null Curso de Design de Moda realiza Oficinas de Estamparia Criativa e Varal Literário

Seg, 21 Outubro 2019 11:05

Recriar peças com criatividade e aprender sobre a relação da moda com a poesia marcaram as oficinas

Admiráveis, criativas e encantadoras, assim pode-se descrever as oficinas: “Estamparia: Mudando a estética dos objetos” e “Varal literário de moda”. Foto: Isadora Linhares.

Admiráveis, criativas e encantadoras, assim pode-se descrever as oficinas: “Estamparia: Mudando a estética dos objetos” e “Varal literário de moda”, promovidas nesta sexta-feira (18), pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão.

Para a professora do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, Giovana Cadilhac, a realização da oficina de Estamparia Criativa é importante porque dá a oportunidade de demonstrar para outras pessoas não trabalham na área da moda, aprender sobre técnicas que são bastantes utilizadas durante o curso, e que podem ser aplicadas em diversos ambientes, como decoração de parede, almofadas e roupas, além de ser uma técnica barata e super adaptável a várias situações.

“A estamparia criativa é sobre não se limitar a sempre comprar as coisas prontas, a pagar caro por produtos que a indústria oferece, ela é sobre eu produzir para mim mesma, aquilo que a minha imaginação permite, por exemplo, a partir de mandalas é possível fazer diversos tipos de desenhos que eu mesmo  posso produzir, além de ser mais acessível e ainda podendo tornar aquele produto em algo diferente, único”, relata a professora.

Isadora Linhares, estudante do 2º semestre do curso de Publicidade e propaganda da Universidade de Fortaleza, achou válida a oportunidade de participar da oficina, porque vai além dos conteúdos discutidos no seu curso. “O mundo Unifor está me dando essa oportunidade de poder conhecer mais sobre outros cursos e as atividades que eles fazem, essa está sendo uma ótima oportunidade para poder aprender coisas diferentes”, comenta a estudante.

Já a oficina “Varal Literário de Moda”, ministrada pelo também  professor do curso de Design de Moda, Ricardo Bessa, que é apaixonado por poesia desde criança, teve como principal objetivo de despertar nos estudantes a importância de se pensar e discutir sobre poesia e literatura, visto que, segundo o professor, os jovens atualmente estão lendo cada vez menos, principalmente livros físicos, pois estão mais interessados pelas novas tecnologias. Para ele, despertar nesses jovens, mesmo que seja através da tecnologia, o interesse pela leitura e poesia é fundamental para sua construção intelectual, pessoal e profissional.

Na oficina, o professor juntamente com os alunos, escreveram famosas poesias em roupas que ficaram estendidas em um varal no Campus da Universidade.“Recitar, pensar e discutir poesia, falar mais com o coração que é um caminho maravilhoso, porque de uma forma ou de outra a gente vive poesia, quando a gente canta, ouve uma música, quando a gente está imaginando alguma coisa que remetem a palavras, e palavras podem ter significados muito importantes. A moda tem essa função de comunicar, é um signo pois você pode interpretar uma pessoa pelo o que ela está vestindo, então, ela passa uma informação, diz alguma coisa, cada um tem seu jeito de ser e isso traduz no seu vestir, são palavras que não são ditas mas que a gente consegue ler na pessoa”, expressa o professor.