null Tie Dye: técnica de moda famosa nas décadas 60 e 70 retorna como tendência

Qui, 1 Outubro 2020 16:41

Tie Dye: técnica de moda famosa nas décadas 60 e 70 retorna como tendência

Estilista e professor do curso de Design de Moda da Unifor orienta o passo a passo para aplicar a técnica em casa


Em alta no momento, a técnica Tie Dye pode ser facilmente realizada em casa como o uso de alguns materiais (Foto: Getty Images)
Em alta no momento, a técnica Tie Dye pode ser facilmente realizada em casa como o uso de alguns materiais (Foto: Getty Images)

Amarrar e tingir: a tradução para o português do termo “Tie Dye” define o que a técnica representa. A nomenclatura começou a ser utilizada nos anos 60 e 70, quando foi adotada pela comunidade hippie. Os hippies eram vistos frequentemente usando suas camisetas, calças e acessórios como representação de liberdade e revolução, princípios característicos do movimento. 

Entretanto, tingir roupas utilizando a técnica Tie Dye é um costume ainda mais antigo do que se imagina. Ricardo Bessa, professor do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, explica que a técnica surgiu no oriente. “A técnica indiana Tie Dye começou há cerca de 5000 anos, nos Estados indianos de Rajasthan e Gujarat. As cores fortes são escolhidas porque na Índia é sempre tudo colorido, mesmo sendo de diferentes religiões. Muitos acreditam que a comunidade muçulmana Khatri de Kutch foi uma das primeiras a usar essa forma de tingimento. A técnica Tie Dye se difere em padrões variados, no entanto, na base dela, envolve dar nós meticulosos à mão no tecido e então tingí-los. Nada mudou no processo ao longo dos séculos”, afirma. 

Quando a técnica chegou ao ocidente, Ricardo ressalta que a comunidade hippie buscava pelo individualismo em suas roupas. “Rejeitando a violência, o capitalismo, o materialismo e a uniformidade, a cultura hippie pregava o amor e a compaixão”, contextualiza. 

A moda, como um fenômeno cíclico e social, registra o retorno da tendência nos tempos atuais. Segundo o professor, essa técnica voltou durante o período de isolamento social por ser artesanal e fácil de ser feita em casa. “Com a facilidade de acesso às mídias eletrônicas, todos podemos pesquisar diferentes padrões da técnica e executar em casa, nos velhos fogões e panelões. A pandemia trouxe de volta diversas técnicas artesanais para tingimento e estamparia de tecidos, entre elas, o Tie Dye”, completa. 

Faça você mesmo

O professor Ricardo Bessa orienta o passo a passo necessário para realizar o tingimento em casa. Confira:

1 - Selecione uma camiseta branca e molhe um pouco até que fique úmida. É importante que não esteja seca e nem encharcada;

2 - Depois, enrole sua camiseta de acordo com o formato que quer o seu desenho. Por exemplo, em efeito espiral; 

3 - Pegue a tinta para tecido com a cor de sua preferência e dissolva ela na água;

4 - Misture bem, para a tinta ficar bem líquida; 

5 - Despeje a tinta como quiser, fazendo as combinações que desejar pela camiseta. É o momento de colorir;

6 - Vale lembrar que é necessário não deixar nenhuma parte em branco;

7 - Quando terminar, coloque a camiseta em uma sacola plástica e deixe secar naturalmente ao Sol;

8 - E pronto, quando secar bem, basta vestir e aproveitar a camiseta colorida!