null Campus Aberto: Após dois anos, Unifor recebe público aos sábados

Sex, 24 Junho 2022 19:21

Campus Aberto: Após dois anos, Unifor recebe público aos sábados

Durante o mês de julho, o campus da Universidade de Fortaleza é uma opção ao ar livre para todas as idades

Na área verde da Unifor, amigos e familiares dividem a companhia em meio a natureza  (Foto: Ares Soares)
Na área verde da Unifor, amigos e familiares dividem a companhia em meio a natureza (Foto: Ares Soares)

Se você procura um espaço ao ar livre para aproveitar a natureza ou praticar esportes, se liga: a partir do dia 2 de julho o campus da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, estará aberto todos os sábados do mês, de 8h às 17h. A iniciativa visa  promover mais um espaço de lazer e cultura aos moradores de Fortaleza.

Com mais de 490 mil metros quadrados de extensão para aproveitar, os visitantes têm acesso gratuito às exposições no Espaço Cultural Unifor e à Biblioteca de Acervos Especiais. O público ainda pode conhecer a Coleção Raquel de Queiroz e a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel na Biblioteca Central, além de fazer piqueniques e passear de bicicleta na área verde ou praticar atividades físicas no Parque Desportivo

+ Confira opções culturais para aproveitar as férias na Unifor

Traga a família e os amigos para conferir tudo que o Campus Aberto tem para oferecer! Veja a seguir detalhes do que você pode aproveitar.

Área verde

Piqueniques, bicicletas, patins, skates, bolas de todas as cores, tapetes de yoga, cordas para pular, bolhinhas de sabão, crianças rindo, adultos contando histórias: o cenário perfeito para o dia no campus mais lindo do Brasil! Na Unifor, a areá verde é um convite para apreciar o meio ambiente e as suas belezas naturais. Aqui, você encontra um baobá com mais de 40 anos de existência, imensas palmeiras imperiais, um pau-brasil plantado pelo criador da universidade, Edson Queiroz (1925-1982), carnaubais, um pau d’arco roxo, ipês rosa e amarelo, dendezeiros, além de toda uma miríade de vegetais e animais, como pássaros, emas e soins.

Os visitantes que estiverem de carro podem acessar a área verde pelo pórtico norte, com acesso pela Avenida Paisagística. Já quem estiver a pé ou de bicicleta, o acesso é pelo pórtico sul, por meio da Avenida Valmir Pontes ou pela entrada principal da Avenida Washington Soares.

Parque Desportivo

Com 5 mil m² de área, o Parque Desportivo da Unifor é um convite para quem quer praticar esporte em um local seguro e moderno. Durante os fins de semana do mês de julho, estarão disponíveis para serem aproveitadas a pista de atletismo; as quadras de futebol, basquete e vôlei; além das quadras de tênis.

Espaço Cultural Unifor

Situado no 2º piso da Reitoria da Universidade de Fortaleza, o Espaço Cultural Unifor é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Patrimônio Turístico de Fortaleza, o local promove acesso gratuito às exposições, além da renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do País.

Atualmente, estão em cartaz no local três exposições. São elas: “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, em celebração ao centenário do movimento que teve papel fundamental na consolidação do modernismo no Brasil;  “O Céu como Limite”, apresentada pela primeira vez pelo artista cearense Mario Sanders; e  “Macedônia”, dos artistas Daniel Chastinet e Wilson Neto, que traz 23 telas em técnica mista sobre tecido, além de fotos e objetivos trazidos da viagem da dupla ao leste europeu.

Aos sábados e domingos, o Espaço Cultural funciona das 10h às 18h.
Mais informações: (85) 3477.3319 ou na página “Em Cartaz”

Biblioteca

Também estará disponível aos sábados, de 8h às 11h55, o acesso à Biblioteca Central da Unifor, onde é possível encontrar grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense Rachel de Queiroz – formado por 3.100 itens, sendo 2.800 livros e cerca de 300 periódicos. Além disso, o espaço também abriga a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, dedicado às produções histórico-culturais em formato de cordel. A Cordelteca da Unifor homenageia a primeira mulher a publicar um folheto de cordel, em 1938.

Também parte do patrimônio literário da Unifor, a Biblioteca de Acervos Especiais está localizada no 1º piso da Reitoria da Universidade. Conta com um acervo de cerca de 9 mil volumes nas áreas de Artes, Literatura, História, Direito, Pareceres Jurídicos e Manuscritos. Também dispões de volumes com ilustrações originais de artistas nacionais e estrangeiros e obras raras datadas dos séculos XV ao XVIII, além de primeiras edições de clássicos da Literatura Brasileira com assinatura e dedicatórias de autores. A visitação à Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor é feita em grupo e sob agendamento.

Mais informações:  (85) 3477.3169 |  (85) 3477-3823 | acervosespeciais@unifor.br