angle-left É nesta sexta (24)! Graduandos comentam expectativas para a Colação de Grau 2020.1

É nesta sexta (24)! Graduandos comentam expectativas para a Colação de Grau 2020.1

Cerimônia acontece a partir das 20h15 e será transmitida pela TV Diário, TV Unifor e redes sociais da Universidade de Fortaleza.


A cerimônia será virtual em virtude da pandemia de Covid-19. Para celebrar a conquista dos formandos será realizada uma live musical com Waldonys e Marcos Lessa.
A cerimônia será virtual em virtude da pandemia de Covid-19. Para celebrar a conquista dos formandos será realizada uma live musical com Waldonys e Marcos Lessa.

A colação de grau marca o encerramento de um importante ciclo na vida dos estudantes. Por isso, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará pela primeira vez na história a cerimônia de forma totalmente virtual, com o objetivo de preservar o simbolismo do evento e proporcionar um momento seguro para alunos e familiares. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira, 24 de julho, a partir das 20h15. 

A cerimônia virtual, que deve diplomar 1.508 graduandos, foi impulsionada devido à atual condição de isolamento social ocasionada pelo novo coronavírus. Durante a cerimônia, ocorrerá a tradicional abertura com o chanceler Edson Queiroz Neto, os discursos de docentes e discentes, mensagens dos gestores institucionais, juramento dos concludentes e a outorga de grau aos formandos, além da titulação aos novos mestres e doutores que somam mais de 350 concludentes.

Os formandos deverão assinar a Ata de Colação de Grau por meio de link que será disponibilizado na página oficial da Universidade, comprovando a participação na cerimônia. Para acessar o ambiente virtual da Colação de Grau, o concludente precisará do seu número de matrícula, senha e CPF.

A transmissão ocorrerá pela TV Diário (Canal 22 da TV aberta), TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e mídias sociais oficiais da Universidade (YouTube e Facebook). 

Sonhos realizados 

O isolamento social causou mudanças relevantes na rotina de toda a sociedade. Estar continuamente limitado em casa para realizar atividades, que vão desde o lazer aos estudos ou home office, ocasiona sentimentos variados e oscilantes. Sobretudo, para aqueles que estão concluindo um ciclo importante em sua trajetória universitária: a finalização do TCC e Colação de Grau. 

Para Ana Clara Sobreira, 23, concludente de Engenharia Civil, a colação de grau virtual é uma realidade necessária. “Assim como outras datas comemorativas que passamos durante a pandemia, essa será mais uma que acontecerá aqui em casa, com a família reunida e vibrando alegria por mais uma vitória conquistada. Como o meu estudo de caso não envolvia ensaios laboratoriais ou em campo, não enfrentei muitas dificuldades em relação ao trabalho em casa. Pelo contrário, consegui organizar melhor meu tempo de produção (pesquisa e escrita) e criei metas em tirar dúvidas com meu orientador um dia na semana (e até mais) - o que foi muito positivo para o fluxo do meu trabalho”, relata a aluna.

Pedro Henrique Menezes é concludente do Jornalismo e relembra as dificuldades enfrentadas no início da adaptação para o meio virtual. “Por vezes, eu e os outros concludentes achamos que não nos formaríamos neste semestre, em virtude a tudo o que estava acontecendo. Contudo, a partir do momento que os professores foram se organizando e passando os cronogramas, nós pudemos ter a certeza de que o TCC se completaria ainda neste semestre. Escrever em casa não foi um problema, apesar das dificuldades por conta da pandemia. Digo que chegamos aqui vitoriosos por tudo o que passamos. A Universidade ajudou bastante de forma remota, com apresentações online e agora com a colação”, relata.

Já para Letícia Monteiro, graduanda em Psicologia, a cerimônia será um momento para dividir com os familiares. “Sempre imaginei algo bem alegre, com todo mundo que eu amo e agora será bem reduzida, apenas com quem mora comigo. Entretanto, acredito que a virtualização é o mais sensato e seguro a fazer, pois não temos como imaginar uma colação de grau presencial, com milhares de pessoas aglomeradas. Nem agora e nem depois, porque ninguém sabe quando vamos poder voltar a fazer algo do tipo”, completa ela.

Bons momentos na Universidade

Apesar da reta final da graduação contar com adversidades, os concludentes também relatam bons momentos proporcionados pela Universidade de Fortaleza e a contribuição da instituição para a formação acadêmica e profissional. 

Felipe Barbosa, formando em Educação Física, relembra o momentos na Universidade. “A Unifor foi excelente para minha formação profissional. Excelentes professores, atenciosos, que fazem de tudo para ensinar da melhor forma para o aluno e guiá-lo da melhor forma possível para ser um profissional de excelência”, salienta. Sobre a colação de grau virtual, Felipe lamenta, mas revela ansiedade para a celebração. “Não era o que realmente queríamos, mas é o certo a se fazer. Apesar disso, é uma festa para celebrar tantos anos de luta para chegar nesse momento de glória. Estou bem animado para juntar a família e curtir esse momento em casa”, relata. 

Gabriela de Souza, graduanda em Direito, relata gratidão e admiração pelas oportunidades oferecidas pela Universidade. “Participei de vários projetos, como o Cidadania Ativa, que puderam me sensibilizar e humanizar minha futura atuação profissional, além das diversas palestras, encontros e aulas práticas”, comenta. Sobre a colação virtual, a estudante acredita ser a maneira mais adequada. “Achei super bacana a preocupação da Universidade de fazer um evento bem estruturado, com atrações musicais, além de toda a solenidade. Tenho certeza que este ciclo será encerrado da melhor maneira possível”, relata. 

Anderson Sávio, formando em Engenharia de Produção, conta sobre a sua experiência como aluno transferido. “O maior impacto gerado na formação foi a grande quantidade de informações relacionadas a cursos que iriam complementar a minha formação, tenho como balizador o fato de eu ter vindo de outra instituição e, no caso, lá era apenas a grade e não havia informações sobre cursos que iriam me amadurecer, como acontece na Unifor”, afirma. Sobre a conclusão da graduação, o estudante comenta a sensação de dever cumprido. “Claro que gostaríamos de ter um evento formal, mas de toda forma estaremos em um momento especial junto com a família e principalmente em segurança. É uma sensação de alívio. Esse é só o primeiro passo para desenvolvermos nossas atividades no mercado de trabalho”, ressalta. 

Serviço

Colação de Grau 2020.1 da Universidade de Fortaleza
Atrações: Waldonys e Marcos Lessa
Horário: a partir de 20h15 (solenidade) - a partir de 20h40 (live musical)
Transmissão: TV Unifor, redes sociais da instituição e TV Diário