null Ford2Share: Unifor participa de evento do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da multinacional

Ter, 17 Maio 2022 11:44

Ford2Share: Unifor participa de evento do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da multinacional

Com cooperação desde 2019, a Universidade de Fortaleza faz parte dos parceiros de Pesquisa e Desenvolvimento da Ford na América Latina


Comitiva da Ford participou de visita ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ísis Rebouças)
Comitiva da Ford participou de visita ao Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ísis Rebouças)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, participou do Ford2Share, no dia 29 de abril, evento da Ford com o objetivo de compartilhar as iniciativas de inovação por meio de projetos, novas tecnologias e competências de instituições parceiras. No encontro, foram apresentados o Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA), o Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC), o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), o Núcleo de Pesquisa em Energia e Materiais (Nupem) e o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex).

O evento foi realizado de forma híbrida, sendo transmitido para todas as unidades de P&D da Ford na América Latina, com participação de mais de 400 pessoas. A equipe da empresa lotada em Fortaleza acompanhou as apresentações nas instalações do Parque Tecnológico (TEC Unifor) e visitou os novos laboratórios do Nubex. 

A visita foi guiada por Cristina Moreira, diretora do Nubex e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, que destaca a importância do encontro. “É sempre muito importante, independente da área, para divulgação do nosso núcleo de pesquisa, pois muitos desconhecem os excelentes laboratórios que dispomos, com infraestrutura e equipamentos de ponta. Inclusive já prospectamos uma possível parceria para o desenvolvimento de simuladores”.

Potencial profissional e acadêmico

Integrando a comitiva da multinacional estavam os colaboradores Pedro Rela, engenheiro de produto sênior, e Agostinho Rolim, engenheiro de desenvolvimento de produtos. Rela destacou as expertises da Unifor e avaliou o potencial da iniciativa. “Sempre foi referência, em nível nacional, em questões de inovação e busca de novas tecnologias. A inteligência artificial e a análise de dados são muito importantes, temos inúmeras informações e precisamos tratar cada uma delas. A Universidade pode trazer benefícios, principalmente no desenvolvimento de carros autônomos e elétricos”.

Um dos temas abordados no encontro foi a integração entre a indústria e o meio acadêmico, como pontua Agostinho Rolim. “A Ford tem especialidade em determinada área, mas não tem em tudo, e a Unifor também tem as suas áreas de atuação. Essa junção de dois grandes centros contribui para a identificação de produtos e serviços que possam convergir em algo benéfico em prol da sociedade”.


Parceria busca desenvolver produtos e serviços em prol da sociedade. (Foto: Ísis Rebouças)

Parceria entre Unifor e Ford

A cooperação da Universidade com a Ford acontece desde 2019, quando foi estabelecido um acordo de colaboração para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e Inovação, com a intenção de gerar benefícios para o meio acadêmico e industrial. A parceria entre ambas têm, entre os objetivos, a participação de professores e alunos de graduação e pós-graduação, em eventos internos e externos da multinacional.

Centro de excelência em pesquisa 

O Nubex foi inaugurado em março de 2013 com o intuito de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Núcleo atua nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, alimentos, fármacos e educação.

Por meio de uma perspectiva multidisciplinar, são desenvolvidas pesquisas nas áreas de ciências biológicas e vida. Além dessas atividades, como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.