, já se deparou com situações em que cidadãos não tinham consciência dos seus direitos ou não sabiam como efetivá-los. “A partir das orientações e encaminhamentos recebidos, algumas situações foram sanadas”, relembra.

Direito na prática

Para Juliana Sobreira, egressa do curso de Direito da Unifor, o Programa Cidadania Ativa teve muita importância na sua formação. “Despertou a minha visão para outras realidades, até então não conhecidas, sendo um combustível para que eu pudesse me tornar alguém melhor a fim de tornar mais fácil, nem que fosse um pouquinho, a vida do outro”, comenta.

No âmbito profissional, a jovem relata que as experiências vividas no PCA influenciaram sua perspectiva. “Ao manusear os processos criminais, não conseguia mais enxergar as pessoas como “partes” ou “rés”, mas como sujeitos de direitos. Eles, como nós, tinham as suas histórias e, por meio do PCA, pude ouvir muitas delas”, observa.

Professores e alunos que participam do Programa costumam passar por momentos marcantes. Com Juliana, não foi diferente. Ela revela que, no projeto Liberdade Assistida, as oitivas das crianças e dos adolescentes eram particularmente difíceis. “As histórias, de como ali chegaram, não deveriam ter sido protagonizadas por eles… Ali, falavam de abandono, uso de drogas e muitas negligências”.

Prêmio Innovare

Ao longo dos mais de 20 anos de história, o Projeto tem experimentado também momentos de alegria, a exemplo das cerimônias do Casamento Coletivo, dos encontros de encerramento dos projetos e, em especial, do recebimento do Prêmio Innovare.

A premiação ocorreu em 2008, quando representantes do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor estiveram em Brasília para receber a homenagem que reconhece as melhores práticas jurisdicionais do país.

Aprendizado compartilhado

Ao fim de cada projeto, são realizadas palestras e reuniões com os participantes. É o momento em que os estudantes percebem que além de repassar o conhecimento adquirido na faculdade, também aprenderam com as vivências e histórias das pessoas que conheceram.

Os encontros e atividades acontecerão de forma híbrida. Para os estudantes que permanecerem até o final do semestre 2023.1, serão concedidos certificados de 30 horas/aula ou 60 horas/aula, válidos como atividade complementar.

Sobre o Programa Cidadania Ativa

Criado em 2001, o Programa Cidadania Ativa (PCA) do CCJ é uma prática de responsabilidade socioambiental da Unifor. Constitui-se em uma forma inovadora de integrar os corpos docente e discente da Universidade no desenvolvimento voluntário de atividades voltadas para a conscientização de direitos nas comunidades.

Alunos e professores voluntários do curso de Direito da Unifor desenvolvem, por meio de projetos específicos, palestras, reuniões, apostilas, folders e cartilhas, com o objetivo de fortalecer a cidadania, levando o conhecimento jurídico até a comunidade.

Serviço

Programa Cidadania Ativa
Inscrições até 24 de fevereiro de 2023
Inscreva-se aqui
Mais informações: (85) 3477-3304 ou (85) 98668-9449 (WhatsApp)
E-mail para contato: programacidadaniaativa@unifor.br