null Colação de Grau: histórias sobre segunda graduação e vivências inesquecíveis no campus

Qui, 1 Julho 2021 11:46

Colação de Grau: histórias sobre segunda graduação e vivências inesquecíveis no campus

O conhecimento e as experiências proporcionadas pela graduação agregam valor à trajetória de profissionais de perfis diversos que querem continuar aprendendo e realizando sonhos


A cerimônia virtual reúne cerca de 1.200 concludentes que tiveram suas vidas transformadas pelo conhecimento
A cerimônia virtual reúne cerca de 1.200 concludentes que tiveram suas vidas transformadas pelo conhecimento

Uma nova etapa começa para Lina Cavalcante (40 anos), Rherison Coelho (32 anos) e Thaís Grangeiro (20 anos), que estão concluindo as graduações, respectivamente, em Psicologia, Ciências Econômicas e Design de Moda na Universidade de Fortaleza. Em comum, os três concludentes revelam as experiências de aprendizado e convivência memoráveis que o campus da Unifor proporcionou e o desejo de continuar aprendendo. Eles participam da cerimônia virtual que reúne cerca de 1.200 concludentes nesta sexta-feira, 2 de julho. A Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza a solenidade de Colação de Grau 2021.1 virtualmente, às 20h, com  transmissão pelas redes sociais da Universidade e na TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay).

Lina e Rherison já passaram por outras graduações e relatam que o aprendizado de retomar os estudos em outras áreas agrega novas possibilidades às carreiras escolhidas. Thaís, apesar de estar no começo da vida profissional, frequenta o campus há décadas. A mãe da concludente já dava aulas na Unifor enquanto a filha que está concluindo Design de Moda era gestada.   

Psicologia

Lina, que se graduou em Jornalismo em São Paulo aos 23 anos, atuou em diversas funções na área de Comunicação, mas foi na Psicologia que encontrou a realização profissional e pessoal que buscava. “Na segunda graduação, eu já tinha mais certeza do que queria, já tinha um objetivo mais claro”, compara a concludente. Ao longo da graduação, as oportunidades de fazer estágio não curricular no Espaço Cultural Unifor, na mediação de exposições de arte, e estágio curricular em uma escola pública abriram novos caminhos para o aprendizado. Com formação em Psicanálise, Lina já atua como psicanalista e avalia que a conclusão da graduação em Psicologia vai possibilitar novas oportunidades na carreira, como atuar como psicóloga educacional. 


Já graduada em Jornalismo, a concludente de Psicologia, Lina Cavalcante, passou também pelo estágio no Espaço Cultural Unifor (Foto: acervo pessoal)

As vivências relacionadas à cultura e ao meio ambiente que o campus da Unifor proporcionou são ressaltadas por Lina. “Tive uma experiência muito rica na Unifor. Sou muito grata à universidade, pelas vivências no campus. Tive grandes professores, muitos deles viraram meus amigos. Posso dizer que tenho amizade com ex-professores hoje e tenho admiração por muitos”, conta ela, que comemora a conclusão da segunda graduação, cursada em meio às demandas com o trabalho, com a casa e com a família. A aluna é mãe de Malu, de cinco anos. A menina, que nasceu enquanto Lina já estava na Psicologia, diz que gostaria de estudar na Unifor por ser fã da ema Moema, mascote da Universidade.  

Design de Moda

Também foi por meio da atividade profissional da mãe que a concludente de Design de Moda, Thais Grangeiro, passou a frequentar o campus desde muito cedo. “Na verdade, comecei a vir ao campus na barriga da minha mãe e com quatro meses de vida já passeava de carrinho pela Unifor. Com seis anos eu já sabia como ir da Pós-graduação até o Centro de Convivência, sozinha. A Unifor sempre foi minha primeira opção de curso superior, desde muito pequena”, conta Thais, filha da professora Ellen Grangeiro, do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor.


Thais é filha de professora e sempre teve a Unifor como primeira opção para o Ensino Superior (Foto: acervo pessoal)

A expectativa de Thais, com o diploma em mãos, é correr atrás de um grande objetivo: ser figurinista na Disney. “Sempre sonhei em desenhar e produzir vestidos de princesas e outros personagens de histórias fictícias, que fazem com que o público tenha vontade de entrar em um universo de fantasia. Sei que ainda tenho muito chão pela frente, mas meu diploma com certeza será o primeiro passo para a concretização de todos esses desejos”, conta a concludente. Thais considera que a graduação proporcionou uma grande evolução pessoal, como aprender a se impor mais quando necessário e a conhecer melhor o próprio potencial. “Acho que, em geral, entendi muito sobre quem eu sou de verdade, minha essência como pessoa. Isso com certeza será refletido na minha vida profissional, pois um conhecimento melhor sobre mim mesma irá gerar frutos incríveis na área da moda, contando também com o vasto reforço teórico que o curso me apresentou”, explica.

Ciências Econômicas

Já graduado em Comércio Exterior, o concludente Rherison Sabino Coelho recebe agora o diploma de Ciências Econômicas da Unifor. “Nesta jornada vivenciei muitas experiências, curioso que sou, cursei disciplinas de outros cursos e até de outros centros como no CCT (Centro de Ciências Tecnológicas), sempre na busca de absorver tudo que a universidade pudesse me oferecer. Uma universidade que constantemente performa nas melhores posições dos principais rankings de avaliação de instituições de ensino superior, certamente tem muito a oferecer”, avalia o concludente.

Após a formação anterior em Comércio Exterior, Rherison agrega conhecimentos obtidos na graduação em Ciências Econômicas (Foto: acervo pessoal)

Agora, as expectativas são muitas, pois Rherison considera que o esforço como estudante está baseado na certeza de que todo o conhecimento adquirido o tornará um profissional melhor. “Cursar uma segunda graduação na Unifor foi uma experiência muito interessante, logo após concluir a primeira graduação na universidade, em 2019, eu podia perceber o quanto havia amadurecido e me desenvolvido como profissional”, relata. A avaliação de Rherison é que estudar na Unifor contribuiu para que desenvolvesse múltiplas competências e se tornasse um profissional mais completo e preparado para os desafios do mercado de trabalho e da vida.

Formando gerações

As trajetórias de Lina, Thais e Rherison são únicas. Os concludentes estão entre os cerca de 1.200 que colam grau em 2021.1 na Universidade de Fortaleza. Por causa da pandemia de Covid-19, a cerimônia será realizada novamente de forma virtual. Esse momento simboliza a conquista de quem aposta no conhecimento como instrumento de transformação pessoal e coletivo. A Unifor já graduou mais de 100 mil profissionais, levando a várias gerações a missão de “contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”.

Serviço:

Cerimônia de Colação de Grau 2021.1
Dia: 02 de julho (sexta-feira)
Horário: 20h
Transmissão: TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e redes sociais da Universidade de Fortaleza (Instagram e YouTube como @uniforcomunica e Facebook)