null Unimed Ceará inaugura espaço dentro do Parque Tecnológico da Unifor

Ter, 3 Setembro 2019 09:42

Unimed Ceará inaugura espaço dentro do Parque Tecnológico da Unifor

A Unimed Ceará, atuante na área de tecnologia é a mais nova integrante do TEC Unifor.

O diretor de Pesquisa e Inovação da Unifor, Vasco Furtado, observa o descerramento da placa pelo presidente da Unimed, Darival Bringel de Olinda, e a reitora da Unifor, professora Fátima Veras (Foto: Ares Soares/Unifor)

Foi inaugurada, no dia 29 de agosto, a mais nova Sala de Inovação, Tecnologia e Projetos, novo equipamento proveniente da parceria entre a Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor (DPDI) e o grupo Unimed Ceará, atualmente, maior operadora de planos de saúde no Brasil. A pretensão é incentivar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e o fomento à inovação em saúde em todas as áreas de atuação da Unimed Ceará.

A Sala é resultado do convênio firmado no início de 2018 entre a Unimed Ceará e a Universidade de Fortaleza que consiste na cooperação técnica científica para o desenvolvimento de pesquisas na área da Tecnologia da Informação em Saúde. A parceria acontece por meio de bolsas de estudo, ofertadas pela operadora de planos de saúde junto à Unifor, para alunos envolvidos em projetos voltados para uma melhor gestão e promoção da saúde.

O evento contou com a presença da reitora Fátima Veras, do presidente da Federação, Dr. Darival Bringel de Olinda, diretores, assessores e colaboradores da Unimed Ceará além do diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Vasco Furtado e pesquisadores do Parque Tecnológico.

Dentre algumas ações que a empresa pretende executar, estão o projeto Perfil Epidemiológico, pesquisa iniciada há cerca de seis meses, cujo objetivo além de traçar o perfil, é atuar de forma preditiva em relação à saúde de seus beneficiários. Outra ação em desenvolvimento é o aplicativo TratBem, com o intuito de adotar hábitos saudáveis para públicos-alvos específicos, como apoiar o autocuidado com a insulinoterapia em pacientes adolescentes com Diabetes Mellitus, incentivo para se livrar do tabagismo, saúde da mulher, entre outros.

Inacio Dutra, gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Ceará reforça o que motivou a vinda da empresa para a Universidade “A Unifor é uma instituição de ensino com mais de 46 anos de existência, contando com um parque tecnológico onde várias empresas e pesquisadores estão inseridos desenvolvendo projetos, sobretudo com foco em tecnologia da informação”, explica.

“Nós temos a oportunidade de dispor para a Unifor o banco de dados de 50 anos de atividade na área de operadores de planos de saúde. Definir o perfil epidemiológico de todos os beneficiários e ter competência através desse gerenciamento contribuem para a  capacidade da riqueza de dados e informações, além de controlar o desperdício reduzindo custos e proporcionando condições para que uma maior parcela da população tenha acesso aos planos de saúde”, disse o presidente da Federação, Dr. Darival Bringel de Olinda.

Vasco Furtado, chefe da DPDI da Unifor, ressalta o que representa a integração da empresa no Parque Tecnológico “Consideramos a área da saúde uma das mais estratégicas para o desenvolvimento da tecnologia, então ter parceiros do ramo vai nos abrir possibilidades de desenvolver tecnologias inovadoras, visto que área é portadora de muitas oportunidades”, afirma.

Sobre o TEC Unifor

O Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) foi inaugurado em julho de 2017 tem cerca de 2.000 m² destinados à instalação de empresas com seus setores de PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação), uma incubadora de empresa, além de laboratórios de inovação a serem compartilhados pelas empresas. Está localizado majoritariamente no Bloco M.

As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.

Sobre a Unimed Ceará

A Unimed Ceará atua como operadora de planos de saúde privada em todas as regiões da unidade federativa. Fundada em 1985 sob um modelo empresarial cooperativista, configura-se como Federação das Unimeds do Estado do Ceará ao reunir nove filiadas em seu sistema, compondo uma rede integrada que facilita o acesso de clientes em clínicas, hospitais e consultórios médicos em suas próprias cidades. Sua missão é promover o cooperativismo Médico por meio do fortalecimento das Unimeds filiadas e prestar serviços como Operadora de Plano de Saúde, com práticas sustentáveis e atendimento humanizado, garantindo a satisfação de seus clientes.

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.