angle-left Palestra virtual celebra dia do profissional de Educação Física

Palestra virtual celebra dia do profissional de Educação Física

Evento acontece no dia 3 de setembro, a partir de 8h, com o tema “O uso de aplicativos no acompanhamento dos praticantes de atividades físicas".


Professora Diane Nocrato, coordenadora do curso, destaca que o uso de aplicativos é fundamental para o acompanhamento dos alunos, sobretudo em tempos de pandemia. (Foto: Ares Soares)
Professora Diane Nocrato, coordenadora do curso, destaca que o uso de aplicativos é fundamental para o acompanhamento dos alunos, sobretudo em tempos de pandemia. (Foto: Ares Soares)

Assim como diversas profissões, a pandemia também atingiu diretamente o profissional de Educação Física, que precisou se reinventar e utilizar das mais diversas ferramentas tecnológicas para permanecer ativo na carreira. Passado o processo de adaptação, aprendizados e redescoberta, a categoria tem muito a comemorar. 

Para celebrar o dia do profissional de Educação Física (1º de setembro), a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o evento Educação Física em Evidência, no dia 3 de setembro, com palestra virtual sobre “O uso de aplicativos no acompanhamento dos praticantes de atividades físicas”. Será às 8h, em sala do Google Meet

Dentre os palestrantes, destaque para o professor Alexandre Medeiros, egresso do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza e atualmente no quadro docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Também debatem no evento virtual o professor Márcio Maia (UFC, We Care.Fitness) e Tiago Lins (We Care.Fitness). 

Amor pela profissão 

A admiração de Graziela Pacheco pela Educação Física vem desde o ensino fundamental. “Eu já tinha certeza do que queria, mas não sabia que ia amar tanto um curso como a Educação Física. Não me vejo fazendo outra coisa. Ser profissional de Educação Física é sempre levar com você um sorriso no rosto. Todos os dias me orgulho do curso que escolhi. Poder contribuir para a promoção de saúde e da qualidade de vida da população e ainda me divertir junto com eles, não tem coisa melhor”, exalta a aluna do 4º semestre. 

Treinar nunca mais será exatamente como antes

O uso de aplicativos, tema da palestra virtual comemorativa ao Dia do Profissional de Educação Física, é fundamental para o acompanhamento dos alunos, nas mais diversas modalidades. A pandemia acabou potencializando, de uma maneira forçada, essa importância. Quem diria que um dia se faria exercícios com a orientação virtual de um profissional de educação física?

De acordo com a professora Diane Nocrato, coordenadora do curso de Educação Física da Unifor, durante a pandemia, os profissionais da área, dentre eles egressos, viram a necessidade de aplicar tudo o que é estimulado ao longo da graduação. “Tais como o uso de recursos tecnológicos e audiovisuais nas modalidades, que até então eles não visualizavam a necessidade”, exemplifica.   

Nova grade estimula habilidades importantes para o mercado de trabalho 

Essa postura de se adaptar às demandas do mercado é uma das habilidades que a nova matriz curricular do curso de Educação Física se propõe. “O novo currículo veio com a proposta de fazer com que o profissional seja mais orientado para a gestão e o empreendedorismo. Isso vai acabar ajudando muito para a reprogramação desse profissional de educação física”, destaca a professora ao analisar o mundo pós-pandemia.   

“A gente estimula tanto os alunos a se reinventarem, utilizarem a criatividade e serem proativos, que eles saem do curso com essas habilidades. Dentro da prescrição de exercícios, por exemplo, trabalhamos com situações adversas. E na pandemia, o mais importante foi esse processo de adaptação ao novo normal”, destaca a professora.

Estude na Unifor

Conheça as possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza neste semestre 2020.2. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. 

*exceto Medicina

Confira as regras aqui.

Serviço 

Evento Educação Física em Evidência
Palestra: “O uso de aplicativos no acompanhamento dos praticantes de atividades física”
Convidados: Prof. Alexandre Medeiros (UFC, We Care.Fitness), Prof. Marcio Maia (UFC, We Care.Fitness) e Tiago Lins (We Care.Fitness)
Link de acesso: meet.google.com/izg-genj-nnw

Event Navigation Portlet está temporariamente indisponível.