null Programação do Mundo Unifor contará com colóquio sobre infância e psicanálise

Sex, 6 Outubro 2023 10:41

Programação do Mundo Unifor contará com colóquio sobre infância e psicanálise

Em artigo, docente do curso de Psicologia discorre sobre o evento e a importância da temática para a comunidade

A profissional integra o corpo docente do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor (Foto: Ares Soares)

Em artigo, a professora e psicóloga Sabrina Matos, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz – discorre sobre o Mundo Unifor e uma das atividades programadas do CCS. Confira abaixo o texto na íntegra:

“O maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste, o Mundo Unifor, acontece de 16 a 20 de outubro, no campus da Unifor. Com uma programação aberta ao público e gratuita, a 11ª edição contará com a presença do ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que obteve reconhecimento internacional por meio de seu sistema revolucionário de microcrédito, responsável por auxiliar milhões a saírem da pobreza. A palestra de Yunus encerra o evento, no dia 20 de outubro, às 18h, na praça central da Universidade, em frente ao Centro de Convivência.

A programação engloba também oficinas, cursos, colóquios e encontros científicos (iniciação científica, iniciação à docência, pós-graduação e práticas docentes). Assim, a comunidade acadêmica e o público em geral terão a oportunidade de vivenciar momentos únicos de aprendizagens e vivências interdisciplinares entre os diversos campos do conhecimento, de democratização do conhecimento.

Pela segunda vez consecutiva, uma das atividades do CCS será o Colóquio Infâncias e Psicanálise, que acontecerá no dia 17 de outubro, às 9h30, no Espaço Diálogos. Tendo como ponto de partida um grupo de estudos ligado ao curso de Psicologia da Unifor, do qual sou uma das coordenadoras ao lado da professora Claúdia Jardim e das nossas brilhantes e entusiastas monitoras Beatriz Magalhães e Júlia Leitão, a iniciativa tem como objetivo debruçar-se sobre os estudos das infâncias a partir da temática: a criança, seu mundo e a cultura.

Nesse dia, estaremos conversando acerca de temas que permeiam a infância na atualidade, como o brincar, a adultização precoce, o uso excessivo das telas, o consumismo, a medicalização, a fragilidade dos laços parentais, entre outros. Não por acaso, no mês no qual comemoramos o Dia das Crianças, faz-se sempre imperioso refletirmos acerca da infância e da importância sempre fundamental do brincar para a subjetividade infantil, até porque não há outra forma de salvaguardá-la e expandi-la, assim como não há outra possibilidade de sobreviver mentalmente, porque a concretude mata.”

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.