null Concludentes celebram a emoção na Colação de Grau Unifor 2020.1

Qua, 15 Julho 2020 15:28

Concludentes celebram a emoção na Colação de Grau Unifor 2020.1

A cerimônia virtual acontecerá dia 24 de julho e será transmitida pelas mídias sociais oficiais da Universidade de Fortaleza


Ana Clara Sobreira, concludente do curso de Engenharia Civil, vai comemorar a formatura na companhia da família (Foto: Arquivo pessoal)
Ana Clara Sobreira, concludente do curso de Engenharia Civil, vai comemorar a formatura na companhia da família (Foto: Arquivo pessoal)

A colação de grau marca o encerramento de um importante ciclo na vida dos estudantes, por isso a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará pela primeira vez na história a cerimônia de forma totalmente virtual, com o objetivo de preservar o simbolismo do evento e proporcionar um momento seguro para alunos e familiares. A solenidade acontecerá dia 24 de julho, a partir das 20h. 

A iniciativa, que deve diplomar 1.508 graduandos, foi impulsionada devido à atual condição de isolamento social, ocasionada pelo novo coronavírus. Durante a cerimônia, ocorrerá a tradicional abertura com o chanceler Edson Queiroz Neto, os discursos docente e discente, mensagens dos gestores institucionais, o juramento dos concludentes e a outorga de grau aos formandos, além da titulação aos novos mestres e doutores, que somam mais de 350 concludentes. Está prevista ainda uma live musical com Waldonys e Marcos Lessa durante o evento virtual. No repertório, eles promete oferecer algumas surpresas ao público. 

O professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação, afirma que a iniciativa busca assegurar a solenidade como um marco na transição do aluno no meio acadêmico para as suas atividades profissionais. “É a conclusão de um ciclo muito importante de estudos. Temos no campus uma colação de grau típica de 7.000 pessoas, com pais, familiares, formandos, autoridades universitárias, professores e colaboradores. Então, a virtualização foi uma forma de preservarmos a cerimônia com todo o seu simbolismo e ao mesmo tempo permitir que isso se dê em um ambiente seguro a partir da transmissão virtual”, completa ele.

O vice-reitor enfatiza que a solenidade é um momento para celebrar e reconhecer esforços. “Para os nossos alunos, essa iniciativa representa em primeiro lugar, o compromisso que temos com o simbolismo, não poderíamos deixar passar em branco este momento. É um investimento familiar, pessoal, muito além do que podemos imaginar, que vai além de um diploma”, destaca.

Para comprovar a sua participação, os concludentes devem assinar a Ata de Colação de Grau virtualmente, efetuando o login no Unifor Online. A assinatura estará disponível no momento que antecede a colação, a partir do dia 24 de julho. 

A transmissão ocorrerá pela TV UNIFOR (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e mídias sociais oficiais da Universidade (Instagram, YouTube , Facebook e Twitter). 

Apesar das adversidades, é tempo de comemorar! 

O isolamento social causou mudanças relevantes na rotina de toda a sociedade. Estar continuamente limitado em casa para realizar atividades que vão desde o lazer aos estudos ou home office, ocasiona sentimentos variados e oscilantes. Sobretudo, para aqueles que estão concluindo um ciclo importante em sua trajetória universitária: a finalização do TCC e Colação de Grau. 

Pedro Henrique Menezes, 23, é concludente em Jornalismo e relembra as dificuldades enfrentadas no início da adaptação para o meio virtual. “Por vezes, eu e os outros concludentes achamos que não formaríamos neste semestre, em virtude a tudo o que estava acontecendo. Contudo, a partir do momento que os professores foram se organizando e passando os cronogramas, nós pudemos ter a certeza de que o TCC se completaria ainda neste semestre. Escrever em casa não foi um problema, apesar das dificuldades por conta da pandemia. Digo que chegamos aqui vitoriosos por tudo o que passamos. A Universidade ajudou bastante de forma remota, com apresentações online e agora com a colação”, relata ele. 

O estudante comenta sobre o desejo da foto vestindo beca e com seu grupo. “Quem se forma neste semestre está fazendo história. Em relação a fotos, todos estão tentando resolver essas questões por conta própria mesmo, por isso achei interessante a ideia da colação virtual. Acredito que a cerimônia será algo grandioso, assim como as colações presenciais”, completa. 

Para Ana Clara Sobreira, 23, concludente de Engenharia Civil, a colação de grau virtual é uma realidade necessária. “Assim como outra datas comemorativas que passamos durante a pandemia, essa será mais uma que acontecerá aqui em casa, com a família reunida e vibrando alegria por mais uma vitória conquistada. Como o meu estudo de caso não envolvia ensaios laboratoriais ou em campo, não enfrentei muitas dificuldades em relação ao trabalho em casa. Pelo contrário, consegui organizar melhor meu tempo de produção (pesquisa e escrita) e criei metas em tirar dúvidas com meu orientador um dia na semana (e até mais) o que foi muito positivo para o fluxo do meu trabalho”, relata a aluna.

Já para Letícia Monteiro, 26, graduanda em Psicologia, cerimônia será um momento para dividir com os familiares. “Sempre imaginei algo bem alegre, com todo mundo que eu amo e agora será bem reduzida, apenas com quem mora comigo. Entretanto, acredito que a virtualização é o mais sensato e seguro a fazer, pois não temos como imaginar uma colação de grau presencial, com milhares de pessoas aglomeradas. Nem agora e nem depois, porque ninguém sabe quando vamos poder voltar a fazer algo do tipo”, completa ela.

Marina Melo Gurgel, 24, concludente em Direito, relata que a pandemia tem sido um momento muito delicado. “Quando se agravou a situação, imaginei que esse seria o modelo da colação esse semestre. Para mim, foi uma mudança tranquila de aceitar, acredito que foi uma ótima ideia, apesar de não poder abraçar e agradecer pessoalmente os professores que estiveram comigo durante a jornada da graduação, poderei comemorar com a minha família, em segurança e formada”, completa a aluna. 

Marina recorda as dificuldades enfrentadas ao realizar o TCC. “Foi desafiador. Apesar de ter mais tempo para escrever foi difícil me organizar para focar na escrita, mas com a ajuda dos meus professores incríveis e da minha família, tudo aconteceu da maneira mais tranquila”, conclui.