null Mercado de trabalho para nutricionista oferece múltiplas possibilidades de atuação profissional

Sex, 26 Junho 2020 11:53

Mercado de trabalho para nutricionista oferece múltiplas possibilidades de atuação profissional

Graduação da Unifor é referência em excelência no processo de ensino e aprendizagem. Curso possui 4 estrelas no Guia do Estudante.


Professora Carolinne Reinaldo é  coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)
Professora Carolinne Reinaldo é coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

O nutricionista é o profissional que conhece as propriedades nutricionais dos alimentos, bem como a forma correta de alimentação para cada tipo de pessoa. Por ser um profissional fundamental para manter a saúde em dia, a área tem grande potencial de empregabilidade e múltiplas possibilidades de atuação profissional. 

A coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, Carolinne Reinaldo, explica que a nutrição é dividida em três grandes áreas: Nutrição Clínica, Alimentação Coletiva e Saúde Coletiva. “O papel do profissional envolve a prevenção, o tratamento de doenças e questões sociais recorrentes. Os profissionais são aliados dos serviços de alimentação e atuam com estratégias de prevenção, elaborando e implementando protocolos na cadeia produtiva dos alimentos”. Os protocolos envolvem implementação de práticas de manipulação, rotinas de higienização e treinamento de funcionários nesses serviços para que as práticas de alimentação sejam seguras. 

Os nutricionistas têm papel fundamental na sociedade nesse momento de pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), uma vez que são responsáveis por orientar a população sobre os cuidados de higiene nas compras e manuseios dos alimentos. E, claro, orientando acerca da alimentação saudável no contexto domiciliar, a fim de contribuir com a manutenção da saúde. “Profissionais que atuam com a saúde coletiva são fundamentais por contribuírem com o direito humano à alimentação adequada”, destaca Carolinne. 

Segundo a coordenadora, o mercado de trabalho está passando por mudanças e os profissionais se reinventando, gerando mais oportunidades. “Cresce a cada dia a presença desses profissionais em ambientes virtuais, surgindo projetos empreendedores e inovadores alinhando tecnologia da informação a comunicação. Vemos egressos da Unifor oferecendo cursos, mentorias online, consultoria e assessoria remota para bares e restaurantes e, até mesmo, participando de “lives”. O mercado demanda profissionais com criatividade, atitude, ética e empreendedorismo, campos que são amplamente explorados no curso de Nutrição da Unifor”. 

A experiência de quem está no mercado

Marília Nogueira é egressa do curso de Nutrição da Unifor, turma de 2013.2. Na adolescência teve dificuldade em perder peso, então, começou a ler sobre alimentação e se apaixonou pela área nutricional. Durante o curso teve afinidade com a nutrição infantil.  

Atualmente, trabalha com Marketing de Nutrição. “Atuo em uma multinacional, Danone Nutricia, como representante de fórmulas infantis especiais - para crianças com alergia à proteína do leite de vaca -, e suplementos para crianças. Meu trabalho é divulgar as fórmulas por meio de conteúdos científicos. Preciso estar sempre atualizada sobre o assunto. O maior desafio é o deslocamento diário, indo de consultório em consultório falar com os profissionais da área da saúde. Também administro aulas para profissionais sobre nutrição infantil”, informa Marília.  

Nutrição Hospitalar 

A experiência de Rayza Marques é na área de Nutrição Hospitalar. Egressa do curso de Nutrição da Unifor, turma 2018.2, ela sempre quis atuar na área da saúde cuidando de quem precisa. “A nutrição foi algo divino. Mudou meu estilo de vida, hábitos alimentares, experiência profissional, tudo”. 

Logo que saiu da graduação, Rayza atuou como nutricionista em uma clínica de endocrinologia em Fortaleza, onde adquiriu experiência em atendimento e contato com os pacientes. Atualmente, é nutricionista hospitalar em uma empresa de distribuição de produtos hospitalares, dentre esses produtos estão as dietas enterais. “Essas dietas são exclusivas para pacientes que se alimentam por sonda, e, às vezes, por alimentação via oral, são voltadas para pacientes com câncer de esôfago, por exemplo, ou Alzheimer. Eles precisam de uma alimentação específica”, informa. 

Segundo Rayza, quem quer atuar na área deve procurar ainda na graduação as áreas de afinidade. “Para isso a Unifor disponibiliza grupos de estudo, monitorias, palestras, eventos e trabalhos voluntários. O ideal é que o aluno vá buscando todas as oportunidades até se identificar. E quando descobrir, pesquisar os assuntos específicos da área de interesse”. 

Áreas de Atuação  

O nutricionista pode atuar como gestor em unidades de alimentação e nutrição. Pode exercer atividades privativas da profissão, como assistência e educação nutricional de coletividades ou indivíduos, assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética. Estando apto a planejar, executar e avaliar ações de cuidado ao ser humano de forma a garantir a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e a segurança alimentar e nutricional. 

Estude Nutrição na Unifor 

Se você sonha em cursar Nutrição, não perca mais tempo e ingresse na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, uma das melhores universidades do mundo com até 50 anos, segundo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação.

Com 18 anos de existência, a graduação em Nutrição da Unifor possui 4 estrelas no Guia do Estudante e Nota 4 em Conceito de Curso (CC), nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC). O graduado desenvolve a concepção da segurança alimentar e nutricional e a atenção dietética nas diversas áreas. O curso é referência em excelência no processo de ensino e aprendizagem, com a utilização de metodologias ativas e um corpo docente formado por mestres e doutores. Apresenta projeto didático-pedagógico inovador, matriz com integração curricular, atenta às tendências do mercado. Os alunos realizam atendimento nutricional desde o 4º semestre, alinhando teoria e prática à vivência profissional.

Ingresse em uma das melhores instituições de ensino superior do mundo. Traga seu curso para a Unifor e ganhe até 40% de bolsa até o final do curso*. Garanta sua vaga sem precisar sair de casa. Você pode realizar sua inscrição no site da Unifor e acompanhar todo o processo online. O retorno sai em até 48 horas. 

*exceto Medicina.

Confira as regras em unifor.br.
 

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.