Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano Especialização

Uma profissional apresenta a letra “A” para uma criança.

Objetivo geral

Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos, pedagogos, terapeutas e demais profissionais da educação, na área da psicologia educacional e do desenvolvimento humano para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.

Objetivos específicos

• Proporcionar a ampliação do conhecimento da área de psicologia e do desenvolvimento, por meio de estudos teóricos e práticos para a concepção da psicologia educacional e as diferentes influências no desenvolvimento das questões inerentes à relação aluno, escola e família.

• Oportunizar aos psicólogos escolares, pedagogos e demais profissionais envolvidos no ramo da educação, transformações na construção de sua identidade e na sua atuação profissional, inserindo conhecimento psicológico nas práticas educativas, visando a atualização e o aprofundamento do seu conhecimento técnico sobre o exercício de suas atividades.

Público-alvo

Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, e profissionais graduados que atuem na área educacional.

Informações para contato

Coordenação: Michelle Sales Belchior

• E-mail de contato: michellebelchior@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B, Sala B08
Professora Michelle Belchior

Michelle Belchior

Doutoranda em Ciências da Cultura, Mestre em Psicologia, Psicomotricista, Psicóloga e Fonoaudióloga. Atua na abordagem psicanalítica. Coordenadora dos Cursos de Pós- graduação em psicomotricidade e em Psicologia Educacional e do desenvolvimento da Pós- UNIFOR. Professora universitária e pesquisadora, atua principalmente nos seguintes temas: psicomotricidade, psicologia, fonoaudiologia, desenvolvimento humano, linguagem, inclusão e infância. Exerce cargos administrativos na UNIFOR.

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

• Período: junho/2022 a março/2024
  • Periodicidade: mensal
  • Carga horária: 392 h/aula
  • Duração: 21 meses

Núcleo Estruturante

• Modalidade: presencial
  • Quinta e sexta: de 19h às 22h
  • Sábado: de 8h às 12h

Núcleo Específico

• Modalidade: presencial
  • Quinta e sexta: de 19h às 22h
  • Sábado: de 8h às 12h e 13h às 17h
pós unifor

Cronograma

Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de Especialização em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento.

NÚCLEO ESPECÍFICO

• Fundamentos Teóricos da Psicologia Aplicada à Educação
  • Teorias do Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos

• Processos de aprendizagem x desenvolvimento
  • Educação Inclusiva
  • Afetividade e Inteligência
  • Processos Educativos e Psicologia Escolar
  • Políticas Públicas e Processos Educacionais

• Estratégias de Intervenção em Educação: atuação preventiva
  • Mediação de Conflitos: construção de uma cultura de paz
  • Relações educacionais, sociais e familiares
  • Gestão de Pessoas e as Relações Grupais nos Ambientes Educacionais
  • Seminários de Estudos Educacionais e do Desenvolvimento Humano I
  • Seminários de Estudos Educacionais e do Desenvolvimento Humano II
  • Atuação Prática

• Elaboração de Projetos Científicos e Multidisciplinares
  • Produtos, Projetos e Ações de Impacto

O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.

No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.

FORMAS DE PAGAMENTO

• A partir do dia 01 de junho de 2023: matrícula de R$ 599,00 + 19 parcelas mensais de R$ 599,00.

DESCONTOS

• Ex-alunos que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
  • Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
  • Pagamento à vista: 10% no valor total do curso;
  • Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa. Descontos não cumulativos.

OBSERVAÇÕES

• Descontos não cumulativos.
  • Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.

Pós-Unifor

Seguro Educacional

A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Academia Unifor

Desconto na Academia Unifor

Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.