angle-left IX Encontro Internacional de Direitos Culturais discutirá impactos da pandemia na área cultural

IX Encontro Internacional de Direitos Culturais discutirá impactos da pandemia na área cultural

Evento tem previsão para ocorrer online em outubro deste ano. Programação foi divulgada.


Professor Humberto Cunha é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) e presidente do Encontro Internacional de Direitos Culturais. (Foto: Ares Soares)
Professor Humberto Cunha é coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) e presidente do Encontro Internacional de Direitos Culturais. (Foto: Ares Soares)

A pandemia de COVID-19 trouxe inúmeras consequências para quase todos os setores da sociedade, sendo o cultural um dos mais discutidos, visto que o distanciamento social impossibilita a realização de espetáculos presenciais e o funcionamento de teatros, cinemas e outros espaços do tipo; afetando, assim, os direitos culturais correspondentes. 

Para discutir os diversos aspectos que rodeiam o assunto, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, uma instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará o IX Encontro Internacional de Direitos Culturais (EIDC).

Sob a coordenação geral da Vice-Reitoria de Pós-Graduação (VRPG), o evento, que  em suas duas últimas versões também foi realizado de forma virtual, acontecerá nos dias 5 a 9 de outubro de 2020. As inscrições para participantes iniciaram em 1º de julho.

Como pressuposto, o tema do Encontro deste ano será “Direitos Culturais: impactos da pandemia”. O objetivo é fomentar debates entre a comunidade científica, principalmente do campo jurídico, sobre os efeitos da atual pandemia nos direitos culturais, e levantar possíveis soluções para os conflitos que surgiram dentro dessa área, seja nos âmbitos locais, nacionais, transnacionais ou planetário. 

“O setor cultural foi muito e imediatamente afetado pela pandemia e será um dos últimos a se restabelecer em termos de normalidade em alguns de seus aspectos. Entretanto, mostrou seu grande valor no confinamento, pois todo mundo ficou com uma necessidade muito maior de consumo de elementos artísticos, como filmes, livros e música”, conta o pesquisador Humberto Cunha, presidente do evento. “Queremos entender os impactos positivos e negativos da pandemia sobre os direitos culturais, considerando os elementos que permeiam nossa realidade de confinamento, principalmente a internet”, continua ele.

> CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA

Serviço

IX Encontro Internacional de Direitos Culturais
Data: 5 a 9 de outubro de 2020
Inscrições dos trabalhos: 1º de julho a 16 de agosto de 2020
Inscrições de ouvintes: até 4 de outubro de 2020
Resultado da seleção dos trabalhos: 15 de setembro de 2020
Inscrições devem ser realizadas aqui.
Trabalhos devem estar formatados no template do evento.
Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail contato@direitosculturais.com.br

O evento ocorrerá online. Links e horários serão divulgados aos participantes em breve.