null Emilio Ribas e Unifor firmam parceria de aulas práticas para alunos de Medicina

Sex, 9 Junho 2023 16:12

Emilio Ribas e Unifor firmam parceria de aulas práticas para alunos de Medicina

As aulas acontecem até 20 de junho nas unidades do Complexo de Saúde Emilio Ribas


A parceria tem como objetivo ofertar aos alunos uma vivência aplicada na identificação de exames laboratoriais adequados a serem solicitados (Foto: Divulgação)
A parceria tem como objetivo ofertar aos alunos uma vivência aplicada na identificação de exames laboratoriais adequados a serem solicitados (Foto: Divulgação)

Pelo segundo semestre consecutivo, o Complexo de Saúde Emilio Ribas e a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, fecham parceria para aulas práticas em ciências básicas e exames complementares. No semestre vigente, no período de 5 a 20 de junho, 22 alunos do 4º semestre do curso de Medicina da Unifor participam das aulas práticas.

O propósito da parceria é ofertar aos estudantes universitários uma vivência aplicada na identificação de exames laboratoriais adequados a serem solicitados, como exames cardiológicos e hemogramas, além de conhecer as indicações, técnicas empregadas e resultados dos exames complementares mais comuns da prática clínica.

De acordo com Natália Velloso, coordenadora de educação do Emilio Ribas, os alunos serão divididos em dois grupos. “Serão 32 horas de aulas práticas, com grupos que ficarão uma semana no Núcleo Técnico Operacional, acompanhando a análise de exames laboratoriais, e, outra semana, na Unidade Iguatemi, acompanhando a interpretação de exames de imagem”.

“É muito importante que esses alunos tenham essa percepção prática na logística clínica, dos exames de imagem, dos laboratoriais, da análise de resultados para que seja possível a interpretação mais assertiva dos exames e, consequentemente, o avanço dos diagnósticos e tratamentos”, detalha Natália. Segundo a profissional, a parceria também deve ser estendida para o semestre 2023.2.

Segundo a professora Isabela Takakura, coordenadora do curso de Medicina da Unifor, a graduação tem seu foco voltado para a formação pessoal e profissional humanística de seus alunos, associada à formação teórico-prática, com grande fortalecimento do assistencialismo voltado à comunidade. “Sendo assim, o treinamento para a coleta da história clínica e do exame físico é fundamental para a formação de nossos médicos. E aliado a esse saber, solicitar e avaliar corretamente os exames complementares faz parte de nossa prática diária como médicos”, salienta. 

Sobre a parceria com o Emílio Ribas, a professora Takakura informa que a iniciativa tem o objetivo de proporcionar ao aluno o conhecimento de bases técnicas de exames solicitados mais frequentemente, sua realização e sua aplicabilidade prática para o auxílio no diagnóstico de doenças. “Além de acompanharem de perto como os exames complementares são feitos, os alunos têm o auxílio dos professores do curso de Medicina da Unifor na discussão de casos clínicos nos quais a realização de exames complementares pode auxiliar muito. Sem dúvida, esse tipo de experiência tem muito significado para o desenvolvimento profissional dos nossos alunos”, conclui.